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Consultar Imóvel

Esta opção do sistema apresenta para o usuário um verdadeiro dossiê do imóvel. Praticamente todas as informações relacionadas ao imóvel estão agrupadas nesta funcionalidade do sistema. É de extrema utilidade para a equipe de atendimento ao público.

Você pode acessar esta opção do sistema a partir do Menu de Sistema: GSAN > Atendimento ao Público > Consultar Imóvel.

O sistema solicitará que você informe o imóvel que deseja pesquisar. Informe a matrícula de um imóvel e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Imóvel.

Após a informação da matrícula de um imóvel ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema consultará as informações no banco de dados e as apresentará em diversas abas.

Em todas as abas são apresentadas as seguintes informações:

  • Matrícula do Imóvel;
  • Inscrição composta do imóvel:
    • Localidade;
    • Setor Comercial;
    • Quadra;
    • Lote.
  • Descrição da Situação da Ligação de Água;
  • Descrição da Situação da Ligação de Esgoto.

Cada aba conterá as informações relacionadas a um determinado assunto específico:

Clique no link de uma aba para ver o detalhamento das informações disponíveis.

Na tela do Consultar Imóvel, abas Débitos do imóvel e Histórico do faturamento, coluna referente à Situação, será apresentada a informação PCR, caso a conta esteja em situação de revisão e o motivo seja Conta em Contrato de Parcelamento.


Ajustes Opção Consultar Imóvel


Por solicitação da Compesa na Consulta do Imóvel, na aba de Débitos do imóvel, foi disponibilizado o botão para consulta ao calendário de abastecimento e manutenção.

  • Caso não exista um imóvel informado na funcionalidade, não será disponibilizado o botão de consulta de calendário.
  • Caso o imóvel informado não tenha área operacional ou calendário cadastrado para a área operacional no mês corrente, o sistema exibirá a mensagem informando que não existe calendário cadastrado.


Por solicitação da Compesa, foi feito ajuste na opção Consultar Imóvel na aba Débitos do imóvel para que seja apresentado a última atualização cadastral para os campos Nome do Cliente e CPF/CNPJ. Serão apresentados o motivo e a data da última atualização.
Por solicitação da Compesa, a funcionalidade de Consultar Imóvel foi alterada para exibir a informação que o imóvel está inscrito para sorteio até que o sorteio tenha sido efetuado. Caso não esteja inscrito, esteja apto, e tenha todos os requisitos para inscrição, o sistema exibe a informação para estimular a inscrição no sorteio, em todas as abas da funcionalidade. Essa informação é exibida no topo da tela, ao lado da constante: Dados do Imóvel, exemplos abaixo:

A tela será apresentada em diversas abas, e será posicionada, inicialmente, na aba Débitos do Imóvel.

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho. Para detalhes sobre o seu preenchimento clique AQUI.

Criado um processo que encaminha o imóvel excluído para o ambiente virtual. A exclusão só será efetivamente concluída após a aprovação da exclusão e fechamento do faturamento.

No Manter Imóvel, ao excluirmos um imóvel, esta exclusão não será concluída imediatamente. O imóvel ficará no ambiente virtual aguardando uma autorização para exclusão. No momento da exclusão, o sistema informará: Este imóvel está em processo de faturamento. A exclusão do imóvel somente será efetivada no encerramento do faturamento. Confirma exclusão no encerramento do faturamento?. Se a opção for Sim, o sistema irá encaminhar a exclusão para o ambiente virtual para aprovação. Caso contrário, a exclusão não será efetuada, voltando à tela anterior.

Na tela de aprovação será possível efetuar a confirmação de uma exclusão do imóvel que só será efetivada no momento em que ocorrer o fechamento do faturamento.

No fechamento do faturamento, haverá um processo que efetivará a exclusão do imóvel. Enquanto a exclusão não estiver efetivada, caso o usuário consulte o imóvel, será informado: Imóvel será excluído após o fechamento do faturamento.

