Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone [04/06/2015 20:25] – a edivaldo.alvesajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone [14/01/2022 14:24] (atual) – [Tela de Sucesso] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
-====== Inserir Cliente - Aba Telefone ====== +====== Inserir Cliente - Aba Contatos ====== 
 +<columns>
 Para acessar as abas, clique nos links abaixo: Para acessar as abas, clique nos links abaixo:
  
-  * [[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]] +  - **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** 
-  * [[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Pessoa]] +  - **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** 
-  * [[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Endereço]] +  - **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Endereço]]** 
-  * [[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Telefone]]+  - **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Sócio]]** 
 +  - **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone|Inserir Cliente - Aba Contatos]]** 
 +\\ 
 +</columns>
  
-As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em [[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]] para obter uma explicação mais detalhada. 
  
 +<columns>
 +As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
 +</columns>
  
-Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados.+==== Aba Contatos ====
  
-Na aba "Telefone" você deve informar todos os telefones do cliente selecionar o telefone principal.+==== Observação ==== 
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, não retratam informações de clientes.
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:inserir_cliente_4.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Nesta aba você poderá adicionar novos telefones, ou remover os telefones que foram inseridos indevidamenteou com erro.+<columns> 
 +Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados. Na aba **Contatos** você deve informar todos os telefones do cliente e selecionar o telefone principal. Nesta aba você poderá adicionar novos telefones, ou remover os telefones que foram inseridos indevidamente ou com erro. Além disso, é possível selecionar o número do celular informado para envio de **SMS**. Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no //link// correspondente, na sessão **Tópicos Relacionados**.
  
-Todos os telefones informados serão apresentados na tabela "Telefone(s) do Cliente".+O mesmo pode ser feito com relação aos **Emails** do Cliente. Também é possível informar todos os emails do cliente e definir qual desses emails deve ser considerado como Principal para que o Gsan use nas funcionalidades que enviam emails aos clientes.
  
-Para ter acesso à ajuda das demais abasclique no "link" correspondente, na sessão "Tópicos Relacionados".+**Inserir Telefone**: Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone que deseja inserir e clicar no botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}. Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefoneo sistema adicionará o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente. Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:
  
 +<columns>
 +**Remover Telefone**: Para remover um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. Após clicar no botão, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão **Cancelar** para desistir da remoção, ou no botão //OK// para confirmar a remoção do telefone. Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela.
  
-== Aba "Telefone" == 
  
-{{:ajuda:cad_-_inserir_cliente_-_aba_telefone.png?nolink}}+**Telefone Principal**Na coluna **Principal**, existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deverá informar qual é o telefone principal do cliente.
  
  
-====== Preenchimento dos campos ======+**Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones**
  
 +Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número. 
 +</columns>
  
-**Inserir Telefone**+<columns> 
 +**Inserir Email**: Para inserir um email, basta preencher o campo **Email** com um endereço de email válido e clicar no botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}. Depois disso, email informado será  adicionado na tabela embaixo do campo, deixando o campo livre para cadastrar outro email que o cliente informe.
  
-Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inseridoe clicar no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.+**Remover Email**: Para remover um email da tabelaclique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} da tabela, que fica ao lado do email que deve ser removido
  
-  Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefoneo sistema adicionará o telefone na tabela "Telefone(s) do Cliente". +**Email Principal**: Na coluna **Principal**existente na tabela de Emails do Cliente, você deverá informar qual é o email principal do cliente. Caso haja somente 1 (um) emailele será automaticamente apontado como principal. 
-  * Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefoneo sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente.+</columns> 
 +\\
  
-Veja, na lista apresentada na tabela abaixoas informações necessárias para o cadastramento de um telefone:+====== Tela de Sucesso ====== 
 +<columns> 
 +A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Inserir Cliente]]**. 
 +O sistema apresentará a  mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.
  
 +**Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso**.
  
