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ajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone

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ajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone [15/08/2017 14:15] tadeu.sarmentoajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone [14/01/2022 14:24] (atual) – [Tela de Sucesso] tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
-====== Inserir Cliente - Aba Telefone ======+====== Inserir Cliente - Aba Contatos ======
 <columns> <columns>
 Para acessar as abas, clique nos links abaixo: Para acessar as abas, clique nos links abaixo:
  
-  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** +  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** 
-  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** +  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** 
-  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Endereço]]** +  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Endereço]]** 
-  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Telefone]]**+  **[[:ajuda:Inserir Cliente - Aba Sócio]]** 
 +  - **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_telefone|Inserir Cliente - Aba Contatos]]** 
 +\\
 </columns> </columns>
  
Linha 15: Linha 17:
 </columns> </columns>
  
-==== Aba Telefone ====+==== Aba Contatos ====
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:z_inserir_cliente_aba_telefone.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:inserir_cliente_4.png?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
-Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados. Na aba **Telefone** você deve informar todos os telefones do cliente e selecionar o telefone principal. Nesta aba você poderá adicionar novos telefones, ou remover os telefones que foram inseridos indevidamente ou com erro. Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no //link// correspondente, na sessão **Tópicos Relacionados**.+Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados. Na aba **Contatos** você deve informar todos os telefones do cliente e selecionar o telefone principal. Nesta aba você poderá adicionar novos telefones, ou remover os telefones que foram inseridos indevidamente ou com erro. Além disso, é possível selecionar o número do celular informado para envio de **SMS**. Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no //link// correspondente, na sessão **Tópicos Relacionados**.
  
-**Inserir Telefone**: Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone que deseja inserir e clicar no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adicionará o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente. Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:+O mesmo pode ser feito com relação aos **Emails** do Cliente. Também é possível informar todos os emails do cliente e definir qual desses emails deve ser considerado como Principal para que o Gsan use nas funcionalidades que enviam emails aos clientes. 
 + 
 +**Inserir Telefone**: Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone que deseja inserir e clicar no botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}. Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adicionará o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente. Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:
  
 <columns> <columns>
Linha 33: Linha 37:
  
 **Telefone Principal**: Na coluna **Principal**, existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deverá informar qual é o telefone principal do cliente. **Telefone Principal**: Na coluna **Principal**, existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deverá informar qual é o telefone principal do cliente.
 +
  
 **Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones** **Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones**
Linha 38: Linha 43:
 Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.  Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número. 
 </columns> </columns>
 +
 +<columns>
 +**Inserir Email**: Para inserir um email, basta preencher o campo **Email** com um endereço de email válido e clicar no botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}. Depois disso, email informado será  adicionado na tabela embaixo do campo, deixando o campo livre para cadastrar outro email que o cliente informe.
 +
 +**Remover Email**: Para remover um email da tabela, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} da tabela, que fica ao lado do email que deve ser removido. 
 +
 +**Email Principal**: Na coluna **Principal**, existente na tabela de Emails do Cliente, você deverá informar qual é o email principal do cliente. Caso haja somente 1 (um) email, ele será automaticamente apontado como principal.
 +</columns>
 +\\
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
Linha 48: Linha 62:
 O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema. +  Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema. 
-  Inserir outro cliente: para inserir um outro cliente. +  Inserir outro cliente: para inserir um outro cliente. 
-  Atualizar cliente inserido: para efetuar a atualização do cliente, recentemente inserido.+  Atualizar cliente inserido: para efetuar a atualização do cliente, recentemente inserido.
 </columns> </columns>
  
 +\\
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Orientação de Preenchimento^ ^Campo^Orientação de Preenchimento^
Linha 62: Linha 76:
 |Ramal|Informe o ramal do telefone, caso exista. Este campo deve ser numérico.| |Ramal|Informe o ramal do telefone, caso exista. Este campo deve ser numérico.|
 |Nome do Contato |Informe o nome de uma pessoa para um possível contato. | |Nome do Contato |Informe o nome de uma pessoa para um possível contato. |
 +|Email| Informe o email do cliente, seguindo a convenção **<descricao_email>@<dominio>.com** ou **<descricao_email>@<dominio>.com.br**|
  
  
Linha 73: Linha 88:
 |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Estando com a aba formatada para Pessoa Jurídica, este botão será apresentado para acionar a funcionalidade **[[=ajuda:pesquisar_responsavel|Pesquisar Responsável]]**| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Estando com a aba formatada para Pessoa Jurídica, este botão será apresentado para acionar a funcionalidade **[[=ajuda:pesquisar_responsavel|Pesquisar Responsável]]**|
 |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.|
-|{{:ajuda:adicionar.png?150|}}|Utilize este botão para adicionar telefones na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Ao ser acionado, o sistema exigirá que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos correspondentes.| +|{{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para adicionar telefones na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Ao ser acionado, o sistema exigirá que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos correspondentes.| 
-|{{:ajuda:x.png?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a remoção de um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**. Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.| +|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a remoção de um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**. Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.| 
-|{{:ajuda:setavoltar.png?150|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.| +|{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.| 
-|{{:ajuda:concluir.jpg?150|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| +|{{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| 
-|{{:ajuda:cancelar.jpg?150|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| +|{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:ajuda:desfazer.png?150|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento,  e posicionará na aba **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Nome e Tipo]]**.|+|{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?130|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento,  e posicionará na aba **[[=ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Nome e Tipo]]**.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
ajuda/inserir_cliente_-_aba_telefone.1502806519.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)