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ajuda:reativar_registro_de_atendimento

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ajuda:reativar_registro_de_atendimento [11/09/2018 17:19] tadeu.sarmentoajuda:reativar_registro_de_atendimento [13/06/2019 19:58] (atual) tadeu.sarmento
Linha 5: Linha 5:
 </columns> </columns>
  
-<columns> +Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
-sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expandirá a tela, apresentando os dados do **Registro de Atendimento** que será reativado.+
  
-  * Número do RA; +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, não retratam informações de clientes.^ 
-  * Situação do RA; +<WRAP center round box 100%> 
-  * Tipo de Solicitação; +{{  :ajuda:garnier.jpg?nolink  |}} 
-  * Especificação; +</WRAP>
-  * Meio de Solicitação; +
-  * Matrícula do Imóvel; +
-  * Data Hora do Atendimento; +
-  * Data Prevista para o Atendimento; +
-  * Data do Encerramento; +
-  * Motivo do Encerramento; +
-------------------------------------------- +
-  * Cliente Solicitante; +
-  * Unidade Solicitante; +
-  * Nome do Solicitante; +
-------------------------------------------- +
-  * Endereço da Ocorrência; +
-  * Ponto de Referência para o Local de Ocorrência; +
-  * Bairro do Local de Ocorrência; +
-  * Área do Bairro do Local de Ocorrência; +
-  * Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência; +
-  * Divisão de Esgoto; +
------------------------------------------- +
-  * Unidade de Atendimento; +
-  * Unidade Atual do Registro de Atendimento.+
  
-Ao clicar novamente no //link//, o sistema omitirá a consulta aos dados do **Registro de Atendimento**, e assim sucessivamente.+<columns> 
 +Acima, o sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expande a tela, apresentando os dados do **Registro de Atendimento** que será reativado. Ao clicar novamente no //link//, o sistema omite a consulta aos dados do **Registro de Atendimento**, e assim sucessivamente.
  
-Você deverá informar os **Dados do Novo Registro de Atendimento** e clicar no botão {{:ajuda:reativar.png?nolink|}} para solicitar ao sistema a reativação do **Registro de Atendimento**.+Informe os **Dados do Novo Registro de Atendimento** e clique em {{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a reativação do **Registro de Atendimento**. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:reativar_registro_de_atendimento#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
 +\\
 ==== Validações ==== ==== Validações ====
 <columns> <columns>
-O sistema efetuará validações em três momentos: +O sistema efetua validações em três momentos: 
-  Antes de solicitar os dados para reativação do **Registro de Atendimento**: +  Antes de solicitar os dados para reativação do **Registro de Atendimento**: 
-    A reativação deve ser realizada pela mesma unidade que abriu o **Registro de Atendimento**; +    A reativação deve ser realizada pela mesma unidade que abriu o **Registro de Atendimento**; 
-    O **Registro de Atendimento** deve estar //Encerrado//; +    O **Registro de Atendimento** deve estar //Encerrado//; 
-    O **Registro de Atendimento** não pode ser duplicidade de outro RA; +    O **Registro de Atendimento** não pode ser duplicidade de outro RA; 
-    O **Registro de Atendimento** não pode ter sido já reativado; +    O **Registro de Atendimento** não pode ter sido já reativado; 
-    Não pode existir outro **Registro de Atendimento**, com a mesma //Especificação//, pendente para o imóvel; +    Não pode existir outro **Registro de Atendimento**, com a mesma //Especificação//, pendente para o imóvel; 
-    Caso a //Especificação// exija uma situação específica para o imóvel, o sistema verificará se a situação do imóvel atende à exigência da Especificação; +    Caso a //Especificação// exija uma situação específica para o imóvel, o sistema verificará se a situação do imóvel atende à exigência da Especificação; 
-  Durante o preenchimento dos campos: +  Durante o preenchimento dos campos: 
-    Veja no item **Preenchimento dos Campos**; +    Veja no item **Preenchimento dos Campos**; 
-  Após acionar o botão {{:ajuda:reativar.png?nolink|}};+  Após acionar o botão {{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}};
     * Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos.     * Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos.
 </columns> </columns>
 \\ \\
  
