Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:relatorios:r0160_-_relatorio_de_clientes

R0160 - Relatório de Clientes

O objetivo dessa funcionalidade é gerar um relatório de clientes com base nos critérios informados. A opção pode ser acessada via Menu de sistema, através do caminho: GSAN > Relatório > Cadastro > R0160 - Relatório de Clientes.

Feito isso, o sistema exibe a tela de filtro a seguir:


Informamos que os dados exibidos na tela e relatório a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.


  1. No campo Código do Cliente, informe o código com, no máximo, 9 (nove) dígitos.
  2. Em Nome do Cliente informe por extenso o nome do cliente com, no máximo, 50 (cinquenta) caracteres.
  3. No campo Nome Abreviado descreva o nome abreviado do cliente com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.
  4. Informe a Matrícula do Imóvel com, no máximo, 9 (nove) dígitos ou clique em para selecioná-la. Os dígitos são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
  5. O campo Endereço é preenchido automaticamente assim que o cliente é localizado mediante a matrícula do imóvel.
  6. Selecione o Tipo do Cliente da lista disponível pelo sistema.
  7. Nos campos relativos à Pessoa Física (CPF, RG, Data de Emissão, Órgão Emissor, Data de Nascimento, Profissão e Sexo) preencha os campos que julgar necessários, caso tenham sido habilitados conforme o Tipo do Cliente informado.
  8. Nos campos relativos à Pessoa Jurídica (CNPJ, Ramo de Atividade, Cliente Responsável Superior: Código e Nome) preencha os campos que julgar necessários, caso tenham sido habilitados conforme o Tipo do Cliente informado.
  9. Informe o E-mail do cliente, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
  10. No campo Município informe o código com, no máximo, 4 (quatro) dígitos ou clique em para selecioná-lo. O código e o nome são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição. Efetue o mesmo procedimento para Bairro, Logradouro e CEP.
  11. Informe o Indicador de Uso de acordo com as opções disponíveis pelo sistema.


Depois de preenchidos os campos que julgar necessários, clique em . O sistema efetua as seguintes consistências antes de gerar o relatório:

  1. Caso não existam dados disponíveis para os parâmetros informados, o sistema exibe a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
  2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  3. Caso o CEP não exista na tabela CEP, o sistema exibe a mensagem CEP inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  4. Caso o código do município não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem Município inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  5. Caso o código do bairro não exista na tabela BAIRRO, o sistema exibe a mensagem Bairro inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  6. Caso não tenha sido informada nenhuma opção de filtragem, o sistema exibe a mensagem Informe pelo menos uma opção de seleção e retorna para o fluxo principal.
  7. Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem A pesquisa não retornou nenhum resultado e retorna para o fluxo principal.
  8. Caso o código do cliente informado não exista na tabela CLIENTE, o sistema exibe a mensagem Cliente inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo básico.
  9. Caso a matrícula do imóvel informado não exista na tabela IMOVEL, o sistema exibe a mensagem Imóvel inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo básico.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Código do ClienteInforme o código com, no máximo, 9 (nove) dígitos.
Nome do ClienteInforme por extenso o nome do cliente com, no máximo, 50 (cinquenta) caracteres.
Nome AbreviadoDescreva o nome abreviado do cliente com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.
Matrícula do ImóvelInforme a Matrícula do Imóvel com, no máximo, 9 (nove) dígitos ou clique em em para selecioná-la. Os dígitos são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
Endereço O campo Endereço é preenchido automaticamente assim que o cliente é localizado mediante a matrícula do imóvel.
Tipo do ClienteSelecione o Tipo do Cliente da lista disponível pelo sistema.
CPFInforme o CPF com no máximo 11 (onze) dígitos para tipo de cliente pessoa física.
RGInforme o RG com no máximo 10 (dez) dígitos para tipo de cliente pessoa física.
Data de EmissãoInforme a data de emissão do documento no formato DD/MM/AAAA ou clique em para selecionar a data no caso de cliente pessoa física.
Órgão EmissorSelecione uma das opções disponibilizada pelo sistema para tipo de cliente pessoa física.
Data de NascimentoInforme a data de nascimento do cliente no formato DD/MM/AAAA ou clique em para selecionar a data no caso de cliente pessoa física.
ProfissãoSelecione uma das opções disponibilizada pelo sistema no caso de cliente pessoa física.
SexoSelecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, no caso de cliente pessoa física.
CNPJInforme o CNPJ com no máximo 14 (catorze) dígitos para tipo de cliente pessoa jurídica.
Ramo de AtividadeSelecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, para tipo de cliente pessoa jurídica.
CódigoInforme o código de identificação do Cliente Responsável Superior ou clique em para selecioná-lo. Os dígitos são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
NomePreenchido automaticamente após seleção do código do Cliente Responsável Superior.
E-mailInforme o E-mail do cliente, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
MunicípioInforme o código com, no máximo, 4 (quatro) dígitos ou clique em para selecioná-lo. O código e o nome são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
BairroInforme o código com, no máximo, 4 (quatro) dígitos ou clique em para selecioná-lo. O código e o nome são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
LogradouroInforme o código com, no máximo, 4 (quatro) dígitos ou clique em para selecioná-lo. O código e o nome são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
CEPInforme o CEP com, no máximo, 8 (oito) dígitos ou clique em para selecioná-lo. O código e o nome são exibidos ao lado do campo. Para apagar o conteúdo dos campos, clique em ao lado dos campos de exibição.
Indicador de UsoInforme o Indicador de Uso de acordo com as opções disponíveis pelo sistema.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema realiza uma consulta do campo desejado na base de dados do sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Utilize este botão para selecionar uma data no calendário, no formado DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), link Pesquisar Datas.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo de todos os campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório com base nos parâmetros fornecidos.

Referências

Termos Principais

Relatórios



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/relatorios/r0160_-_relatorio_de_clientes.txt · Última modificação: 02/07/2019 19:20 por tadeu.sarmento