Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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postgres:boto-nlp:api

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Em obra





API de Integração com os Serviços do Chatbot

Nosso objetivo é definir as características esperadas na A.P.I de cada serviço, possibilitando a integração com o Chatbot. A A.P.I deve utilizar o protocolo REST e respeitar o TTL (Time To Live) máximo de 5 segundos (exceto para A.P.I de verificação de débitos, onde a tolerância é de 15 segundos).


Serviços

Escolha abaixo o serviço que deseja ver a A.P.I de integração:



Login/Autenticação

A.P.I responsável pela verificação e autenticação de clientes no sistema comercial. Veja abaixo as rotas necessárias para a realização deste serviço:


GET /gsan/localidadeImovel

A.P.I para obter as informações de localidade, setor comercial e quadra de um imóvel. Parâmetros:

Matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.


Resposta esperada:

  1. body: Objeto JSON com as seguintes informações:
    1. localidade: Identificador da localidade do imóvel.
    2. setor: Identificador do setor comercial do imóvel.
    3. quadra: Identificador da quadra do imóvel.


Exemplo:

Figura 1 Exemplo de request para a rota /gsan/localidadeImovel


GET /gsan/buscarImoveis

A.P.I para obter imóveis associados a um CPF/CNPJ. Parâmetros:

cpfCnpj:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.


Resposta esperada:

  1. body: Lista de objetos JSON com as seguintes informações:
    1. matriculaImovel: Identificador do imóvel no sistema comercial.
    2. nomeCliente: Nome do cliente.
    3. enderecoImovel: Endereço do imóvel.
    4. idCliente: Identificador do cliente.
    5. diaVencimentoImovel: Dia do vencimento das contas do imóvel.


Exemplo:

Figura 2 Exemplo de request para a rota /gsan/buscarImoveis


GET /gsan/verificarMatriculaCpfCnpj

A.P.I para checar se um CPF/CNPJ está associado à matrícula informada. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.


cpfCnpj:

  1. string com o número do CPF/CNPJ sem formatação.


Resposta esperada:

  1. body: Objeto JSON com os campos abaixo:
    1. cpfCnpjValido: Valor booleano, que indica se o CPF/CNPJ informado é válido ou não.
    2. matriculaValida: Valor booleano, o qual indica se a matrícula informada corresponde a um valor válido no sistema comercial.
    3. matriculaExistente: Valor booleano, com o indicativo se existe imóvel com a matrícula informada.
    4. cpfCnpjVinculados: Indica se o CPF/CNPJ e matrícula informados estão associados.


Exemplo:

Figura 3: Exemplo de request para a rota /gsan/verificarMatriculaCpfCnpj


GET /gsan/chatbot/autenticarMatricula

A.P.I para checar se uma matrícula possui um valor válido no sistema comercial. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.


Resposta esperada 1:

  1. body: Matrícula do imóvel:


Exemplo:

Figura 4.1: Exemplo de request para a rota /gsan/chatbot/autenticarMatricula


Resposta esperada 2:

  1. error: objeto JSON com os campos definidos abaixo:
    1. detailMessage: mensagem do erro.


Exemplo:

Figura 4.2: Exemplo de request para a rota /gsan/chatbot/autenticarMatricula

Observação: No exemplo 4.2 o código de status da resposta é 422

Segunda Via de Contas

A.P.I's responsáveis pela listagem das contas pendentes do cliente, bem como pela obtenção e emissão da conta. Para tanto, faz-se uso de quatro rotas REST. São elas:


GET /gsan/segundaViaConta

A.P.I para listar as contas de uma matrícula. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.

pagination:

  1. Valor inteiro referente à página do resultado da lista de contas. Opcional. Caso não seja informado, ou informado o valor 0, são listados todos os débitos, sem paginação do resultado.


Resposta esperada:

  1. body: Objeto JSON contendo uma lista de objetos JSON com os seguintes campos:
    1. data: Mês/ano de referência da conta.
    2. valor: Valor total da conta.
    3. idConta: Identificador da conta.


Exemplo:

Figura 5: Exemplo de request para a rota /gsan/segundaViaConta


GET /gsan/segundaViaContaTotal

A.P.I para obter a quantidade e o valor total das contas de uma matrícula. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.


Resposta esperada:

  1. body: Objeto JSON contendo os campos abaixo:
    1. qntdContas: Quantidade total de contas do imóvel.
    2. valor: Valor total das contas do imóvel.


