Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro [11/01/2017 21:11] – [Preenchimento dos Campos] tadeu.sarmentoajuda:efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro [30/09/2020 17:38] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro ====== ====== Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro ======
 +<columns>
 O objetivo desta funcionalidade é o registro de atendimento (RA) gerar automaticamente uma ordem de serviço (OS) de **Religação com Instalação de Hidrômetro**, que poderá ser encerrada através do **[[=ajuda:manter_ordem_de_servico|Manter OS]]**, ou da nova funcionalidade **Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro**. O objetivo desta funcionalidade é o registro de atendimento (RA) gerar automaticamente uma ordem de serviço (OS) de **Religação com Instalação de Hidrômetro**, que poderá ser encerrada através do **[[=ajuda:manter_ordem_de_servico|Manter OS]]**, ou da nova funcionalidade **Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro**.
 +</columns>
  
 +<columns>
 A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro**. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro**.
  
-Feito issoo sistema acessa tela abaixo:+Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro|AQUI]]**. 
 +</columns> 
 + 
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:efetuar_religacao_agua_instalacao_hidrometro.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:555656_eraih.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Acima, informe os campos obrigatórios (sinalizados por um asterisco <color red> vermelho </color>) e demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:efetuar.png?nolink|}}. Acima, informe os campos obrigatórios (sinalizados por um asterisco <color red> vermelho </color>) e demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:efetuar.png?nolink|}}.
  
 Para atender à solicitação da **CAERN**, é necessário abrir um registro de atendimento (RA) cuja Solicitação/Especificação será //Religação com Instalação de Hidrômetro//. Para atender à solicitação da **CAERN**, é necessário abrir um registro de atendimento (RA) cuja Solicitação/Especificação será //Religação com Instalação de Hidrômetro//.
  
-A nova funcionalidade poderá ser chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço, ou diretamente através do **Menu**. Se for chamada através do **Menu**, será necessário informar a identificação de uma OS, ou selecionar uma das que foram listadas através da opção de pesquisa. A OS informada será validada quanto ao tipo de Solicitação/Especificação, bem como a situação em que ela se encontra (pendente, concluída,...). +A nova funcionalidade poderá ser chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço, ou diretamente através do **Menu**. Se for chamada através do **Menu**, será necessário informar a identificação de uma OS, ou selecionar uma das que foram listadas através da opção de pesquisa. A OS informada será validada quanto ao tipo de Solicitação/Especificação, bem como a situação em que ela se encontra (pendente, concluída, etc.). Quando for selecionada através da pesquisa, não é permitida que a identificação seja alterada. Os dados do imóvel que foram associados à OS serão apresentados sem permitir alteração.
- +
-Quando for selecionada através da pesquisa, não é permitida que a identificação seja alterada. Os dados do imóvel que foram associados à OS serão apresentados sem permitir alteração.+
  
 O imóvel deverá atender às seguintes condições: O imóvel deverá atender às seguintes condições:
Linha 25: Linha 29:
   * Não ter hidrômetro instalado;   * Não ter hidrômetro instalado;
   * Estar com a situação da ligação de água igual a //Cortado//.   * Estar com a situação da ligação de água igual a //Cortado//.
 +</columns>
  
 === Informar os dados do Hidrômetro a ser Instalado === === Informar os dados do Hidrômetro a ser Instalado ===
 +<columns>
 Informar a identificação do Hidrômetro, ou selecionar um dos que foram listados na opção de pesquisa, validando se o hidrômetro está na situação //DISPONÍVEL//. Informar a identificação do Hidrômetro, ou selecionar um dos que foram listados na opção de pesquisa, validando se o hidrômetro está na situação //DISPONÍVEL//.
  
Linha 47: Linha 52:
   * A atualização da ordem de serviço (se foi chamado via menu fazer o Encerramento da OS);   * A atualização da ordem de serviço (se foi chamado via menu fazer o Encerramento da OS);
   * A geração do histórico de instalação do hidrômetro, atualizando o hidrômetro para a situação de INSTALADO.   * A geração do histórico de instalação do hidrômetro, atualizando o hidrômetro para a situação de INSTALADO.
 +</columns>
  
  
 \\ \\
 +
 +===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Religação de Água com Instalação de Hidrômetro =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:efetuar_religacao_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
 +</columns>
 +\\
 +
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
Linha 61: Linha 78:
 |Situaçao da Ligação de Esgoto|Este campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.| |Situaçao da Ligação de Esgoto|Este campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.|
 |**Dados da Religação**:| |  |**Dados da Religação**:| | 
-|Data da Religação|Campo obrigatório - Este campo será exibido pelo sistema, a partir da data de execução da ordem de serviço, e não é permitida alteração. | +|Data do Restabelecimento|Campo obrigatório -  A data do restabelecimento é recebida da data de execução da Ordem de Serviço. Não é permitida alteração.| 
 +|Matrícula Funcionário|Informe o número da matrícula do funcionário responsável pelo restabelecimento ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_funcionario|Pesquisar Funcionário]]**, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 |**Dados da Instalação de Hidrômetro**:| |  |**Dados da Instalação de Hidrômetro**:| | 
 |Número do Hidrômetro|Campo obrigatório - Informe o número do hidrômetro, ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} para selecionar a ordem de serviço desejada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|   |Número do Hidrômetro|Campo obrigatório - Informe o número do hidrômetro, ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} para selecionar a ordem de serviço desejada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|  
Linha 70: Linha 88:
 |Número do Selo|Informe o número do selo aplicado no hidrômetro.| |Número do Selo|Informe o número do selo aplicado no hidrômetro.|
 |Cavalete|Campo obrigatório - Informe //COM// se o hidrômetro foi instalado em cavalete, ou //SEM//, caso não esteja instalado em cavalete.| |Cavalete|Campo obrigatório - Informe //COM// se o hidrômetro foi instalado em cavalete, ou //SEM//, caso não esteja instalado em cavalete.|
 +|Número do Lacre|Campo obrigatório - Informe o número do lacre. Campo alfanumérico.|
 |Telemedido|Campo obrigatório, visualizado dependendo da parametrização de cada empresa - Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido; caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.| |Telemedido|Campo obrigatório, visualizado dependendo da parametrização de cada empresa - Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido; caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.|
 +|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
 +|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
 +|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
 +|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 \\ \\
  
Linha 94: Linha 122:
  
 **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
- 
  
  
 \\ \\
 \\ \\
-\\ +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN 
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+ 
 + 
 + 
 +~~ODT~~
ajuda/efetuar_religacao_de_agua_com_instalacao_de_hidrometro.1484169082.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)