Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_logradouro

Inserir Logradouro

Esta opção do sistema permite que, ao ser informado um logradouro para inclusão no GSAN, o sistema verifique se há um logradouro com mesmo nome, ou que contenha o texto digitado pelo usuário, e informa ao usuário uma lista contendo: Código, Nome do Logradouro, Bairro, Município e CEP.

Estes dados servirão como alerta para verificação e confirmação das informações. Caso o usuário deseje continuar o processo de inclusão deve clicar no botão . Caso contrário, deverá clicar no botão para retornar à tela anterior, sem efetuar a inclusão.

A funcionalidade pode ser acessada via Menu do Sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Endereço > Logradouro > Inserir Logradouro.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

A funcionalidade foi alterada para retirar a crítica: Não é possível incluir/alterar o logradouro porque o município encontra-se no processo de atualização cadastral.

Acima, selecione obrigatoriamente o Tipo do logradouro, da lista disponibilizada pelo sistema. Depois, informe por extenso o Nome do logradouro ou clique em para Pesquisar o logradouro. Faça o mesmo procedimento para Pesquisar município e Pesquisar bairro (para preencher esse campo é necessário primeiro informar o campo Município). Feito isso, o sistema apresenta a tela de atualização com os quadros abaixo preenchidos com os dados para verificação e confirmação das informações:

Confirme as informações para inserção do logradouro e clique em . O sistema verifica se há um logradouro associado às informações. Caso haja, uma mensagem de crítica semelhante é visualizada:

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do logradouro tiver sido realizada com sucesso:

Logradouro de código (código do logradouro) inserido com sucesso.

O sistema apresentará três opções após a inserção do logradouro.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema.
  • Inserir outro Logradouro: para inserir outro logradouro na base de dados.
  • Atualizar Logradouro Inserido: para efetuar a atualização do logradouro, recentemente, inserido.


Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
TipoCampo obrigatório. Selecione um tipo de logradouro (Ex: Rua, Avenida, Praça, …) no combo-box correspondente.
Regra associada: Caso já exista algum logradouro com o mesmo tipo, título, nome ou município, o sistema exibe uma mensagem de crítica.
TítuloCaso na descrição do logradouro contenha um título (Ex: Doutor, Presidente, Desembargador, …), selecione-o no combo-box correspondente.
Regra associada: Caso já exista algum logradouro com o mesmo tipo, título, nome ou município, o sistema exibe uma mensagem de crítica.
NomeCampo obrigatório. Informe o nome do Logradouro (Ex: Rosa e Silva, Boa Viagem, …). Você pode, também, verificar se já existe algum logradouro cadastrado com o nome que você está pretendendo cadastrar, clicando em , link Pesquisar Logradouro, que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada a tela Pesquisar Logradouro.
Regra associada: Caso você encontre um logradouro com o mesmo nome e clique sobre o link existente no nome do logradouro, o sistema irá transferir o controle para a opção Atualizar Logradouro.
Nome PopularCaso exista, informe o nome, pelo qual, o logradouro é conhecido popularmente. Por exemplo, no Recife, a Rua Gomes Taborda é conhecida popularmente como Rua da Lama.
LogradouroSerá realizada uma verificação para validar se o somatório dos caracteres dos atributos Nome e Loteamento ficará maior do que o atributo Nome do Logradouro. Caso isto ocorra, será dada uma mensagem de crítica: A soma dos caracteres dos atributos Nome e Loteamento não deve ser maior que XX posições.
Indicador de UsoSelecione se o logradouro está Ativo ou Inativo no sistema.
MunicípioCampo obrigatório. Informe o código de um município existente e tecle Enter, ou clique no botão , link Pesquisar Município, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada a tela Pesquisar Município, onde será possível efetuar a pesquisa de municípios no cadastro. Após a informação do código de um município existente, ou da seleção de um município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do município no campo correspondente.
Regra associada: No caso de se informar um código de município inexistente, o sistema apresentará a mensagem: Município Inexistente. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Bairro(s)Campo obrigatório. Você tem duas opções para selecionar os Bairros que serão vinculados ao Logradouro:
1ª Opção: Informar o código de um bairro existente no município informado anteriormente, e pressionar a tecla Enter. No caso de se informar um código de Bairro inexistente, o sistema apresentará a mensagem: Bairro Inexistente. Após a informação do código de um Bairro existente, o sistema apresentará o nome do Bairro no campo correspondente.
Regra associada: Após a seleção do Bairro, você deve clicar no botão para efetuar a vinculação do Bairro ao Logradouro. Este procedimento é necessário porque a um Logradouro poderão ser vinculados diversos Bairros. Após a vinculação do Bairro ao Logradouro, o Bairro será incluído na tabela correspondente e o campo Bairro(s) será limpo para viabilizar a vinculação de outro Bairro ao Logradouro.
2ª Opção: Clicar no botão para Selecionar Bairro, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada a tela Selecionar Bairros, onde será possível efetuar a pesquisa e seleção de bairros no cadastro. Após a seleção, o(s) bairro(s) será(ão) inserido(s) na tabela correspondente. Caso tenha efetuado uma vinculação indevida, você poderá desfazê-la, clicando no botão (Remover da Tabela), que é apresentado na primeira coluna da tabela de Bairros, ao lado no nome do Bairro. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
CEP(s)Campo obrigatório. Você tem duas opções para selecionar os CEPs que serão vinculados ao Logradouro:
1ª Opção: Informar o código de um CEP existente no município informado anteriormente, e pressionar a tecla Enter. No caso de se informar um código de CEP inexistente, o sistema apresentará a mensagem: CEP Inexistente. Após a informação do código de um CEP existente, o sistema apresentará a descrição do CEP no campo correspondente. Após a seleção do CEP, você deve clicar no botão para efetuar a vinculação do CEP ao Logradouro. Este procedimento é necessário porque, à um Logradouro poderão ser vinculados diversos CEPs. Após a vinculação do CEP ao Logradouro, o CEP será incluído na tabela correspondente e o campo CEP(s) será limpo para viabilizar a vinculação de outro CEP ao Logradouro.
2ª Opção: Clicar no botão Selecionar CEP , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada a tela Selecionar CEPs, onde será possível efetuar a pesquisa e seleção de CEPs no cadastro. Após a seleção, o(s) CEP(s) será(ão) inseridos na tabela correspondente. Caso tenha efetuado uma vinculação indevida você poderá desfazer a vinculação, clicando no botão (Remover da Tabela), que é apresentado na primeira coluna da tabela de CEPs, ao lado dos dados de cada CEP selecionado. Caso o CEP informado já esteja vinculado a outro Logradouro O sistema não irá permitir a vinculação do CEP a mais de um Logradouro. Ao clicar no botão , o sistema apresentará a mensagem: CEP (número do CEP) já associado ao logradouro (código e nome do logradouro). Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Regra associada: Caso o município selecionado possua CEP único, o sistema exibe o CEP único e não permite associação a outro CEP (deixando o botão e os campos de CEP, e desabilitados, até que mude para um município que tenha CEP por Logradouro).


