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DESO Integração: Credenciamento de Empresas Operadoras de Cartão de Crédito e Débito para Pagamento
Introdução ao Guia Geral de Processos
Para que as implantações do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN) sejam cada vez mais eficientes e eficazes, é necessário que o conhecimento de todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta esteja disponível de uma maneira geral, em uma abordagem de processos de negócios. |
A eficiência e a eficácia dos processos nas organizações têm como premissa o fácil acesso ao conhecimento dos seus requisitos, processos, subprocessos e configurações essenciais. Nesse contexto, este Guia Geral de Processos abordará as etapas de gestão do processo da DESO que as empresas operadoras de cartão de crédito e débito para pagamento precisam seguir, no intuito de se credenciarem para o recebimento dos débitos/créditos vinculados aos usuários da DESO, podendo utilizar qualquer plataforma de pagamento, sob sua responsabilidade, desde que integrada ao sistema da DESO e à entidade arrecadadora. Partiremos de uma visão macro de modelagem de processos com vista ao alcance de resultados. |
Estimamos que esses resultados alcançados sejam um conhecimento macro das normas e dos conhecimentos mediante os quais um processo é realizado no GSAN; um conhecimento geral do processo, capaz de identificar suas sequências no fluxo do GSAN, bem como os cadastros e as configurações que influenciam cada etapa, além de um conhecimento geral da entrada e saída de cada processo, e sua dependência ou relacionamento com outros processos do GSAN. |
O que é um processo de negócio?
É um conjunto de atividades realizadas em uma sequência específica. Tem como objetivo viabilizar a produção de um bem ou serviço que agregue valor ao cliente. Além disso, um conjunto de processos de negócio representa de que modo a empresa funciona e produz seus resultados. Nesse sentido, nosso Guia Geral de Processos apresenta uma visão orientada a processos, direcionada à realidade externa e apresentando uma visão geral de todas as partes da empresa, com fins de atender às necessidades do cliente. É uma visão funcional orientada a atividades colaborativas, mas sem a necessidade de interação de todas as partes relacionadas à atividade. |
Organização do Guia Geral de Processos
O GSAN foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar operações comerciais de empresas de distribuição de água e saneamento. É dividido em treze módulos de funcionalidades: Contábil, Cadastro, Cobrança, Atendimento ao Público, Arrecadação, Faturamento, Financeiro, Relatórios, Micromedição, Segurança, Batch, Operacional, Mobile e Gerencial. Nossos guias gerais de processos contêm a descrição das seis principais macrofunções do GSAN: Contábil, Arrecadação, Micromedição, Faturamento, Cobrança, Atendimento ao Público e Mobile, cada qual com um guia específico. Assim, cada guia geral de processos descreve um único fluxo de funcionalidades conforme as seguintes etapas: apresentação dos conceitos, cadastros básicos, parâmetros, modelagem do processo (que é a exibição do mapa do processo) e seu descritivo (ou detalhamento do mapa do processo através da descrição do fluxo visualizado). O descritivo deve conter quais ações são automatizadas no GSAN e quais são executadas manualmente. Outros itens podem ser adicionados sempre que a execução do processo e suas configurações necessitarem. Neste guia é abordado o módulo: DESO separado do módulo de Loja Virtual por se tratar de um processo à parte. |
Metodologia dos modelos de processo
A metodologia adotada para a modelagem dos processos do guia geral de processos é a Business Process Management (BPM). O BPM é uma abordagem disciplinar que identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e otimiza processos de negócio, sejam eles automatizados ou não. A meta é alcançar resultados consistentes, alinhados aos objetivos estratégicos da organização. |
Notação padrão utilizada neste módulo
Notação é uma representação gráfica das etapas de trabalho de um processo. A notação padrão que adotaremos é a Business Process Modeling Notation (BPMN), uma linguagem padrão internacional utilizada para o mapeamento de processos, na intenção de facilitar seu entendimento geral por meio de uma comunicação visual acessível a qualquer pessoa. A intenção é diminuir as lacunas entre a instituição dos processos de negócio e sua implementação, permitindo que processos sejam executados sem abstrações que gerem múltiplas interpretações sobre seu funcionamento. No processo da DESO, utilizaremos a notação a seguir: |
Símbolo | Elemento | Descrição |
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![]() | Evento. | Evento que ocorre, dando início ao processo. |
![]() | Evento. | Evento intermediário, indicando uma etapa que ocorre durante o processo e que pode afetar seu fluxo. |
![]() | Atividade. | Passo do processo. |
![]() | Conexão sequencial. | Identifica a ordem em que as atividades do fluxo serão executadas. |
![]() | Conexão sequencial. | Identifica uma segunda atividade, acionada por uma atividade principal dentro do fluxo. |
![]() | Artefato. | Elemento que produz mais informações sobre o processo, não necessariamente estando associado ao fluxo principal. Exemplo: um documento produzido em determinada etapa do processo. |
![]() | Decisão. | Indica o controle dos pontos de convergência e divergência no fluxo, indicando duas ou mais direções possíveis. |
![]() | Evento. | Evento que finaliza o processo. |
Integração: Credenciamento de Empresas Operadoras de Cartão de Crédito e Débito para Pagamento
Para que empresas operadoras de cartão de crédito e débito interessadas, efetuem pagamentos à vista ou em até dez parcelas, de contas de água e serviços de clientes da DESO por meio eletrônico, é necessário antes passarem por um processo de credenciamento, integração e homologação. Só depois desse processo, é que estarão aptas a realizar captura, roteamento, transmissão e processamento de transações financeiras no recebimento dos pagamentos, apresentados pela DESO via fatura de serviços, com as bandeiras mínimas: Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Maestro e Redeshop. A seguir, desenhamos esse processo em um modelo macro do processo, seguido de três subprocessos, com seus respectivos passos detalhados. |
Modelo Macro do Processo
Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de integração entre a DESO, a empresa interessada e o sistema GSAN. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho. |
Descrição do processo
Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado acima.
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Subprocessos do Processo Macro
Credenciar Empresa
Os passos acima correspondem ao subprocesso que descreve os passos necessários para a empresa operadora ser credenciada pela DESO:
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Integrar Empresa com Base na Documentação (API/Checkout)
Os passos acima correspondem ao subprocesso que descreve os passos necessários para a integração da empresa:
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Homologar Empresa
Os passos acima correspondem ao subprocesso que descreve os passos necessários para homologação da empresa:
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