Por solicitação da CAEMA, o sistema impede a impressão de segunda via de contas e impressões de documentos de débitos dos imóveis pertencentes ao programa Viva água.

Para os casos dos imóveis que fizeram parte do projeto Viva água e não possuem contas vencidas, que foram faturadas como Viva água, o indicador do imóvel será desmarcado.
Criado no cadastro de imóvel um indicador de alteração de vínculo de clientes e contas, o qual será ativado para cada imóvel que tenha sido atualizado por esta funcionalidade, possibilitando futuras ações de cobrança para esses imóveis.

Alterada a funcionalidade Consultar Conta (chamada pela funcionalidade Consultar Imóvel, nas abas de Histórico do faturamento e Débitos do Imóvel), link Mês/Ano, para que sejam exibidos os atuais clientes vinculados a uma conta, bem como os clientes anteriores resultantes dessas alterações, quando for o caso.

Alterada a funcionalidade Consultar Conta, acionada pela funcionalidade Consultar Imóvel nas abas Histórico do faturamento e Débitos do Imóvel, para que, ao clicar no link existente sob a referência de uma conta, na tela popup contendo os dados da conta, sejam exibidos os atuais clientes vinculados à conta e os clientes anteriores alterados através da execução desta funcionalidade Alterar Vínculo de Clientes com Imóvel e Contas, caso existam.
Alterada a funcionalidade Consultar Imóvel, nas abas referentes aos Dados adicionais, Débitos do Imóvel, e Documento Cobrança, conforme a seguir:

  • Aba de Documento Cobrança, além dos atuais documentos de cobrança exibidos (foram incluídas as colunas referentes ao indicador de extrato do imóvel ou do cliente, e ao responsável pela emissão do documento), foi acrescida uma nova tabela com a finalidade de exibir o histórico de emissão de segunda via de contas;
  • Aba de Dados adicionais, foi incluída uma tabela contendo o histórico de todas as vinculações de clientes com o imóvel, classificados de acordo com os períodos de início e fim dos vínculos, do mais atual para o mais antigo. Também constarão as informações dos clientes referentes às Situações de Cobrança e Negativações, exibindo o código do cliente e um link sobre cada um, o qual, quando ativado, apresentará uma tela popup com os dados detalhados do cliente;

Foi criada uma nova opção visando imprimir o extrato de débito do cliente. O usuário terá a opção de selecionar as faturas e as guias do cliente para o qual deseja emitir o extrato. O layout do extrato será o mesmo, mas caso sejam selecionados débitos de um só cliente, o extrato sairá com o nome desse cliente. Caso contrário, o extrato ficará com o nome do cliente atual do imóvel.

Foi alterada a funcionalidade Gerar e Emitir Extrato de Débito, de modo a possibilitar a geração/emissão do extrato do cliente selecionado, considerando as contas e as guias de pagamento selecionadas para este.

Para possibilitar um futuro rastreamento, a emissão do extrato de débito terá o registro histórico de todas as emissões efetuadas de forma presencial, salvando no sistema o usuário que efetuou a emissão, com a respectiva data e hora, bem como a indicação se este foi emitido para o imóvel ou se para um cliente, além da identificação do cliente associado ao imóvel.

A consulta aos extratos de débito emitidos será feita através da aba Documentos de Cobrança, na funcionalidade Consultar Imóvel.

Ao clicar no botão , o sistema exibe o relatório contendo os dados do débito do cliente, conforme modelo abaixo:


MODELO: RELATÓRIO DE DÉBITOS


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema gera o extrato de débito.
Ao clicar neste botão, o sistema exibe o hint contendo dados de identificação do imóvel e cliente usuário.
Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema emite extrato de débito do cliente em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema emite extrato de débito do imóvel em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a programação de abastecimento/manutenção.

Referências

Pesquisar Imóvel

Consultar Imóvel

Manter Imóvel

Atualização Cadastral Via Dispositivo Móvel

Atualização Cadastral

Inserir Cliente

Termos Principais

Imóvel

Anormalidade de Consumo




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