Esta opção do sistema permite a inserção de um Registro Atendimento. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Inserir Registro de Atendimento. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir. Para a MANAM a tela é visualizada conforme modelo AQUI. Para a CAGEPA, caso o tipo de solicitação e a especificação selecionadas tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de Manutenção de Rede atualizado como SIM na Inserir Tipo de Serviço, a tela é exibida com um botão a mais, o , conforme exemplo AQUI. |
Perceba que a funcionalidade já abre na aba Dados Gerais, onde é possível informar os dados gerais do atendimento. Para informações sobre o correto preenchimento dos campos clique aqui. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida nas demais abas:
Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não há necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue: |
Na funcionalidade Informar Parâmetros do Sistema foi criado o indicador Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro. As funcionalidades Inserir/Atualizar Registro Atendimento e Emissão de Ordens Seletivas foram alteradas para identificar esse parâmetro. Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde o atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um Registro Atendimento e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação. Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no Registro Atendimento:
Caso o Registro Atendimento não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo WebService. Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o webservice: Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório. Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o webservice: inválido (a). O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE. O número do PROTOCOLO do Registro Atendimento será retornado para o WebService quando for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada). Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir Registro Atendimento, do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o Registro Atendimento existente e retorna para o WebService o número do protocolo de reiteração gerado. O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um Registro Atendimento existente:
O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a ATENDIMENTO INTERNET, quando o tipo de solicitação do Registro Atendimento gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação. Por solicitação da Casal, foi inserido mais uma validação: Data Prevista = (Data válida obtida a partir da Data do Atendimento) + (o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação), considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como dias úteis ou corridos. Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente:
Após a conclusão da RA e Geração do protocolo, será enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO. A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. Nos testes iniciais foram identificados alguns ajustes:
Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o Inserir Registro de Atendimento para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. |
Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à Devolução de Pagamentos em Duplicidade; Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento; e Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago, clique em Devolução de Valores. O sistema permite a devolução de valores a menor para DEVOLUCAO PAGAMENTO NAO CONFORME. Valor Pagamento - Valor Corrigido = Valor da devolução):
Verifica Valor Total da Devolução
Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO. A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessária a integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. Foi alterada a funcionalidade Inserir Registro de Atendimento para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp. O pressuposto da integração é manter para o GISComp, os mesmos parâmetros que já são utilizados pelo PROGIS. |
Na aba Dados Gerais, foi criado o Tipo de Especificação “Conta Braille”, associada ao Tipo de Solicitação “ALTERAÇÃO CADASTRAL”, tratada na abertura da RA, a ser tramitado automaticamente, criado para Unidade destino “ATUALIZAÇÃO CADASTRAL” definida pela CAERN, visando possibilitar ao usuário solicitar através da funcionalidade Loja Virtual, opção: Solicitar Conta em Braille.
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Para a MANAM, a tela de Inserir Registro de Atendimento é visualizada com alguns campos diferentes na Aba Dados Gerais:
Note que, além do número do protocolo negritado em vermelho, visualizamos o campo Motivo da Abertura. Este campo deve ser selecionado a partir de uma lista de valores definidos previamente e é de preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados. Ele é visualizado caso a especificação exija que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado. Já o campo Senha de Atendimento é de preenchimento obrigatório, caso o meio de solicitação corresponda à opção BALCÃO. Além disso, o campo Observação aceita apenas caracteres em CAIXA ALTA. |
Para a CAGEPA, a tela de Inserir Registro de Atendimento é visualizada com um botão novo na Aba Dados Gerais:
Esse botão é o . Ele é visualizado para a CAGEPA, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do GSAN com o sistema SIGO, utilizado pela CAGEPA para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço associado ao tipo de especificação do registro de atendimento tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, Rede de Água e Instalação de Registro), a funcionalidade exibe o botão para receber os dados de manutenção da rede. Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando SIM, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em dias ou horas. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em . Feito isso, o sistema envia para o sistema SIGO, através de webservice, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema SIGO e para a programação do serviço no GSANAS. |
Além disso, para a CAGEPA, ou qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar no registro de atendimento, o campo Quantidade de Parcelas é exibido, com a opção de definir a quantidade de parcelas que serão cobradas, de uma quantidade máxima previamente definida. Porém, sua visualização depende do Tipo de Serviço associado à Especificação, que indica se o valor do serviço pode ou não ser parcelado. Caso na abertura do registro de atendimento o campo Quantidade de Parcelas seja preeenchido, em todas as funcionalidades de encerramento de ordem de serviço, os dados da geração do débito são visualizados, com destaque para os campos protegidos para edição: quantidade de parcelas, taxa de juros, valor total e valor da parcela. Por exemplo, na Efetuar Corte de Ligação Água. |
Campo | Preenchimento dos Campos | |
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Tipo do Atendimento |
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Número Manual |
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Data do Atendimento |
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Hora do Atendimento |
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Tempo de Espera |
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Unidade de Atendimento |
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Meio de Solicitação | Campo obrigatório. Selecione o meio de solicitação da lista disponibilizada pelo sistema. | |
Senha de Solicitação | Campo obrigatório. Visualizado pela MANAM, é de preenchimento obrigatório, caso o meio de solicitação corresponda à opção BALCÃO. | |
Tipo de Solicitação |
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Especificação |
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Motivo da Abertura |
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Data Prevista |
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Valor Sugerido | Informe o valor sugerido para o serviço solicitado. Campo habilitado ou não, dependendo do Tipo de Solicitação informado. | |
Observação |
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Motivo Atendimento Incompleto | Selecione o motivo do atendimento incompleto, caso tenha ocorrido algum problema durante atendimento. | |
Processo Adm./Jud. ? | Caso o usuário tenha permissão para indicar o processo administrativo/judiciário o sistema permite alterar status para Sim. | |
Número do Processo na Agência | Caso Processo Adm./Jud. ? esteja igual a Sim, o campo é habilitado para informar o número do processo na Agência. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema navega para as próximas abas. | |
Ao clicar neste botão, o sistema apaga os campos preenchidos. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação de inserção de registro de atendimento, retornando para a tela inicial do menu. | |
Ao clicar neste botão, o sistema efetua a inserção dos dados do registro de atendimento. | |
Ao clicar neste botão, o sistema registra o motivo do atendimento incompleto, caso tenha ocorrido algum problema durante atendimento. | |
Ao clicar neste botão, o sistema acessa a tela de consulta da programação de abastecimento e manutenção. |
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Visualizado para a CAGEPA, dependendo se o tipo de solicitação e especificação selecionadas tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de Manutenção de Rede atualizado como SIM na Inserir Tipo de Serviço. Clicando nele, informe se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. |