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Consultar Registro de Atendimento

Esta funcionalidade faz parte do processo Manter Registro de Atendimento, e pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Manter Registro de Atendimento.

Inicialmente o sistema apresenta a tela Filtrar Registro de Atendimento para que seja efetuado o filtro dos Registros de Atendimento a serem mantidos.

Após a execução do filtro:

  1. Caso tenham sido selecionados mais de um Registro Atendimento; o sistema apresentará a tela Manter Registro de Atendimento, com a relação dos Registros de Atendimento pesquisados, para que você selecione qual deles deseja manter.
  2. Caso tenha sido selecionado apenas um Registro Atendimento; o sistema virá, direto, para a tela Consultar Registro de Atendimento:
  3. Para a CAERN, ao inserir uma leitura com estouro de consumo, o sistema abre diretamente um registro de atendimento de Revisão de Consumo, gerado durante o fechamento da rota, conforme exemplo AQUI.


Observação

Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Para a MANAM, o campo Motivo Abertura é visualizado no quadro Dados Gerais do Registro de Atendimento. Esse campo é selecionado na funcionalidade Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais a partir de uma lista de valores definidos previamente e é de preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados. Ele é visualizado caso a especificação exija que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado.

Para a CAGEPA, no quadro Dados Gerais do Registro de Atendimento os campos que indicam Indicador de Processo Administrativo e Judicial e Número do Processo na Agência são visualizados, conforme exemplo AQUI.

Por solicitação da Compesa, na funcionalidade de Manter Registro de Atendimento, tela de Consulta, foi incluída a chamada para consulta do calendário de abastecimento e manutenção.

  1. Caso exista um imóvel no registro de atendimento, será retornado o calendário da área operacional do imóvel informado para o mês/ano corrente.
  2. Caso o imóvel não exista, será exibida em POPUP, a tela de Consulta de Calendário com o filtro padrão.
  3. Caso o imóvel informado não tenha área operacional ou calendário cadastrado para a área operacional no mês corrente, o sistema exibirá a mensagem informando que não existe calendário cadastrado.


Nesta tela, o sistema apresenta os dados do Registro de Atendimento e coloca à sua disposição as seguintes opções de manutenção:

  1. Imprimir Via Cliente do Registro de Atendimento


As opções de manutenção do Registro de Atendimento estarão habilitadas ou desabilitadas em função da situação do Registro de Atendimento, conforme a tabela abaixo:

FuncionalidadePendenteEncerradoBloqueado
AtualizarHabilitadoDesabilitadoDesabilitado
ReiterarHabilitadoDesabilitadoDesabilitado
TramitarHabilitadoDesabilitadoDesabilitado
Gerar O.S.HabilitadoDesabilitadoDesabilitado
EncerrarHabilitadoDesabilitadoHabilitado
Consultar O.S.HabilitadoHabilitadoDesabilitado
ReativarDesabilitadoHabilitadoDesabilitado
ImprimirHabilitadoHabilitadoHabilitado
Consultar SolicitantesHabilitadoHabilitadoDesabilitado
Consultar TrâmitesHabilitadoHabilitadoDesabilitado

Você poderá, também, selecionar outro registro de atendimento, informando o número no campo Número do RA e clicando no botão .


Consultar Registro de Atendimento - CAGEPA


Para a CAGEPA, caso o tipo de serviço informado tenha o parâmetro de Manutenção de Rede atualizado como SIM AQUI, na hipótese de ter sido informado que haverá interrupção de serviços de Rede, ao clicar no botão , o sistema acessa a Gerar Ordem de Serviço, onde é possível atualizar os dados de data e duração, enviando os dados para o sistema SIGO.

Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o Valor Sugerido do serviço tenha sido informada na Inserir Registro de Atendimento, aqui na consulta do registro de atendimento, o campo Quantidade de Parcelas aparece preenchido com a quantidade de parcelas definida durante o registro de atendimento.


Consultar Registro de Atendimento Revisão de Consumo - CAERN

Acima, temos a consulta de um registro de atendimento de revisão de consumo da CAERN, gerado no fechamento da rota, durante o processo de leitura simultânea detalhado AQUI. O motivo da revisão pode ser lido no campo Observação, do quadro Dados Gerais do Registro de Atendimento. Além do registro de atendimento, o sistema gera uma ordem de serviço de verificação de consumo, conforme modelo AQUI.