 +====== Tela de Sucesso ======
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:1302985_ts.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +A tela de sucesso é apresentada após clicar em {{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da reativação. O sistema efetua a reativação do **Registro de Atendimento** e apresenta a mensagem acima quando o procedimento tiver sido realizada com sucesso.
 +
 +Conforme podemos observar na mensagem de sucesso, a reativação consiste na inserção de um novo **Registro de Atendimento**, a partir dos dados informados na tela e dos dados do **Registro de Atendimento** encerrado. O sistema gera automaticamente uma Ordem de Serviço, caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço.
 +
 +O sistema apresenta duas opções após a reativação do **Registro de Atendimento**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
 +  - Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema.
 +  - Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **Registro de Atendimento** recentemente atualizado.
 +</columns>
 +\\
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Tipo do Atendimento|Campo obrigatório Selecione o tipo do atendimento entre ON-LINE ou MANUAL.\\ O sistema apresenta a tela com o Tipo de Atendimento ON-LINE previamente selecionado, mas permite que você o modifique.\\ Dependendo do Tipo de Atendimento selecionado, o sistema irá habilitar, ou desabilitar os campos do Momento da Reativação, conforme a tabela abaixo.| +|Tipo do Atendimento|Campo obrigatórioSelecione o tipo do atendimento entre ON-LINE ou MANUAL.\\ **Regra associada**: O sistema apresenta a tela com o Tipo de Atendimento ON-LINE previamente selecionado, mas permite que você o modifique. Dependendo do Tipo de Atendimento selecionado, o sistema habilita, ou desabilita os campos do //Momento da Reativação//, conforme a tabela **[[=ajuda:reativar_registro_de_atendimento#tabela_tipo_de_atendimento_x_momento_da_reativacao|AQUI]]**.| 
-|Data do Atendimento|Campo obrigatório No caso de atendimento manual, informe a data do atendimento.\\ Você tem duas opções para informar a data:\\ Digitando-a no campo Neste caso, não precisa preocupar-se com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Pesquisando-a em um calendário. Neste caso, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela.\\ A **Data de Atendimento** deve ser anterior, ou igual, à data corrente.\\ Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual.\\ Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a data corrente.| +|Data do Atendimento|Campo obrigatórioNo caso de atendimento manual, informe a data do atendimento.\\ **Regra associada**: Você tem duas opções para informar a data:\\ Digitando-a no campoNeste caso, não precisa preocupar-se com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Pesquisando-a em um calendário. Neste caso, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter instruções mais detalhadas da tela. A **Data de Atendimento** deve ser anterior, ou igual, à data corrente. Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual. Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a data corrente.| 
-|Hora do Atendimento|Campo obrigatório No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento.\\ Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente.\\ A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.\\ Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.\\ Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual.\\ Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente.| +|Hora do Atendimento|Campo obrigatórioNo caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento.\\ **Regra associada**: Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos. Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente. Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual. Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente.| 
-|Tempo de Espera|Este campo tem o objetivo de registrar o tempo que o usuário esperou para ser atendido. Deve ser registrada a hora inicial e final em que o usuário ficou esperando pelo atendimento.\\ Tempo de Espera Inicial para Atendimento:\\   Informe a hora e minutos do atendimento inicial. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.\\ Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então o Hora Inicial do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.\\ Tempo de Espera Final para Atendimento:\\ No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento final. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente.\\   A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados,  obrigatoriamente, com dois dígitos.\\ Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual.\\ Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora Final do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.\\ Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente, caso o Tempo de Espera Inicial para Atendimento tenha sido informado.| +|Tempo de Espera|Este campo tem o objetivo de registrar o tempo que o usuário esperou para ser atendido. Deve ser registrada a hora inicial e final em que o usuário ficou esperando pelo atendimento.\\ **Regra associada**: Tempo de Espera Inicial para Atendimento: Informe a hora e minutos do atendimento inicial. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos. Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então o Hora Inicial do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.\\ Tempo de Espera Final para Atendimento: No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento final. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados,  obrigatoriamente, com dois dígitos. Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual. Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora Final do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente. Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente, caso o Tempo de Espera Inicial para Atendimento tenha sido informado.| 
-|Data Prevista|A Data Prevista para o atendimento é calculada a partir do critério definido na Especificação do Tipo de Solicitação, e não pode ser alterada.| +|Data Prevista|A Data Prevista para o atendimento é calculada a partir do critério definido na **Especificação do Tipo de Solicitação**, e não pode ser alterada.| 
-|Meio de Solicitação|Campo obrigatório Selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Meio solicitação utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do Registro de Atendimento.\\ Este campo vem previamente preenchido com o Meio de Solicitação associado à Unidade de Atendimento informada no campo anterior.\\ Veja, abaixo, alguns exemplos de Meios de Solicitação:\\ Balcão;\\ Fax;\\ Internet;\\ Telefone;...| +|Meio de Solicitação|Campo obrigatórioSelecione, na lista apresentada ao lado campo, o //Meio de solicitação// utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do Registro de Atendimento.\\ **Regra associada**: Este campo vem previamente preenchido com o Meio de Solicitação associado à Unidade de Atendimento informada no campo anterior. Veja a seguir alguns exemplos de Meios de Solicitação:\\ Balcão;\\ Fax;\\ Internet;\\ Telefone.| 
-|Unidade de Atendimento|Campo obrigaório - Informe o código da Unidade Organizacional onde ocorre o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ Após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente.\\ Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento.\\ A Unidade de Atendimento informadadeve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento.\\ Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.| +|Unidade de Atendimento|Campo obrigatório. Informe o código da Unidade Organizacional onde ocorre o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro. Após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente.\\ **Regra associada**: Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento. A Unidade de Atendimento informada deve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento. Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo.| 
-|Motivo da Reativação|Campo obrigatório Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da reativação do Registro de Atendimento.| +|Motivo da Reativação|Campo obrigatórioSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da reativação do Registro de Atendimento.| 
-|Unidade Destino|Informe o código de uma Unidade Organizacional para encaminhamento do Registro de Atendimento, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ Este campo virá previamente preenchido, dependendo da conteúdo dos campos de Especificação, Localidade, e Divisão de Esgoto. Mas o sistema permitirá que você o modifique, se desejar.\\ O sistema irá verificar se a Unidade de Destino informada pode, ou não, receber Registros de Atendimento.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Unidade Destino|Informe o código de uma Unidade Organizacional para encaminhamento do Registro de Atendimento, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastradas. Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ **Regra associada**: Este campo virá previamente preenchido, dependendo da conteúdo dos campos de Especificação, Localidade, e Divisão de Esgoto. Mas o sistema permitirá que você o modifique, se desejar. O sistema irá verificar se a Unidade de Destino informada pode, ou não, receber Registros de Atendimento. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Parecer para a Unidade Destino|Informe um parecer para a Unidade de Destino do Registro de Atendimento.\\ Este campo será obrigatório, caso a Unidade de Destino esteja preenchida. Caso contrário, será opcional.|  +|Parecer para a Unidade Destino|Informe um parecer para a Unidade de Destino do Registro de Atendimento. \\ **Regra associada**: Este campo será obrigatório, caso a Unidade de Destino esteja preenchida. Caso contrário, será opcional.|  
-|Observação|Caso seja necessário acrescentar alguma informação ao Registro de Atendimento, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 200 (duzentos) caracteres.| +|Observação|Caso seja necessário acrescentar alguma informação ao Registro de Atendimento, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 400 (quatrocentos) caracteres.|
  
