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ajuda:inserir_tipo_de_servico

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ajuda:inserir_tipo_de_servico [18/10/2018 21:16] tadeu.sarmentoajuda:inserir_tipo_de_servico [07/10/2019 18:20] (atual) tadeu.sarmento
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 O objetivo desta funcionalidade é inserir um tipo de serviço. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Inserir tipo de Serviço**. O objetivo desta funcionalidade é inserir um tipo de serviço. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Inserir tipo de Serviço**.
  
-Para a **SAAE-Sorocaba**, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Inserir tipo de Serviço**. Sua tela também possui alguns campos diferentes, conforme modelo **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico#inserir_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]**. +Para a **SAAE-Sorocaba** e **CAGEPA**, o caminho de acesso é diferente: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Inserir tipo de Serviço**. Suas telas também possuem alguns campos diferentes, visualizados de acordo com a parametrização, conforme modelos respectivos **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico#inserir_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]** e **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico#inserir_tipo_de_servico_-_cagepa|AQUI]]**.
  
 Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
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 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:inserir_tipo_servico.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:jimbanda.jpg?nolink  |}}
 </WRAP>   </WRAP>  
  
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 **Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível cadastrar e estabelecer a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. A opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Esses campos também são visualizados nas funcionalidades **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada. **Atenção**: para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível cadastrar e estabelecer a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. A opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado, o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Esses campos também são visualizados nas funcionalidades **[[=ajuda:manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**. Na opção **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**, a data de validade da ordem de serviço será visualizada.
 +
 +Também para a **CAERN**, os campos **Permitido para imóvel condomínio** e **Permitido para imóvel vinculado a condomínio** são visualizados. Neles, você identifica se o tipo de serviço que está sendo inserido é permitido ou não para imóvel //cadastrado// como condomínio ou //vinculado// a um imóvel condomínio.
 +
 +Além destes, usuários da **CAERN** visualizam ainda o campo obrigatório **Indicador Realizar Serviço de Sondagem**. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo inserido compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.
  
 No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**. No que se refere ao **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**, na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade: **[[=ajuda:informar_calibragem|Informar Calibragem]]**.
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 No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. No campo **Tempo Médio de Execução**, informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**, após o clique no ícone {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}.
 +\\
  
 ==== Inserir Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba ===== ==== Inserir Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba =====
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 </columns> </columns>
  
 +\\
 +
 +==== Inserir Tipo de Serviço - CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:its.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Na tela da **CAGEPA** acima, temos o campo obrigatório **Manutenção de Rede**. É através dele que é possível controlar a programação e o envio das informações das ordens de serviço geradas pelo tipo de serviço em questão, para o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Marcando //SIM// a integração entre **GSAN** e **SIGO** é efetivada com o envio de informações sobre a possibilidade de interrupção de serviços na rede de água: tanto na programação do serviço quanto no encerramento dos dados da execução do serviço que está sendo inserido.
 +</columns>
 \\ \\
  
 Após o preenchimento dos campos, o sistema efetua algumas validações: Após o preenchimento dos campos, o sistema efetua algumas validações:
  