Consultar Registro de Atendimento - DESO


Acima, temos a consulta de um registro de atendimento de ligação da DESO. Nela, visualizamos o link Documento Tipo de Solicitação. Caso o tipo de especificação esteja associado a um tipo de solicitação parametrizado para liberar a emissão de um documento (parametrização feita AQUI), o link é visualizado para emissão do documento durante a consulta do registro de atendimento, conforme modelo AQUI.

Também para a DESO, é possível consultar os dados da reiteração de um registro de atendimento, clicando no quadro Dados de Reiteração:


Agora, clicando sobre o link do Nome do Solicitante você visualiza o protocolo de reiteração do registro de atendimento:



Preenchimento dos Campos

A tela Consultar Registro de Atendimento é composta pelos seguintes grupos de Informação:

CampoOrientações para Preenchimento
Pesquisar outro Registro de Atendimento:
Número do RA

Caso deseje consultar outro Registro de Atendimento, informe o número do Registro de Atendimento e clique no botão .
Regra associada: Neste caso, o sistema atualiza os dados do Registro de Atendimento, com os novo registro informado. Botões de Navegação entre Registros de Atendimento: estes botões só serão apresentados, caso tenham sido selecionados mais de um Registro de Atendimento.
, para voltar para o Registro de Atendimento anterior. Se estivermos no 1º Registro de Atendimento da lista, este botão não será apresentado.
, para ir para o próximo Registro de Atendimento. Se estivermos no último Registro de Atendimento da lista, este botão não será apresentado.
Caso o registro de atendimento não tenha registro de atendimento associado, o sistema retira da tela a linha correspondente aos dados do RA associado (registro de atendimento sem registro de atendimento associado.

Dados Gerais do Registro de Atendimento:
Número do RA

Regra associada: Este campo só será apresentado caso exista um outro Registro de Atendimento associado ao Registro de Atendimento que está sendo consultado. Neste caso, serão apresentadas as seguintes informações do Registro de Atendimento associado:
Número do RA\ Situação do RA.

Dados do RA Associado

Este campo só será apresentado caso exista um outro Registro de Atendimento associado ao Registro de Atendimento que está sendo consultado. Neste caso, serão apresentadas as seguintes informações do Registro de Atendimento associado:
Número do RA\ Situação do RA.

Número ManualInforme o número do RA.
Regra associada: Caso o atendimento tenha sido realizado online, o sistema exibe a tela com a opção online selecionada; caso contrário, exibe a tela com a opção manual selecionada.
Grupo de AtendimentoExibe o grupo de atendimento.
Tipo da SolicitaçãoExibe o tipo de solicitação.
EspecificaçãoExibe a especificação.
Motivo da Abertura

Campo obrigatório. É selecionado a partir de uma lista de valores definidos previamente, na funcionalidade de Inserir Registro de Atendimento.
Regra associada: De preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados. Ele é visualizado para a MANAM, caso a especificação exija que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado.

Tipo do AtendimentoExibe o Tipo do Atendimento.
Data do AtendimentoExibe a Data do Atendimento.
Hora do AtendimentoExibe a Hora do Atendimento.
Tempo de Espera para AtendimentoExibe o Tempo de Espera para Atendimento:
Hora de início, e;
Hora de fim do atendimento.
Data PrevistaExibe a Data Prevista.
Meio de SolicitaçãoExibe o Meio de Solicitação.
Unidade de AtendimentoExibe a Unidade de Atendimento.
Unidade AtualExibe a Unidade Atual.
ObservaçãoExibe eventuais observações existentes.
Dados do Local de Ocorrência

Para ver estes dados, você deve clicar no link existente no título. Uma vez expandida as informações do grupo, ao clicar novamente no link, as informações serão omitidas; e assim sucessivamente.

Dados do Imóvel (Matrícula e Inscrição)

Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel, então o sistema habilitará o botão , para que você possa consultar os débitos do imóvel associado ao Registro de Atendimento.
Regra associada: Para obter mais informações, clique em Consultar Débitos do Imóvel.