Exemplo:

Figura 6: Exemplo de request para a rota /gsan/segundaViaContaTotal


GET /gsan/segundaViaCodigoBarra

A.P.I para obter os códigos de barras das contas informadas. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.

idConta:

  1. Lista de strings com a identificação das contas.


Resposta esperada:

  1. body: Objeto JSON contendo os campos abaixo:
    1. mesAno: Lista com mês/ano de referência das contas, na ordem em que foram informadas.
    2. valor: Lista com os valores das contas, na ordem em que foram informadas.
    3. codigoBarra: Lista com os códigos de barra sem formatação, seguindo a ordem em que as contas foram informadas.


Exemplo:

Figura 7: Exemplo de request para a rota /gsan/segundaViaCodigoBarra


GET /gsan/segundaViaContaRelatorio

A.P.I obter (ou enviar por e-mail) o PDF com as contas informadas. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.

idConta:

  1. Lista de strings com a identificação das contas.

simplificada:

  1. Parâmetro opcional. Quando informado, emite a conta com o layout simplificado. Caso não seja informado, é emitido no layout padrão de conta.

email:

  1. string opcional com o e-mail para o qual as contas serão enviadas. Caso não seja informado, é retornado o BLOB do arquivo PDF; caso contrário, os arquivos são enviados para o e-mail informado.


Resposta esperada 1: com e-mail informado

  1. body: string informando que o e-mail foi enviado.


Exemplo:

Figura 8.1: Exemplo de request para a rota /gsan/segundaViaContaRelatorio com e-mail

Resposta esperada 2: sem e-mail informado:

  1. body: BLOB do arquivo PDF com content-type: aplication/pdf.


Exemplo:

Figura 8.2: Exemplo de request para a rota /gsan/segundaViaContaRelatorio sem e-mail


Abrir RA: Falta D’Água, Vazamento e Religação

A.P.I’s responsáveis pela verificação e cadastramento de registros de atendimento (RA) por Falta de Água, Vazamento e Religação da ligação de água. Veja abaixo as rotas necessárias para a realização deste serviço:


POST /gsan/verificarRAWS

A.P.I para checar a existência de registros de atendimento abertos para o imóvel.

Campos do body:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.

especificacao:

  1. Valor inteiro com a identificação da especificação do atendimento.

Resposta esperada 1 (caso exista registro de atendimento pendente para a matrícula informada):

  1. body: Objeto JSON com os campos abaixo citados:
    1. protocolo: Protocolo do registro de atendimento.
    2. dataPrevistaAtendimentoRA: A data em que o registro de atendimento está previsto para ser atendido.
    3. status: Texto informativo que a solicitação já se encontra cadastrada.

Exemplo:


Figura 9.1: Exemplo de request para a rota /gsan/verficarRAWS com RA pendente

Resposta esperada 2 (caso não exista registro de atendimento pendente para a matrícula informada):

  1. error: objeto JSON com os campos abaixo citados:
    1. detailtMessage: mensagem do erro.


Figura 9.2: Exemplo de request para a rota /gsan/verficarRAWS sem RA pendente

Observação: Nesse segundo exemplo o código de status da resposta é 422.


GET /gsan/episodiosFaltaAgua

A.P.I para checar a existência de ocorrências de desabastecimento na região do imóvel. Parâmetros:

matricula:

  1. Valor inteiro com a identificação do imóvel no sistema comercial.


Resposta esperada

  1. body: lista de objetos JSON com os campos especificados abaixo:
    1. idOcorrencia: identificador da ocorrência operacional.
    2. ocorrencia: descrição da ocorrência operacional.
    3. ocorrenciaAbreviada: descrição da ocorrência com no máximo 30 caracteres.
    4. dataHora: data e hora da ocorrência, no formato DD/MM/YYYY HH:mi:ss.
    5. previsão: data e período da previsão de retomada do abastecimento.
    6. areaAfetada: descrição das áreas afetadas pela ocorrência.
    7. areaAfetadaAbreviada: descrição das áreas afetadas pela ocorrência, com no máximo 30 caracteres.


Exemplo:


Figura 10: Exemplo de request para a rota /gsan/episdiosFaltaAgua


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postgres/boto-nlp/api.1657051646.txt.gz · Última modificação: 05/07/2022 20:07 por tadeu.sarmento