 +O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
 +
 +  - Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema.
 +  - Inserir outro cliente: para inserir um outro cliente.
 +  - Atualizar cliente inserido: para efetuar a atualização do cliente, recentemente inserido.
 +</columns>
 +
 +\\
 +====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Orientação de Preenchimento^ ^Campo^Orientação de Preenchimento^
-|Tipo do Telefone|Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do telefone que você está inserindo (residencial, comercial, celular, fax, ...).| +|Tipo do Telefone|Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do telefone que você está inserindo (residencial, comercial, celular, fax, etc.).| 
-|Município|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.\\ Ao informar o município, o sistema, automaticamente, irá atualizar o campo do DDD.\\ Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando, então não será necessário informar o município.\\ Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, então informe o código do município e tecle "Enter", ou clique no botão "[[:ajuda:Pesquisar Município]]{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela "[[:ajuda:Pesquisar Município]]para que você efetue a pesquisa do município. Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar "Enter", ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente, irá atualizar o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado. |+|Município|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.\\ Ao informar o município, o sistema, automaticamente, irá atualizar o campo do DDD.\\ Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando, então não será necessário informar o município.\\ Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, então informe o código do município e tecle //Enter//, ou clique no botão **[[:ajuda:Pesquisar Município]]** {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela **[[:ajuda:Pesquisar Município]]** para que você efetue a pesquisa do município. Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar //Enter//, ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente, irá atualizar o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado. |
 |DDD|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só irá aceitar o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.\\  Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, então informe o município no campo correspondente, que o sistema, automaticamente, atualizará o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. | |DDD|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só irá aceitar o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.\\  Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, então informe o município no campo correspondente, que o sistema, automaticamente, atualizará o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. |
 |Número do Telefone|Informe o número do telefone do cliente. Este campo deve ser numérico.| |Número do Telefone|Informe o número do telefone do cliente. Este campo deve ser numérico.|
 |Ramal|Informe o ramal do telefone, caso exista. Este campo deve ser numérico.| |Ramal|Informe o ramal do telefone, caso exista. Este campo deve ser numérico.|
 |Nome do Contato |Informe o nome de uma pessoa para um possível contato. | |Nome do Contato |Informe o nome de uma pessoa para um possível contato. |
 +|Email| Informe o email do cliente, seguindo a convenção **<descricao_email>@<dominio>.com** ou **<descricao_email>@<dominio>.com.br**|
  
  
-**Remover Telefone** 
- 
-Para remover um telefone da tabela "Telefone(s) do Cliente", clique no botão "Remover" {{:ajuda:x.png?nolink|}} da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. 
- 
-Após clicar no botão, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. 
- 
-Clique no botão "Cancelar" para desistir da remoção, ou no botão "OK" para confirmar a remoção do telefone. 
- 
-  * Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
-  * Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela. 
- 
-**Telefone Principal** 
- 
-Na coluna "Principal", existente na tabela "Telefone(s) do Cliente", você deverá informar qual é o telefone principal do cliente. 
- 
-**Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones** 
- 
-Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, então você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.  
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
- 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:concluir.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo "[[:ajuda:Inserir Cliente]]". 
-O sistema apresentará a  mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. 
- 
-"Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso." 
- 
-O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: 
- 
-  * Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema. 
-  * Inserir outro cliente: Para inserir um outro cliente. 
-  * Atualizar cliente inserido: Para efetuar a atualização do cliente, recentemente, inserido. 
 \\ \\
  
Linha 88: Linha 86:
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Estando com a aba formatada para Pessoa Jurídica, este botão seráapresentado para acionar a funcionalidade "Pesquisar Responsável"|+|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Estando com a aba formatada para Pessoa Jurídica, este botão será apresentado para acionar a funcionalidade **[[=ajuda:pesquisar_responsavel|Pesquisar Responsável]]**|
 |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.|
-|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Utilize este botão para adicionar telefones na tabela "Telefone(s) do Cliente". Ao ser acionado, o sistema exigirá que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos correspondentes.| +|{{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para adicionar telefones na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Ao ser acionado, o sistema exigirá que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos correspondentes.| 
-|{{:ajuda:x.png?nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção de um telefone da tabela "Telefone(s) do Cliente". Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|+|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a remoção de um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**. Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|
 |{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.| |{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.|
-|{{:ajuda:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| +|{{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| 
-|{{:ajuda:cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| +|{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento,  e posicionará na aba "Nome e Tipo".|+|{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?130|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento,  e posicionará na aba **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Nome e Tipo]]**.|
  
-\\ +===== Referências ===== 
-\\ + 
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+**[[=postgres:cadastro:uc0007|Inserir Cliente]]** 
 + 
 +**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]** 
 + 
 +==== Termos Principais ==== 
 + 
 +**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
  
 +**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
ajuda/inserir_cliente_-_aba_telefone.1433449540.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)