 +\\
 ==== Tabela Tipo de Atendimento X Momento da Reativação ==== ==== Tabela Tipo de Atendimento X Momento da Reativação ====
  
Linha 75: Linha 70:
 |On-Line|Desabilitado\\ Atribuir valor correspondente à data corrente.|Desabilitado\\ Atribuir valor correspondente à hora corrente.|Desabilitado| |On-Line|Desabilitado\\ Atribuir valor correspondente à data corrente.|Desabilitado\\ Atribuir valor correspondente à hora corrente.|Desabilitado|
 |Manual|Habilitado|Habilitado|Habilitado| |Manual|Habilitado|Habilitado|Habilitado|
-\\ 
-\\ 
  
-**Observação**: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho. 
-\\ 
-\\ 
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
-<columns> 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:reativar.png?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da reativação. O sistema efetuará a reativação do **Registro de Atendimento** e apresentará a mensagem abaixo, quando o procedimento tiver sido realizada com sucesso. 
- 
-**Registro de Atendimento (código do Registro de Atendimento) inserido com sucesso**. 
- 
-Conforme podemos observar na mensagem de sucesso, a reativação consiste na inserção de um novo **Registro de Atendimento**, a partir dos dados informados na tela e dos dados do **Registro de Atendimento** encerrado. 
- 
-O sistema irá gerar automaticamente uma Ordem de Serviço, caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. 
- 
-O sistema apresentará duas opções após a reativação do **Registro de Atendimento**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: 
-  * Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema. 
-  * Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **Registro de Atendimento** recentemente atualizado. 
-</columns> 
 \\ \\
  
Linha 108: Linha 83:
 |{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| |{{:ajuda:cobranca:b_desfazer_manam.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.|
 |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
-|{{:ajuda:reativar.png?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a reativação do **Registro de Atendimento**.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a reativação esta sendo realizada corretamente.|+|{{:ajuda:1423_rea.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a reativação do **Registro de Atendimento**.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a reativação esta sendo realizada corretamente.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
Linha 119: Linha 94:
  
 **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:reativar_registro_de_atendimento|Reativar Registro de Atendimento]]**
  
 \\ \\
ajuda/reativar_registro_de_atendimento.1536686371.txt.gz · Última modificação: 11/09/2018 17:19 (edição externa)