Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:gerar_ordem_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:gerar_ordem_de_servico [14/06/2018 14:37] tadeu.sarmentoajuda:gerar_ordem_de_servico [09/08/2019 17:06] (atual) tadeu.sarmento
Linha 3: Linha 3:
 <columns> <columns>
 A seguir veremos os procedimentos necessários para a geração de uma ordem de serviço, que pode ter a seguinte origem: A seguir veremos os procedimentos necessários para a geração de uma ordem de serviço, que pode ter a seguinte origem:
-  **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**; +  **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**; 
-  **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.+  **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
 </columns> </columns>
  
Linha 10: Linha 10:
  
 O sistema permite a geração de ordens de serviço, automaticamente, através das opções: O sistema permite a geração de ordens de serviço, automaticamente, através das opções:
-  **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**; +  **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**; 
-  **[[:ajuda:Manter Ordem de Serviço|Encerrar Ordem de Serviço]]**; +  **[[:ajuda:Manter Ordem de Serviço|Encerrar Ordem de Serviço]]**; 
-  **[[:ajuda:Manter Ordem de Serviço]]** +  **[[:ajuda:Manter Ordem de Serviço]]**; 
-  Tela de sucesso de **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**+  Tela de sucesso de **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**
 +\\
  
 Vamos ver, agora, a ajuda para a opção **Gerar Ordem de Serviço**, quando acionada a partir das seguintes origens: Vamos ver, agora, a ajuda para a opção **Gerar Ordem de Serviço**, quando acionada a partir das seguintes origens:
  
-  **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**; +  **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**; 
-  Tela de sucesso de **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.+  Tela de sucesso de **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**.
  
-Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:+Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo. Para **CAGEPA**, a tela vem acrescida de um botão, através do qual é possível fazer a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, conforme exemplo **[[=ajuda:gerar_ordem_de_servico#gerar_ordem_de_servico_cagepa|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
 +\\
 +
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
Linha 94: Linha 97:
     * Caso exista mais de uma unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva, será exibida a mensagem //Existe mais de unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema//.     * Caso exista mais de uma unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva, será exibida a mensagem //Existe mais de unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema//.
 </columns> </columns>
 +\\
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
  
Linha 110: Linha 113:
  
