Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:transferir_imoveis_para_logradouro_diferente
Esta versão (08/10/2019 19:19) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Transferir Imóveis para Logradouro Diferente

O objetivo desta funcionalidade é possibilitar ao usuário a transferência de um ou vários imóveis para um logradouro diferente. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, por dois caminhos: GSAN > Cadastro > Imóvel > Transferir Imóveis para Logradouro Diferente ou Gsan > Cadastro > Transferir Imóveis para Logradouro Diferente.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Inicialmente, o sistema exibe a tela acima. Nela, selecione a opção para transferir por: Imóvel, Cliente, Registro de Atendimento ou Todos. Em seguida, informe obrigatoriamente o Logradouro desejado e, opcionalmente, o Bairro e o CEP. Clique no botão para que o sistema execute a pesquisa com base nos parâmetros informados. O sistema listará todos os imóveis que estão cadastrados para o logradouro informado:



Atenção: foi adicionado ao filtro de Origem, o Bairro e o CEP. Desse modo, o sistema valida as combinações possíveis da Origem e Destino, não permitindo que a Origem informada seja igual ao Destino. Dos três campos, o único obrigatório é o Logradouro; os demais serão informados quando houver necessidade de diferenciar o Bairro e/ou CEP.

Alterada a funcionalidade de Transferir Imóveis para Logradouro Diferente, para permitir também a transferência de Clientes. Esta opção realiza a transferência em conjunto ou isoladamente (Imóvel / Cliente).

As regras implementadas para a transferência dos Clientes, são as mesmas do Imóvel, quais sejam:

  1. Solicitar o Logradouro de Origem em que o Imóvel / Cliente se encontra;
  2. Quando o Usuário Clicar no Botão , o sistema apresentar todos os Imóveis / Clientes que possuem o endereço no Logradouro, Bairro e CEP informados;
  3. Permitir selecionar Um, Alguns ou Todos os Imóveis / Clientes, para serem Transferidos;
  4. Validar as combinações possíveis da Origem e Destino, não permitindo que a Origem informada seja igual ao Destino.
  5. Dos três campos, o único obrigatório ser o Logradouro; os demais serão informados quando houver necessidade de diferenciar o Bairro e/ou CEP;
  6. O endereço do cliente que será considerado é aquele marcado como endereço de correspondência.


Ao clicar no Botão , o sistema executa a transferência de todos os Imóveis/Clientes selecionados; caso não tenha havido seleção, será enviada mensagem informando que é preciso selecionar pelo menos um cliente.

O usuário terá a opção de marcar no(s) checkbox o(s) imóvel(is) / cliente(s) desejado(s) para o processo de transferência. Em seguida, o usuário irá informar o logradouro destino; caso o logradouro esteja vinculado a mais de um Bairro ou CEP, o usuário deverá selecionar o Bairro e/ou CEP destino desejado. Caso o logradouro esteja vinculado a um único Bairro e CEP, as opções de seleção do Bairro e do CEP não serão obrigatórias.

Ao clicar no link do campo Endereço, o sistema possibilita atualizar os dados no Manter Imóvel. Após fornecer as informações desejadas, clique no botão .

O sistema executa duas validações básicas:

  1. Verificar existência do logradouro:
    1. Caso o código do logradouro informado não exista no sistema, é exibida a mensagem: Logradouro inexistente.
  2. Validar logradouro destino:
    1. Caso o Logradouro, Bairro e CEP de Destino e Origem forem informados e sejam iguais, é exibida a mensagem: Logradouro Origem não pode ser igual a logradouro Destino.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
TransferirCampo obrigatório. Marque a opção Imóvel para transferir imóvel de um logradouro para outro. Marque a opção Cliente para transferir cliente de um logradouro para outro. Marque a opção Registro de Atendimento para transferir um imóvel/cliente atrelado a um registro de atendimento. Marque a opção Todos para transferir imóvel, cliente, e imóvel & cliente atrelados a um registro de atendimento, de um logradouro para outro.
Origem dos Imóveis Transferidos:
LogradouroCampo obrigatório. Informe o código do logradouro com até nove dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Logradouro, para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado. A partir do logradouro informado neste campo, serão filtrados os imóveis que se deseja transferir para outro logradouro. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
BairroSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
CEPSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Destino dos Imóveis Transferidos:
LogradouroCampo obrigatório. Informe o código do logradouro destino com até nove dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Logradouro, para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Os imóveis selecionados no logradouro de origem serão transferidos para o logradouro informado neste campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
BairroSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
CEPSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um logradouro na base de dados, link Pesquisar Logradouro.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema pesquisa os imóveis relacionados ao logradouro.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a transferência dos imóveis para logradouro diferente.

Referências

Termos Principais

Imóvel

Cadastro



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

ajuda/transferir_imoveis_para_logradouro_diferente.txt · Última modificação: 08/10/2019 19:19 por tadeu.sarmento