Endereço da OcorrênciaExibe o Endereço da Ocorrência.
Ponto de ReferênciaExibe o Ponto de Referência.
Dados da Área do Bairro (Município, Bairro e Área do Bairro) Exibe os Dados da Área do Bairro (Município, Bairro e Área do Bairro).
Caso o Registro de Atendimento esteja associado a uma Área de Bairro.
LocalidadeExibe a Localidade.
Setor ComercialExibe o Setor Comercial.
QuadraExibe a Quadra.
Divisão de EsgotoExibe a Divisão de Esgoto.
Local da OcorrênciaExibe o Local da Ocorrência.
Pavimento da RuaExibe o Pavimento da Rua.
Pavimento da CalçadaExibe o Pavimento da Calçada.
Descrição do Local da OcorrênciaExibe a Descrição do Local da Ocorrência.
Dados do SolicitantePara ver estes dados, você deve clicar no link existente no título. Uma vez expandida as informações do grupo, ao clicar novamente no link, as informações serão omitidas; e assim sucessivamente.
Cliente SolicitanteCaso o principal solicitante do Registro de Atendimento seja um Cliente.
Unidade Solicitante e Funcionário ResponsávelCaso o principal solicitante do Registro de Atendimento seja uma Unidade.
Nome do SolicitanteCaso o principal solicitante do Registro de Atendimento não seja um Cliente nem uma Unidade.
Endereço do SolicitanteExibe o Endereço do Solicitante.
Ponto de ReferênciaExibe o Ponto de Referência.
Telefone do SolicitanteExibe o Telefone do Solicitante.
Dados da Última TramitaçãoPara ver estes dados, você deve clicar no link existente no título. Uma vez expandida as informações do grupo, ao clicar novamente no link, as informações serão omitidas; e assim sucessivamente.
Unidade de OrigemExibe a Unidade de Origem.
Unidade AtualExibe a Unidade Atual.
Data do TrâmiteExibe a Data do Trâmite.
Hora do TrâmiteExibe a Hora do Trâmite.
Usuário ResponsávelExibe o Usuário Responsável.
Parecer do TrâmiteExibe o Parecer do Trâmite.
Dados da ReiteraçãoPara ver estes dados, você deve clicar no link existente no título. Uma vez expandida as informações do grupo, ao clicar novamente no link, as informações serão omitidas; e assim sucessivamente.
QuantidadeExibe a Quantidade.
Data e Hora da Última ReiteraçãoExibe a Data e Hora da Última Reiteração.
Dados da ReativaçãoPara ver estes dados, você deve clicar no link existente no título. Uma vez expandida as informações do grupo, ao clicar novamente no link, as informações serão omitidas; e assim sucessivamente.
Número do RA AtualExibe o Número do RA Atual.
Situação do RA AtualExibe a Situação do RA Atual.
Motivo da ReativaçãoExibe o Motivo da Reativação.
Data e Hora da ReativaçãoExibe a Data e Hora da Reativação.
Data Prevista do RA AtualExibe a Data Prevista do RA Atual.
Unidade da ReativaçãoExibe a Unidade da Reativação.
Unidade do RA atualExibe a Unidade do RA atual.
ObservaçãoExibe a Observação.
Dados do EncerramentoPara ver estes dados, você deve clicar no link existente no título. Uma vez expandida as informações do grupo, ao clicar novamente no link, as informações serão omitidas; e assim sucessivamente.
Motivo do EncerramentoMotivo do Encerramento.
Dados do RA de ReferênciaCaso o Registro de Atendimento tenha sido encerrado por duplicidade, o sistema exibe:
Número do RA de Referência;
Situação do RA de Referência.
Data e Hora do EncerramentoExibe a Data e Hora do Encerramento.
Data PrevistaExibe a Data Prevista.
Unidade do EncerramentoExibe a Unidade do Encerramento.
Usuário Responsável pelo EncerramentoExibe o Usuário Responsável pelo Encerramento.
Parecer do EncerramentoExibe o Parecer do Encerramento.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade

Utilize este botão para, caso deseje, efetuar a seleção de outro Registro de Atendimento. É necessário que você informe o número do RA no campo correspondente. Após informar o número do RA, e clicar neste botão, o sistema irá atualizar a tela com as informações do Registro de Atendimento informado.

