A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema permite a inserção de um “Registro de Atendimento”, podendo ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:
Não será permitida a abertura de RA para um imóvel que esteja associado a Cliente Usuário Desconhecido, exceto serviços associados a alterações cadastrais.
Na funcionalidade de “Inserir Imóvel” poderá associar um imóvel - que possua tanto a situação da ligação de água quanto à de esgoto, na condição de potencial ou factível - ao cliente cadastrado como “Cliente Usuário Desconhecido”, cujo código será informado na tabela de sistema parâmetros. Nas inclusões de imóveis, quando o cliente usuário não for informado, o sistema, automaticamente, associará o imóvel a esse código de cliente.
Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não há necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue:
Na funcionalidade “Informar Parâmetros do Sistema” foi criado o indicador “Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro”. As funcionalidades “Inserir/Atualizar Registro Atendimento” e “Emissão de Ordens Seletivas” foram alteradas para identificar esse parâmetro.
Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde o atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um “Registro de Atendimento” e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação.
Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no Registro Atendimento:
Caso o Registro Atendimento não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo “WebService”. Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o “Webservice”: “Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório”. Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o “Webservice”: “ inválido (a)”.
O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE.
O número do PROTOCOLO do “Registro Atendimento” será retornado para o “Webservice” quando o mesmo for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada).
Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir “Registro Atendimento”, do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o “Registro Atendimento” existente e retorna para o “Webservice” o número do protocolo de reiteração gerado.
O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um “Registro Atendimento” existente. Caso o “Registro Atendimento” esteja na situação PENDENTE, o sistema fará a reiteração e retornará para o usuário o número do protocolo referente à reiteração registrada. Caso a situação do “Registro Atendimento” esteja na situação ENCERRADO, o sistema retorna a informação de que o “Registro Atendimento” associado ao protocolo informado já foi atendido. Caso não exista “Registro Atendimento” para o número de protocolo recebido como parâmetro de pesquisa, o sistema retorna a informação de que não existe “Registro Atendimento” para o número de protocolo informado.
O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a “ATENDIMENTO INTERNET”, quando o tipo de solicitação do “Registro Atendimento” gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação.
Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente:
Após a conclusão da RA e Geração do protocolo, será enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento.
Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento.
Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do “Registro Atendimento” X GEO.
A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS.
Nos testes iniciais foram identificados alguns ajustes:
Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o “Registro Atendimento” para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.
Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas:
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.
Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à “Devolução de Pagamentos em Duplicidade”; “Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento”; e “Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago”, clique em Devolução de Valores.
O sistema permite a devolução de valores a menor para “DEVOLUCAO PAGAMENTO NAO CONFORME. Valor Pagamento - Valor Corrigido = Valor da devolução):
Verifica Valor Total da Devolução
Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO.
A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessária a integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS.
Foi alterada a funcionalidade ”Inserir Registro de Atendimento“ para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.
O pressuposto da integração é manter para o GISComp, os mesmos parâmetros que já são utilizados pelo PROGIS.
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