-  Verificar existência da descrição +  Verificar existência da descrição: 
-    Caso a descrição informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço com esta descrição já existe//. +    Caso a descrição informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço com esta descrição já existe//. 
-  Verificar existência da descrição abreviada: +  Verificar existência da descrição abreviada: 
-    Caso a descrição abreviada informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço com esta descrição abreviada já existe//. +    Caso a descrição abreviada informada já exista como um tipo de serviço na situação de ativa, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço com esta descrição abreviada já existe//. 
-  Validar Tipo de Débito: +  Validar Tipo de Débito: 
-    Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//+    Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//
-  Validar Perfil do Serviço: +  Validar Perfil do Serviço: 
-    Caso o código do tipo do perfil do serviço informado não exista na tabela, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do Perfil inexistente//+    Caso o código do tipo do perfil do serviço informado não exista na tabela, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do Perfil inexistente//
-  Validar Tipo de Serviço de Referência: +  Validar Tipo de Serviço de Referência: 
-    Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do tipo de serviço de referência inexistente//+    Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo do tipo de serviço de referência inexistente//
-  Validar Ordem de Execução: +  Validar Ordem de Execução: 
-    Caso o usuário informe valores repetidos, o sistema exibe a mensagem: //Valor  informado na Ordem de Execução já existe na tabela//. +    Caso o usuário informe valores repetidos, o sistema exibe a mensagem: //Valor  informado na Ordem de Execução já existe na tabela//. 
-    Caso o usuário informe um valor não sequencialmente maior que o maior último valor informado, o sistema exibe a mensagem: //Valor  informado na Ordem de Execução está fora de sequência//+    Caso o usuário informe um valor não sequencialmente maior que o maior último valor informado, o sistema exibe a mensagem: //Valor  informado na Ordem de Execução está fora de sequência//
-  Verificar preenchimento dos campos: +  Verificar preenchimento dos campos: 
-    Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de solicitação com especificação e tipos de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Informe << Campo não informado ou selecionado>>//+    Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de solicitação com especificação e tipos de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Informe << Campo não informado ou selecionado>>//
-  Verificar sucesso da operação: +  Verificar sucesso da operação: 
-    Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Tipo de Serviço  inserido com sucesso//+    Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Tipo de Serviço  inserido com sucesso//
-  Validar Atividade: +  Validar Atividade: 
-    Caso o código da atividade não exista, o sistema exibe a mensagem: //Atividade inexistente//+    Caso o código da atividade não exista, o sistema exibe a mensagem: //Atividade inexistente//
-  Validar Material: +  Validar Material: 
-    Caso o código do material informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Material inexistente//+    Caso o código do material informado não exista, o sistema exibe a mensagem: //Material inexistente//
-  Validar indicador de existência x Situação da Os de referência: +  Validar indicador de existência x Situação da Os de referência: 
-    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Sim//, a situação da OS de referência antes deverá estar com a situação igual à pendente ou encerrada; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência antes//. +    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Sim//, a situação da OS de referência antes deverá estar com a situação igual à pendente ou encerrada; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência antes//. 
-    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Sim//, a situação da OS de referência posterior deverá estar com a situação igual à encerrada ou pendente; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência após//. +    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Sim//, a situação da OS de referência posterior deverá estar com a situação igual à encerrada ou pendente; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da OS de referência após//. 
-    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Não//, a situação da OS de referência anterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Situação da OS de referência antes não permitido para o indicador de existência informado//+    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Não//, a situação da OS de referência anterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Situação da OS de referência antes não permitido para o indicador de existência informado//
-    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Não//, a situação da OS de referência posterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Situação da OS de referência após não permitido para o indicador de existência informado//+    Caso o indicador de existência da OS de referência estiver marcado com //Não//, a situação da OS de referência posterior não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Situação da OS de referência após não permitido para o indicador de existência informado//
-  Verificar existência do tipo de serviço: +  Verificar existência do tipo de serviço: 
-    Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço inexistente//+    Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Serviço inexistente//
-  Não Permitir Tipo de Serviço de Referência: +  Não Permitir Tipo de Serviço de Referência: 
-    Caso seja selecionado //SIM// para o indicador de vistoria, o sistema não deve permitir a inclusão de um tipo de serviço de referência. +    Caso seja selecionado //SIM// para o indicador de vistoria, o sistema não deve permitir a inclusão de um tipo de serviço de referência. 
-  Parametrizar valores para a constante da funcionalidade: +  Parametrizar valores para a constante da funcionalidade: 
-    São atribuídas as constantes que representarão as aplicações na pesquisa de cada valor: +    São atribuídas as constantes que representarão as aplicações na pesquisa de cada valor: 
-      11 - FUNCIONALIDADE ENCERRAR OS; +      11 - FUNCIONALIDADE ENCERRAR OS; 
-      22 - FUNCIONALIDADE EMITIR SEGUNDA VIA DE CONTA. +      22 - FUNCIONALIDADE EMITIR SEGUNDA VIA DE CONTA. 
-  Validar Motivo Encerramento: +  Validar Motivo Encerramento: 
-    Caso o código do motivo de encerramento informado já exista para o serviço tipo, o sistema exibe a mensagem: //Motivo de Encerramento já existente para o tipo de serviço informado//.+    Caso o código do motivo de encerramento informado já exista para o serviço tipo, o sistema exibe a mensagem: //Motivo de Encerramento já existente para o tipo de serviço informado//.
 </columns> </columns>
 +\\
 +
 ==== Tela de Sucesso ==== ==== Tela de Sucesso ====
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 110: Linha 127:
 |Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.| |Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.|
 |Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Operacional// ou //Comercial//. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| |Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Operacional// ou //Comercial//. \\ **Regra associada**: Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
 +|Manutenção de Rede| Campo obrigatório, visualizado para a **CAGEPA**. Informe //SIM// para enviar ao sistema **SIGO** as ordens de serviços da **CAGEPA** direcionadas para serviços de manutenção  em rede de água.|
 |Valor do Serviço|<columns>Campo obrigatório. Informe o valor do serviço. \\ **Regra associada**: Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.</columns>| |Valor do Serviço|<columns>Campo obrigatório. Informe o valor do serviço. \\ **Regra associada**: Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.</columns>|
 |Tempo Médio de Execução (em minutos)|<columns>Campo obrigatório. Informe o tempo médio (em minutos) de execução do serviço. \\ **Regra associada**: Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório, convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.</columns>| |Tempo Médio de Execução (em minutos)|<columns>Campo obrigatório. Informe o tempo médio (em minutos) de execução do serviço. \\ **Regra associada**: Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório, convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.</columns>|
Linha 143: Linha 161:
 |Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.| |Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.|
 |Tipo de conserto de esgoto|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. \\ **Regra associada**: Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.</columns>| |Tipo de conserto de esgoto|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. \\ **Regra associada**: Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.</columns>|
 +|Permitido para imóvel condomínio|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel condomínio.</columns>|
 +|Permitido para imóvel vinculado a condomínio|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel vinculado a condomínio.</columns>|
 +|Indicador Serviço Bloqueado para Imóvel Pré-Faturado|<columns>Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço bloqueia ou não a implantação de hidrômetro quando o imóvel estiver na condição de pré-faturado. Campo visualizado inicialmente para a **DESO**. \\ **Regra associada**: Caso o imóvel esteja na condição de pré-faturado e esse indicador esteja informado como //SIM//, é apresentada a seguinte mensagem de crítica durante o **[[=ajuda:encerrar_ordem_de_servico|encerramento da ordem de serviço]]**: //Encerramento da O.S bloqueado, imóvel se encontra na condição de pré-faturado//.</columns>|
 +|Indicador Realizar Serviço de Sondagem| Campo obrigatório. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo inserido compreende a realização do serviço de sondagem de //georadar//, //manual// ou //mecânica//, considerando, no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.|
 |Atividades do Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatório. Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.</columns>| |Atividades do Tipo de Serviço|<columns>Campo obrigatório. Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} do item desejado.</columns>|
 |Materiais do Tipo de Serviço|<columns>Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.</columns>| |Materiais do Tipo de Serviço|<columns>Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}} ao lado do item desejado.</columns>|
ajuda/inserir_tipo_de_servico.1539897368.txt.gz · Última modificação: 18/10/2018 21:16 por tadeu.sarmento