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ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca

Inserir Ação de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é inserir uma ação de cobrança, evitando a emissão de aviso de corte para cliente que possua CPF/CNPJ válido, e que, algum dia, já foi enviado para o SPC ou SERASA. A funcionalidade pode ser acessada no caminho: GSAN > Cobranca > Ação de Cobrança > Inserir Ação de Cobrança.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo, ou a tela aqui para clientes que utilizam a versão do GSAN em Postgree, ou a tela aqui para a MANAM.

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Mensagem SMS / E-mail (Cobrança)

Para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree, foram alteradas as funcionalidades Inserir Ação de Cobrança e Manter Ação de Cobrança, para gerar o indicador de envio de mensagem por SMS, ou por E-Mail, com número máximo de tentativas de envio. Desse modo, uma ação poderá estar associada ao envio de SMS e/ou E-Mail. Esse tipo de ação não deve gerar ordens de serviço, nem ter o indicador de cronograma igual a SIM. Além disso, não deve ter sucessora e nem predecessora. Caso a indicação de mensagem esteja selecionada como SIM, é obrigatório informar a mensagem por extenso.

Informe os campos da tela Inserir Ação de Cobrança (para instruções sobre o preenchimento dos campos clique aqui) e clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  1. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem Tabela « nome da tabela » inexistente.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção.
  2. Verificar a existência de ação com mesma ordem:
    1. Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, o sistema exibe a mensagem Ação de Cobrança « xxxxxxx » já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado.
  3. Verificar se ação compõe o cronograma:
    1. Caso o indicador de Ação Obrigatória esteja selecionado como Sim e o indicador de Compõe o cronograma esteja selecionado como Não, o sistema exibe a mensagem Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma.
  4. Verificar existência do critério de cobrança:
    1. Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem Critério de Cobrança inexistente.
  5. Verificar existência do tipo de serviço:
    1. Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem Tipo de Serviço inexistente.
  6. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do ação de cobrança, será exibida a mensagem Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».
  7. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;
    2. Caso contrário, o sistema exibe a mensagem Ação de Cobrança « xxxxxxxxx » inserido com sucesso, bem como apresenta os links Menu Principal e Inserir outra Ação de Cobrança, desviando o controle conforme a opção.
  8. Verificar se número de ordem é menor que o da predecessora:
    1. Caso o número de ordem informado seja menor que o de sua ação predecessora, o sistema exibe a mensagem Número de Ordem da ação não pode ser menor que o número de ordem de sua ação predecessora.
  9. Habilitar/Desabilitar Botão (SMS):
    1. Caso o indicador de Por SMS esteja selecionado com Sim, o sistema habilita o botão (SMS) e o Texto SMS para ser digitado/selecionado.
    2. Caso contrário, o botão (SMS) e o Texto SMS são desabilitados.
  10. Habilitar/Desabilitar Botão (E-MAIL):
    1. Caso o indicador de Por E-MAIL esteja selecionado com Sim, o sistema habilita o botão (E-MAIL) e o Texto E-MAIL para ser digitado/selecionado.
    2. Caso contrário, o botão (E-MAIL) e o Texto E-MAIL são desabilitados.
  11. Verificar seleção de dados:
    1. Caso não exista seleção de dados, o sistema exibe a mensagem Selecione antes o dado que será incluído no texto.
  12. Validar quantidade de colunas digitadas/selecionadas:
    1. Caso a contagem de caracteres digitados mais o número de dígitos do campo adicionado, seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, o sistema exibe a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 57 (cinquenta e sete) posições do código de barras é maior que o máximo permitido « xxxxx »!.
  13. Inserir o campo selecionado no texto SMS:
    1. Incluir no final do texto SMS o xxxx e acrescentar xxxx ao contador de caracteres digitados.
  14. Inserir o campo selecionado no texto E-MAIL:
    1. Inclui no final do texto SMS o xxxxxx da seleção.
  15. Validar quantidade de colunas digitadas:
    1. Caso o contador de caracteres digitados/selecionados seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, o sistema exibe a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 57 (cinquenta e sete) posições do código de barras é maior que o máximo permitido « xxxxx »!.
  16. Validar seleção de campos:
    1. Caso o indicador de Por SMS ou Por E-MAIL esteja selecionado com Sim, o sistema verifica:
      1. A seleção de enviar Mensagem e Serviço associados;
      2. A seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora;
      3. A seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma;
      4. A integridade do texto de SMS;
      5. A integridade do texto de E-MAIL;
    2. Caso contrario, o sistema verifica:
      1. A seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora.
  17. Verificar seleção de enviar Mensagem e Serviço associado:
    1. Caso tenha sido informado o tipo de serviço, o sistema exibe a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode ter serviço associado!.
  18. Verificar seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora:
    1. Caso tenha sido informado Ação Predecessora, o sistema exibe a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode ter Ação Predecessora!.
  19. Verificar seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma:
    1. Caso o campo indicador de Compõe o cronograma seja Sim, o sistema exibe a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode compor cronograma!.
  20. Verificar se Ação Predecessora possui mensagem (SMS/E-MAIL):
    1. Caso a Ação Predecessora selecionada possua mensagem (SMS/E-MAIL) configurada, o sistema exibe a mensagem Ação predecessora não pode ter mensagem de SMS/E-MAIL associada!.
  21. Verificar a integridade do texto de SMS:
    1. Caso exista no texto uma sequencia de dados inválida (Delimitada por { e }, que não exista na tabela do sistema = texto delimitado), o sistema exibe a mensagem O texto do SMS está com dados inválidos: « Dado inválido ».
  22. Verificar a integridade do texto de E-MAIL:
    1. Caso exista no texto uma sequência de dados inválida (Delimitada por { e }, que não exista na tabela do sistema = texto delimitado), o sistema exibe a mensagem O texto do E-MAIL está com dados inválidos: « Dado inválido ».
  23. Validar Número de Ordem no Cronograma:
    1. Caso o indicador de Compõe cronograma esteja selecionado como Sim, o sistema verifica:
    2. Existência de ação com mesma ordem;
    3. Se número de ordem é menor que o da predecessora.

