Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:registros_de_atendimentos_ra_os
Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (08/01/2019 17:21) é um Rascunho.
Approvals: 0/1
A Versão Anteriormente Aprovada (04/10/2018 15:01) está disponível.Diff

Essa é uma revisão anterior do documento!


Consultar Imóvel - Aba Registros Atendimento

Esta aba faz parte da funcionalidade Consultar Imóvel e apresenta os registros de atendimentos e ordens de serviços associados ao imóvel, conforme a tela abaixo. Para a CAERN, nesta aba é possível consultar, atualizar ou encerrar tanto um registro de atendimento quanto uma ordem de serviço, conforme modelo AQUI:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Cada aba conterá as informações relacionadas a um determinado assunto específico:

Clique no link de uma aba, para ver o detalhamento das informações correspondentes disponíveis.

Ao clicar no link do campo Número do RA, o sistema apresenta a tela Consultar Dados do Registro de Atendimento referente ao Registro de Atendimento selecionado.

Ao clicar no link Inserir RA - Registro de Atendimento o sistema visualiza a funcionalidade para a inserção dos dados do RA. Ao clicar no link Manter RA - Registro de Atendimento Incompleto o sistema visualiza a funcionalidade para a inserção dos dados do registro de atendimento incompleto.

O botão que se encontra na mesma linha do subtítulo Dados do Imóvel, apresenta um Hint que exibe:

  • Inscrição do Imóvel;
  • Cliente Usuário;
  • Número do Hidrômetro; e
  • Endereço do Imóvel.

Caso o imóvel esteja na Situação de Cortado, o sistema apresenta um Hint que exibe:

  • Tipo do Corte;
  • Motivo do Corte;
  • Data do Corte; e
  • Número do Selo do Corte.

Em todas as abas são apresentadas as seguintes informações:

  • Matrícula do Imóvel;
  • Inscrição composta do imóvel:
    • Localidade;
    • Setor Comercial;
    • Quadra;
    • Lote;
  • Descrição da Situação da Ligação de Água;
  • Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.

Para a DESO, o quadro Comentários do Imóvel é visualizado. Nele, é possível ler, caso exista, algum comentário pertinente ao imóvel consultado, além da data de inclusão e nome do usuário que inseriu o texto. Além disso, ao clicar no botão , o sistema acessa a tela de popup abaixo, onde é possível consultar a lista de registros de atendimento com seus respectivos dados gerais, tais como o Tipo de Solicitação e a Unidade de Atendimento:

Caso haja fotos cadastradas no sistema associadas à Ordem de Serviço de um imóvel, será exibido um link no campo Tipo de Serviço. Ao passar o mouse sobre esse link, surgirá um Hint, em destaque, com a descrição Consultar Fotos, onde serão exibidas as fotos.

Também é possível consultar as fotos, clicando no link do campo Ordem de Serviço, será exibido um popup detalhando os dados da OS e um link Exibir Fotos da OS (quando existir foto cadastrada para o imóvel).

Quando não existir fotos cadastradas o Hint não aparecerá.

Ao clicar no link do campo Ordem de Serviço, o usuário terá a possibilidade de consultar a ordem de serviço do imóvel selecionado.


Consultar Imóvel - Aba Registros Atendimento - CAERN

Acima, é possível consultar, atualizar ou encerrar tanto um registro de atendimento (clicando no link da coluna Especificação, quadro Dados Gerais do Registro de Atendimento) quanto uma ordem de serviço (clicando no link da coluna Tipo de Serviço, quadro Dados Gerais da Ordem de Serviço). Para detalhes gerais sobre as duas funcionalidades clique AQUI e AQUI. Acessadas diretamente pela aba RA/OS, as respectivas telas trazem o botão habilitado. Depois de atualizadas, as telas de sucesso do registro de atendimento e da ordem de serviço um link para retornar a Consultar Imóvel, conforme exemplos AQUI.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
ImóvelCampo obrigatório - Informe o número do imóvel, ou clique no botão para consultar a matrícula desejada.
Ao informar a matrícula, o sistema exibe a inscrição do imóvel (ao lado do campo matrícula); a situação de água; e a situação de esgoto.
Para apagar os dados do imóvel da tela, clique no botão ao lado do campo de inscrição do imóvel.
Ao clicar no botão ao lado da constante Dados do Imóvel, o sistema exibe os dados sobre o imóvel, quais sejam: Inscrição; Cliente Usuário; Hidrômetro; e Endereço.
Um segundo botão poderá surgir ao lado do anterior, quando existir fotos cadastradas para a ordem de serviço associada ao imóvel.
Ao clicar no botão ao lado do campo Situação de Água, o sistema exibe os dados sobre o corte:
Tipo do Corte;
Motivo do Corte;
Data do Corte;
Número do Selo do Corte.
Número do RAO sistema exibe os dados gerais dos registros de atendimento, quais sejam:
Especificação;
Data de Atendimento;
Data de Encerramento;
Situação; e
Motivo do Encerramento.
Para obter mais detalhes sobre o Registro de Atendimento (RA), clique no link correspondente. Feito isso, o sistema exibe um popup para Consultar Dados do Registro de Atendimento.
Ordem de ServiçoO sistema exibe os dados gerais da ordem de serviço, quais sejam:
Tipo de Serviço;
Número de RA;
Situação;
Data Geração;
Data de Emissão; e
Unidade Atual.
Para obter mais detalhes sobre a Ordem de Serviço (OS), clique no link correspondente e o sistema exibe um popup para Consultar Ordem de Serviço.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para consultar o imóvel.
Utilize este botão para apagar o conteúdo do campo em exibição.
 Utilize este botão para exibir o detalhamento sobre o campo ao lado.
O Hint na linha de Dados do Imóvel exibe os dados, e o hint ao lado da Situação de Água somente será exibido quando o imóvel estiver na situação de cortado, contendo os dados do corte.
Utilize este botão para voltar para a aba anterior.
Utilize este botão para fechar o popup.
Utilize este botão para fechar esta funcionalidade e voltar para a tela inicial do sistema.
Utilize este botão para expandir a consulta sobre o Registro de Atendimento.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Registros de Atendimento e RA



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN. Export page to Open Document format

ajuda/registros_de_atendimentos_ra_os.1546968089.txt.gz · Última modificação: 08/01/2019 17:21 por tadeu.sarmento