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de um município, ou a seleção de bairros e CEPs.
Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir.
Fica localizado ao lado do campo correspondente.
Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será realizada a pesquisa, ou seleção.
Utilize também este botão para pesquisar os nomes dos Logradouros já existentes na base de dados, quando você tiver dúvidas se o Logradouro que você está querendo incluir já está cadastrado, ou não, na base dados.
Ao clicar no botão, o sistema irá apresentar a tela Pesquisar Logradouro.
Após a realização da pesquisa, será apresentada a relação de Logradouros selecionados.
Caso você clique no link existente no nome do Logradouro, o sistema irá transferir o controle para a funcionalidade Atualizar Logradouro.
Utilize este botão para limpar as informações existentes em um determinado campo da tela.
Eventualmente, poderá efetuar a limpeza de campos relacionados, com o objetivo de eliminar inconsistências.
Por exemplo, nesta tela, ao limpar o campo Município, o sistema limpará, automaticamente, os campos de Bairro e CEP.
É importante observar, também, que, nesta tela, ao clicar o no botão Apagar do Bairro, o sistema, além de limpar o campo Bairro(s), irá excluir todos os bairros existentes na tabela correspondente.
O mesmo procedimento é realizado para o campo CEP(s).
Utilize este botão para efetuar a vinculação de um Bairro, ou de um CEP ao Logradouro.
Após clicar neste botão, o sistema irá efetuar a inserção do Bairro, ou do CEP, na tabela correspondente.
Utilize este botão para remover a vinculação de um Bairro, ou de um CEP, do Logradouro.
Após clicar neste botão, o sistema irá efetuar a remoção da linha do Bairro, ou do CEP, na tabela correspondente.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do logradouro na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para confirmar o logradouro para inserção.
Utilize este botão para voltar à tela anterior.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Inserir Logradouro



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/inserir_logradouro.txt · Última modificação: 15/04/2019 20:17 por tadeu.sarmento