Já o indicador Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido, foi criado para não geração da ação para CPF/CNPJ válido e, no critério de cobrança, será indicado para a ação de cobrança selecionada, possibilitando ao usuário decidir se deseja emitir, ou não, avisos para clientes que estejam nas condições.

Criado uma nova ação de cobrança Fiscalização da Situação de Esgoto.

Criado um novo tipo de documento de cobrança Notificação da Situação de Esgoto.

Tela Inserir Ação de Cobrança Manam

No caso da MANAM, a tela é visualizada com os campos diferentes:

Dentre os campos diversos, estão os Número da 1ª R.D; Número da 2ª R.D e Número da 3ª R.D. Esses campos informam o número da resolução da diretoria, associada à ação de cobrança. Caso o usuário escolha no Tipo de Documento a ser Gerado a opção Carta com Opções de Pagamento, o sistema permite que sejam preenchidos os campos Número da 1ª R.D., Número da 2ª R.D. e Numero da 3ª R.D., sendo que o primeiro é de preenchimento obrigatório, e os demais, opcionais. Por conta da não obrigatoriedade do preenchimento dos atributos Número da 2ª R.D. e Número da 3ª R.D. a rotina de geração da cobrança realiza a execução apenas das cobranças das R.D. informadas.

Para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique AQUI.

