Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_ligacao_de_agua

Efetuar Ligação de Água

O objetivo desta funcionalidade é efetuar uma ligação de água. Ela pode ser acessada via Menu do Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Água. Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos AQUI.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, informe o número da ordem de serviço, ou selecione a ordem de serviço, clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Caso o usuário tenha permissão especial para efetuar uma ligação de água sem registro de atendimento (RA), informe o número da ordem de serviço ou a matrícula do imóvel. Caso a funcionalidade não tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o número da ordem de serviço será exibido e não permite alteração.

Atenção: para a CAERN, o quadro Dados da Sondagem é visualizado em duas situações: os dados da sondagem foram informados no encerramento da ordem de serviço (não podem ser alterados), ou quando parametrizado. Nesse caso é possível informar opcionalmente os campos: Tipo de Sondagem (lista contendo as opções Manual, Mecânica e Georadar); Profundidade (campo numérico com duas casas decimais) e Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda (campo numérico com duas casas decimais).

Dito isso, informe os campos necessários, sinalizados na tela por um asterisco vermelho (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema executa algumas validações antes de efetuar a ligação de água:

  1. Validar Ordem de Serviço:
    1. Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
    2. Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Ligação de Água, o sistema exibe a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde à Ligação de Água.
    3. Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
    4. Caso a RD associada à Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: O RD «número do RD» associado à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
    5. Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução, e caso a quantidade de dias de aditivo, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada. Caso contrário, projeta a data de encerramento da OS, somando a quantidade de dias do aditivo com a data de encerramento. Se a data projetada for menor que a data corrente, será exibida a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
  2. Validar Situação de Água do Imóvel:
    1. Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL e FACTÍVEL e EM FISCALIZAÇÃO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «xxxxxxxx» está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização.
  3. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  4. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  5. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Ligação de Água do imóvel «xxxxxxx» efetuada com sucesso.
  6. Verificar situação do imóvel:
    1. Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem: Imóvel «xxxxxxx» associado a ordem de serviço não está ativo.
  7. Verificar situação rede de água da quadra:
    1. Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel (indicador correspondente a Não), será exibida a mensagem Não existe rede de água na quadra do imóvel «xxxxxxx».
    2. Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel (indicador correspondente a Não), será exibida a mensagem: Não existe rede de água na face de quadra do imóvel «xxxxxxx».
  8. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  9. Verificar Existência do Tipo de Débito:
    1. Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  10. Validar Motivo da Não Cobrança:
    1. Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
  11. Validar Percentual de Cobrança:
    1. Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
  12. Validar Quantidade de Parcelas:
    1. Caso a quantidade de parcela informada seja igual a 0 (zero), o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser igual a 0(zero).
    2. Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».
  13. Alteração de Valor:
    1. Caso o indicador de permissão de alteração de valor tenha valor igual a Sim, o sistema permite que o usuário altere o valor indicado.
  14. Verificar existência da matrícula do imóvel:
    1. Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, a seguinte mensagem é exibida: Matrícula inexistente.
  15. Verificar tarifa de consumo associada:
    1. Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado e, caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, o sistema exibe a mensagem: Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado.
  16. Verificar existência da ligação de água:
    1. Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
    2. A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.


Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Ligação Água

Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o Valor Sugerido do serviço tenha sido informada na Inserir Registro de Atendimento, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro Dados da Geração do Débito visualizados, com destaque para o campo Quantidade de Parcelas, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Dados da Ligação:
Data da LigaçãoCampo obrigatório - Informe a data da ligação, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano). O sistema coloca as barras separadoras para edição da data (DD/MM/AAAA).
Diâmetro da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Material da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Perfil da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Local de Instalação do RamalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, de Conversão a Fundo. Informado este campo, o local de instalação pode ser visualizado AQUI.
Ligação OrigemSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Existe Lacre?Informe Sim para indicar que o hidrômetro tem Lacre. O campo Número do Lacre será disponibilizado para ser informado.
Caso não tenha Lacre (opção Não) o campo Número do Lacre não será disponibilizado.
Número do LacreInforme o número do lacre quando o campo Existe Lacre? for igual a Sim.
Matrícula FuncionárioInforme o número da matrícula do funcionário responsável pela ligação de água ou clique no botão , link Pesquisar Funcionário, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados da SondagemInforme opcionalmente os campos: Tipo de Sondagem (lista contendo as opções Manual, Mecânica e Georadar); Profundidade (campo numérico com duas casas decimais) e Distância do Imóvel Vizinho à Esquerda (campo numérico com duas casas decimais).
Tipo do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Motivo da Não CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.
Percentual de CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.
Quantidade de ParcelasCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Taxa de JurosCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor TotalCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor da ParcelaCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a ligação de água.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço

Registro de Atendimento


Export page to Open Document format

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_ligacao_de_agua.txt · Última modificação: 30/09/2020 17:32 por tadeu.sarmento