 </columns> </columns>
 +\\
 +
 +===== Gerar Ordem de Serviço CAGEPA =====
 +Para a **CAGEPA**, a tela de **Gerar Ordem de Serviço** é visualizada com um botão novo:
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:goz.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +<columns>
 +Esse botão é o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o **Tipo de serviço** //associado// ao tipo de especificação do registro de atendimento que abriu a ordem de serviço que está sendo gerada tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Instalação de Registro de Rede**), a funcionalidade exibe o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} para atualizar os dados de manutenção da rede.
 +
 +Clicando nele, é possível atualizar as informações sobre a interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço: data prevista de execução, hora e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Feito isso, clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. O sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //webservice//, atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**.
 +</columns>
 +
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:6ytororro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +
 \\ \\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Tipo de Serviço|Campo obrigatório Informe, ou selecione o Tipo do Serviço da Ordem de Serviço.\\ Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deverá selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatórioInforme, ou selecione o //Tipo do Serviço// da Ordem de Serviço.\\ **Regra associada**: Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de //Tipos de Serviço// para geração de Ordem de Serviço, selecione o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, informe o código de um Tipo de Serviço, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste casoserá apresentada uma tela de popup, onde é possível **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ Caso já exista ordem de serviço para o registro de atendimento informado com o mesmo tipo de serviço selecionado/informado na situação //diferente// de encerrada/executada, o sistema exibe mensagem de crítica correspondente. \\ Caso a funcionalidade tenha sido chamada automaticamente pela funcionalidade de **Inserir Registro de Atendimento** e o grupo da solicitação do registro de atendimento esteja associado ao grupo Operacional, o sistema informa o tipo de serviço da //Ordem de Serviço// para geração automática do serviço tipo que tenha um serviço tipo de referência com indicativo de diagnóstico e não tenha serviço tipo associado. \\ Caso a especificação do tipo de solicitação do registro de atendimento tenha uma coleção de tipos de serviço possíveis para geração de ordem de serviço, você deve selecionar obrigatoriamente um e somente um tipo dos tipos de serviço associado à especificação do tipo da solicitação do registro de atendimento. \\ Caso esta funcionalidade tenha sido chamada pela funcionalidade **Gerar Atividade de Ação de Cobrança** ou pela funcionalidade **Emitir Ordem de Serviço Seletiva**, o sistema recebe o código do tipo de serviço e não valida se o este tiver serviço de referência. \\ Caso, o Tipo de Serviço selecionado/informado/recebido tenha um tipo de serviço de referência e caso o indicador da existência da ordem de serviço de referência seja **SIM**, você deve selecionar/informar opcionalmente (alterar para obrigatoriamente) uma ordem de serviço. \\ Caso o indicador da existência da ordem de serviço de referência seja **NÃO** e o serviço tipo de referência esteja informado, o sistema exibe o código e a descrição do tipo de serviço recebido, não permitindo alterar.</columns>
-|Ordem de Serviço de Referência|Informe, ou selecione a Ordem de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço.\\ Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas abaixo:\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, que exige uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, obrigatoriamente, você deverá informar uma Ordem de Serviço de Referência;\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, que não exige uma Ordem de Serviço de Referência, mas não tem um Tipo de Serviço de Referência informadoExemplo:\\   - Tipo de Serviço = ?????\\   - Tipo de Serviço de Referência = ?????\\   - Neste caso, opcionalmente, você deverá informar uma Ordem de Serviço de Referência;\\ Você deverá informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Observação|Informe uma observação para a geração da Ordem de Serviço com, no máximo, 200 (duzentos) caracteres.| 
-|Tipo de Serviço de Referência|Informe, selecione, ou, apenas, confirme o Tipo de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço informado.\\ Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas abaixo:\\   * O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência específico, e não exija uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\   - Neste caso o sistema apresentará o Tipo de Serviço de Referência associado,  e não permitirá que seja alterado.\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, não exija uma Ordem de Serviço de Referência, mas não tem um Tipo de Serviço de Referência específicoExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, opcionalmente, você deverá informar um Tipo de Serviço de Referência;\\ Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deverá selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá informar o código de um Tipo de Serviço de Referência, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar os **[[:ajuda:Pesquisar Tipo de Serviço de Referência]]** cadastrados.\\  Após a informação do código de um Tipo de Serviço de Referência, ou da seleção de um Tipo de Serviço de Referência na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço de Referência no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.+|Ordem de Serviço de Referência|<columns>Informe, ou selecione a Ordem de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço.\\ **Regra associada**: Este campo só é apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas:\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, que exige uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, obrigatoriamente, você deve informar uma Ordem de Serviço de Referência.\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, que não exige uma Ordem de Serviço de Referência, mas não tem um Tipo de Serviço de Referência informadoExemplo:\\Tipo de Serviço = ?????\\Tipo de Serviço de Referência = ?????\\Neste caso, opcionalmente, você deve informar uma Ordem de Serviço de Referência.\\ Você deve informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Observação|Informe uma observação para a geração da Ordem de Serviço com, no máximo, 200 (duzentos) caracteres.|  +|Tipo de Serviço de Referência|<columns>Informe, selecione, ou, apenas, confirme o Tipo de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço informado.\\ **Regra associada**: Este campo só é apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas:\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência específico, e não exija uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso o sistema apresenta o Tipo de Serviço de Referência associado, e não permite que seja alterado.\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, não exija uma Ordem de Serviço de Referência, mas não tem um Tipo de Serviço de Referência específicoExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, opcionalmente, você deve informar um Tipo de Serviço de Referência.\\ Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deve selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deve informar o código de um Tipo de Serviço de Referência, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar os **[[:ajuda:Pesquisar Tipo de Serviço de Referência]]** cadastrados.\\  Após a informação do código de um Tipo de Serviço de Referência, ou da seleção de um Tipo de Serviço de Referência na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço de Referência no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Valor do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor original do serviço, após o preenchimento do campo Tipo de Serviçoe não pode ser alterado.| +|Valor do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor original do serviço, após o preenchimento do campo **Tipo de Serviço** e não pode ser alterado.| 
-|Prioridade do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor da prioridade original do serviço, após o preechimento do campo Tipo de Serviçoe não pode ser alterado.| +|Prioridade do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor da prioridade original do serviço, após o preenchimento do campo **Tipo de Serviço** e não pode ser alterado.| 
-|Prioridade do Serviço Atual|Você poderá modificar a prioridade original, selecionando uma nova prioridade na lista apresentada ao lado do campo.|+|Prioridade do Serviço Atual|Você pode modificar a prioridade original, selecionando uma nova prioridade na lista apresentada ao lado do campo.| 
 +|Número de Reserva de Material SAP| Campo que pode ser preenchido durante a geração com até dez dígitos, informando o código do sistema **SAP** e o acrescentando ao quadro de mesmo nome, através do botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}.|
 \\ \\
  
Linha 134: Linha 158:
 |{{:ajuda:cos.jpg?290|}}|Utilize este botão para consultar as Ordens de Serviço existentes para o Registro de Atendimento.| |{{:ajuda:cos.jpg?290|}}|Utilize este botão para consultar as Ordens de Serviço existentes para o Registro de Atendimento.|
 |{{:ajuda:relatorios:arrecadacao:b_gerar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da Ordem de Serviço.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação está sendo realizada corretamente.| |{{:ajuda:relatorios:arrecadacao:b_gerar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da Ordem de Serviço.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação está sendo realizada corretamente.|
 +|{{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}| Visualizado para a **CAGEPA**. Ao clicar nele, o sistema acessa //popup// onde é possível atualizar as informações sobre a interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
  
 **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0410|Inserir Tipo de Serviço]]** **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0410|Inserir Tipo de Serviço]]**
Linha 149: Linha 176:
 **[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]** **[[=ajuda:registro_atendimento|Registro de Atendimento]]**
 \\ \\
 +~~ODT~~
 \\ \\
 \\ \\
 Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
ajuda/gerar_ordem_de_servico.1528987039.txt.gz · Última modificação: 14/06/2018 14:37 por tadeu.sarmento