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R0718 - Relatório da Evolução do Contas a Receber Contábil

O objetivo desta funcionalidade é demonstrar a evolução do Contas a Receber da empresa, a partir do saldo final do mês anterior do relatório R0717, levando-se em conta as movimentações ocorridas no mês de referência. Ao final, o saldo obtido deve corresponder ao saldo visualizado no relatório R0717.

A funcionalidade pode ser acessada através do caminho: GSAN > Relatório >Financeiro > R0718 - Relatório da Evolução do Contas a Receber Contábil. Feito isso, o sistema visualiza a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


No campo Mês/Ano de Referência Contábil informe obrigatoriamente, no formato MM/AAAA, o mês e o ano de referência dos documentos que serão visualizados. Em seguida, selecione a Opção de Totalização que agrupará os imóveis do relatório, lembrando que esse campo também é de preenchimento obrigatório (para mais detalhes sobre o preenchimento dos campos clique aqui).

Feito isso, clique em . O sistema disponibiliza dois formatos para a geração do relatório:



Após escolher um, o sistema gera o relatório de acordo com os parâmetros informados. A seguir, vamos ver a página do relatório, com a descrição de seus itens. Para aumentar a imagem, clique sobre ela:


Modelo do R0718 - Relatório da Evolução do Contas a Receber Contábil


Itens do Relatório da Evolução do Contas a Receber Contábil (Completo)

  1. SALDO ANTERIOR - Valor correspondente ao saldo do mês anterior ao mês de referência do relatório, que entrará no cálculo do faturamento do mês de referência, no qual as receitas MENOS as despesas darão o saldo atual do Contas a Receber.
    1. FATURAMENTO ÁGUA - Receita (faturamento) correspondente ao valor original cobrado pelo fornecimento de água nas contas emitidas no mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    2. FATURAMENTO ESGOTO - Receita (faturamento) correspondente ao valor original cobrado pela coleta de esgoto nas contas emitidas no mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    3. FINANCIAMENTOS INCLUÍDOS - Valor total dos financiamentos incluídos no mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    4. JUROS DE PARCELAMENTO - Juros dos parcelamentos realizados no mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    5. GUIAS DE PAGAMENTO - Valor correspondente à soma das guias de pagamento do mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    6. INCLUSÕES POR REFATURAMENTO - Incrementos no faturamento, em função de refaturamentos que elevaram o valor original de itens da conta (inclusões de novas contas e retificações para valores maiores), incrementando o Contas a Receber.
    7. FATURAMENTO BRUTO DO MÊS - Soma dos valores acima (de 1.1 a 1.6), totalizando o bruto faturado no mês de referência do relatório.
    8. FINANCIAMENTOS CANCELADOS - Valor total dos financiamentos cancelados no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    9. PARCELAMENTOS CANCELADOS - Valor total dos parcelamentos cancelados no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    10. CANCELAMENTOS POR REFATURAMENTO - Cancelamentos em função de refaturamentos que diminuíram o valor original de itens da conta no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    11. CRÉDITOS A REALIZAR POR COBRANÇA INDEVIDA - Valor total dos créditos futuros por cobrança indevida, diminuindo o Contas a Receber.
    12. DESCONTOS INCONDICIONAIS INCLUÍDOS - Valor total dos descontos incondicionais (que afetam a receita da empresa) incluídos no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    13. GUIAS DE DEVOLUÇÃO DE VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE - Valor total das guias de devolução de valores cobrados indevidamente no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    14. FATURAMENTO LÍQUIDO DO MÊS - Saldo do faturamento bruto do mês de referência MENOS os itens acima (1.8 a 1.13)
    15. DESCONTOS CONCEDIDOS NO PARCELAMENTO - Valor total dos descontos concedidos nos parcelamentos no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    16. OUTROS CRÉDITOS INCLUÍDOS - Valor total dos demais créditos concedidos no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    17. OUTROS CRÉDITOS CANCELADOS POR REFATURAMENTO - Valor total dos demais créditos que foram cancelados no mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    18. OUTROS CRÉDITOS CONCEDIDOS POR REFATURAMENTO - Valor total dos demais créditos concedidos por renegociação no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    19. RECEBIMENTOS CLASSIFICADOS - Valor total dos recebimentos no mês de referência que foram classificados, ou seja, contas, guias de pagamento, financiamentos e parcelamentos que deram baixa no Contas a Receber da empresa.
    20. IMPOSTOS DEDUZIDOS NA ARRECADAÇÃO - Valor total dos impostos retidos nas contas dos órgãos públicos federais, recebidas no mês de referência, diminuindo o Contas a Receber.
    21. RECEBIMENTO DE DESCONTOS POR CRÉDITO - Valor total dos recebimentos dos descontos concedidos como crédito sobre os recebimentos do mês de referência, incrementando o Contas a Receber.
    22. RECEBIMENTOS DE MESES ANTERIORES CLASSIFICADOS NO MÊS - Valor total dos recebimentos não classificados ocorridos em meses anteriores, mas que foram classificados (dado baixa) no mês de referência do relatório, entre contas, financiamentos, parcelamentos e créditos, diminuindo o Contas a Receber.
    23. IMPOSTOS DE MESES ANTERIORES CLASSIFICADOS NO MÊS - Valor total dos impostos que incidiram sobre os recebimentos anteriores não classificados, mas que foram classificados (dado baixa) no mês de referência do relatório, diminuindo o Contas a Receber.
    24. CANCELAMENTOS POR PRESCRIÇÃO - Valor total dos cancelamentos de débitos que prescreveram, diminuindo o Contas a Receber.
  2. SALDO ATUAL - Valor do saldo anterior, acrescido do faturamento líquido, menos os descontos, outros créditos incluídos, concedidos por refaturamento, recebimentos classificados, impostos deduzidos, recebimentos e impostos de meses anteriores classificados no mês, além dos cancelamentos por prescrição do Contas a Receber.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Mês/Ano de Referência ContábilCampo Obrigatório. Selecione, no formato MM/AAAA, entre as opções disponibilizadas pelo sistema, o mês e o ano de referência dos documentos que serão visualizados.
Opção de TotalizaçãoCampo Obrigatório. Selecione a opção de totalização que agrupará os imóveis do relatório.
As opções são: Estado, Estado por Gerência Regional, Estado por Unidade de Negócio, Estado por Localidade, Estado por Município, Gerência Regional, Gerência Regional por Unidade de Negócio, Gerência Regional por Localidade, Unidade de Negócio por Localidade, Unidade de Negócio, Localidade ou Município.
No caso da Localidade ou do Município, informe o código da localidade ou município do imóvel com até três (3) ou quatro (4) dígitos respectivamente ou clique em para selecionar a localidade ou município desejado. O nome da localidade ou município será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique em ao lado do campo de exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema realiza uma consulta do campo desejado na base de dados do sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório da evolução do Contas a Receber contábil de acordo com os parâmetros informados.


Referências

Termos Principais

Vídeos

R0718 - Relatório da Evolução do Contas a Receber Contábil

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ajuda/relfinanceiro/r0718_-_relatorio_da_evolucao_do_contas_a_receber_contabil.txt · Última modificação: 19/03/2019 19:37 por tadeu.sarmento