Preenchimento dos Campos Manam

CampoPreenchimento dos Campos
Descrição da Ação de CobrançaCampo obrigatório - Informe uma descrição por extenso para a ação de cobrança com, no máximo, 27 caracteres.
Número de Dias de Validade da AçãoCampo obrigatório - Informe com até 4 dígitos o número de dias de validade da ação de cobrança.
Número de Dias para a Realização da AçãoInforme a quantidade de dias para a realização da ação de cobrança.
Ação PredecessoraSelecione uma ação predecessora à ação de cobrança, por exemplo, um aviso de corte que precederá o corte em si.
Número de Dias entre a Ação e sua PredecessoraInforme o número de dias entre a ação predecessora e a ação de cobrança.
Número de Dias de VencimentoInforme a quantidade de dias para o vencimento do débito informado.
Tipo de Documento a ser GeradoSelecione, obrigatoriamente, das opções disponibilizadas pelo sistema, o tipo de documento a ser gerado pela ação.
Situação da Ligação de Água dos ImóveisSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de água dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.
Situação da Ligação de Esgoto dos ImóveisSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de esgoto dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.
Critério de CobrançaCampo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, ou clique no botão para selecionar o critério desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser GeradaInforme o código do tipo de serviço cadastrado, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Ordem no CronogramaInforme o número da ordem que compõe o cronograma de cobrança geral da empresa.
Número da 1ª R.DInforme obrigatoriamente o número da primeira resolução de diretoria associada à cobrança.
Número da 2ª R.DInforme o número da segunda resolução de diretoria associada à cobrança.
Número da 3ª R.DInforme o número da terceira resolução de diretoria associada à cobrança.
Considera Créditos a RealizarCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Guia de PagamentoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Cliente Usuário Sem CPF/CNPJ?Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Endereço Sem CEP?Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Compõe o CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Ação ObrigatóriaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Pode ser Repetida no CicloCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Provoca Suspensão de AbastecimentoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Débitos a CobrarCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Acréscimos por ImpontualidadeCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Gera TaxaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Pode Emitir Boletins de CadastroCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Pode ser Executada para Imóveis sem DébitoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Descrição da Ação de CobrançaCampo obrigatório - Informe uma descrição por extenso para a ação de cobrança com, no máximo, 27 caracteres.
Número de Dias de Validade da AçãoCampo obrigatório - Informe com até 4 dígitos o número de dias de validade da ação de cobrança.
Ação PredecessoraSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a ação que deve ser tomada anteriormente à nova ação de cobrança.
Número de Dias Entre a Ação e Sua PredecessoraInforme o número de dias entre a ação e sua Predecessora.
Este campo só será disponbilizado quando selecionada uma ação predecessora.
Número de Dias de VencimentoInforme o número de dias de vencimento a ser considerado no processamento da ação de cobrança.
Tipo de Documento a Ser GeradoCampo obrigatório - Selecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, o tipo de documento que a ação de cobrança gerará.
Situação da Ligação de Água dos ImóveisSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de água dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.
Situação da Ligação de Esgoto dos ImóveisSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de esgoto dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.
Critério de CobrançaCampo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, ou clique no botão para selecionar o critério desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser GeradaInforme o código do tipo de serviço cadastrado, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Compõe o CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não para informar se a nova ação de cobrança irá compor o cronograma de cobrança geral da empresa. Em caso negativo, o campo Ordem no Cronograma ficará desabilitado.
Ordem no CronogramaCampo obrigatório - Informe a ordem no cronograma.
Ação ObrigatóriaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Pode Ser Repetida no CicloCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Provoca Suspensão de AbastecimentoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Débitos a CobrarCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Créditos a RealizarCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Notas PromissoriaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Considera Acréscimos por ImpontualidadeCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Gera TaxaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Pode Emitir Boletins de CadastroCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Pode Ser Executada para Imóveis Sem DébitoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Usa Metas no CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Usa Ordenamento: No CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Usa Ordenamento: Nas EventuaisCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Situação do Débito Interfere na Situação da AçãoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Limite de Dias Para Remuneração de TerceirosInforme o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.
Seleção Ordenando por Valor DecrescenteCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Validar por Item CobradoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Efetuar Ação para CPF/CNPJ VálidoCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Enviar Mensagem:
Por SMSCampo obrigatório - Posiciona na opção Não e permite que seja alterada para opção Sim para envio de mensagem SMS.
Por E-MAILCampo obrigatório - Posiciona na opção Não e permite que seja alterada para opção Sim para envio de mensagem via e-mail.
Número Máximo de Tentativa de Envio para E-MAILO número máximo de tentativas de envio: campo numérico com 2 dígitos, será obrigatório, caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou E-MAIL.
Selecione os Dados para o TextoCampo obrigatório - Caso seja campos para envio de SMS, selecione uma opção por vez e clique no botão .
Caso seja campos para envio de E-MAIL, selecione uma opção por vez e clique no botão .
Texto SMSInforme o texto para ser enviado para o cliente via SMS.
Este campo foi parametrizado no sistema parâmetro, campo Tamanho Máximo da Mensagem (Informar Parâmetros do Sistema), limitada em 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres (para atender a limitação da operadora).
Será acrescentado o código de barras ao final do texto (57 posições).
Texto E-MAILInforme o texto para ser enviado para o cliente via E-MAIL.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem SMS.
Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem E-MAIL.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção do dados.

Referências

Termos Principais

Vídeo

Inserir Ação de Cobrança

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