Caso a tela de filtro tenha selecionado mais de um Registro de Atendimento, então este botão será apresentado para que você navegue entre os Registros de Atendimento selecionados. Utilize-o para apresentar as informações do Registro de Atendimento imediatamente anterior ao que está sendo apresentado na tela. Se estivermos no primeiro Registro de Atendimento da lista, então este botão não será apresentado.

Caso a tela de filtro tenha selecionado mais de um Registro de Atendimento, então este botão será apresentado para que você navegue entre os Registros de Atendimento selecionados. Utilize-o para apresentar as informações do Registro de Atendimento imediatamente posterior ao que está sendo apresentado na tela. Se estivermos no último Registro de Atendimento da lista, então este botão não será apresentado.

Este botão será apresentado ao expandirmos os Dados do Local de Ocorrência. Caso o local de ocorrência do Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel, então este botão estará habilitado. Caso contrário, desabilitado. Utilize-o para consultar os débitos do imóvel associado ao Registro de Atendimento. Ao ser acionado, ativará a tela de popup Consultar Débitos do Imóvel.

Utilize este botão para ativar a opção Atualizar Registro de Atendimento, onde você poderá efetuar a atualização dos dados do Registro de Atendimento. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente.

Utilize este botão para efetuar a reiteração de um Registro de Atendimento. A reiteração corresponde a uma nova demanda para o mesmo Registro de Atendimento. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente. Ao ser clicado, o sistema irá efetuar as seguintes validações: O Registro de Atendimento não pode estar Encerrado, nem Bloqueado; O prazo para atendimento já deve estar expirado; Não pode haver mais de uma reiteração em um mesmo dia; A reiteração só poderá ser realizada pela Unidade Organizacional que registrou o RA.

Utilize este botão para ativar a opção Tramitar Registro de Atendimento, onde você poderá transferir o Registro de Atendimento para outra Unidade Organizacional. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente.

Utilize este botão para ativar a opção Encerrar Registro de Atendimento, onde você poderá efetuar o encerramento do Registro de Atendimento. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente, ou Bloqueado.

Utilize este botão para ativar a opção Reativar Registro de Atendimento, onde você poderá efetuar a reativação de Registro de Atendimento encerrado. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Encerrado.

Utilize este botão para solicitar a geração da ficha com os dados do Registro de Atendimento. O sistema irá apresentar uma janela solicitando o formato em que você deseja gerar a ficha. Obs: Caso não visualize a janela, vá para o início da tela. Escolha o formato entre as opções (PDF, RTF, XLS, HTML) e clique no botão Gerar. Clique em Informações - Como Gerar Relatório para obter ajuda.

Utilize este botão para ativar a opção Gerar Ordem de Serviço, onde você poderá efetuar a geração de uma Ordem de Serviço para o Registro de Atendimento. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente.

Utilize este botão para ativar a opção Consultar Solicitantes do Registro de Atendimento, e obter a relação dos solicitantes. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente, ou Encerrado.

Utilize este botão para ativar a opção Consultar Trâmites do Registro de Atendimento, e obter o caminho percorrido pelo Registro de Atendimento, entre as Unidades Organizacionais, até o momento. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente, ou Encerrado.

Utilize este botão para ativar a opção Consultar Ordens de Serviço do Registro de Atendimento. Este botão só estará habilitado quando a situação do Registro de Atendimento for igual a Pendente, ou Encerrado.

Utilize este botão para solicitar a geração da ficha com os dados do Registro de Atendimento (Via do Cliente). O sistema irá apresentar uma janela solicitando o formato em que você deseja gerar a ficha. Escolha o formato entre as opçoes (PDF, RTF, XLS, HTML) e clique no botão Gerar. Clique em Informações - Como Gerar Relatório para obter a ajuda para a geração de relatório.

Utilize este botão para voltar para a tela anterior. Filtrar Registro de Atendimento - Caso tenha sido selecionado apenas um Registro de Atendimento. Manter Registro de Atendimento - Caso tenham sido selecionados mais de um Registro de Atendimento.

Utilize este botão para consultar a programação de abastecimento.


Referências

Termos Principais

Vídeos

Consultar Registro de Atendimento




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