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Tabela de conteúdos
Gerar Ordem de Serviço
A seguir veremos os procedimentos necessários para geração da ordem de serviço, que pode ter a seguinte origem:
O sistema permite a geração de ordem de serviço, automaticamente, através das opções:
- Tela de sucesso de “Inserir Registro de Atendimento”
Vamos ver, agora, a ajuda para a opção “Gerar Ordem de Serviço”, quando acionada a partir das seguintes origens:
- Tela de sucesso de “Inserir Registro de Atendimento”
Recebe como parâmetro o “Registro de Atendimento”, para o qual, se deseja gerar a “Ordem de Serviço”.
O sistema apresenta um “hyperlink”, denominado “Dados do Registro de Atendimento”, que ao ser clicado expandirá a tela, apresentando os dados do “Registro de Atendimento”, para o qual, se deseja gerar a “Ordem de Serviço”:
- Número do RA;
- Situação do RA;
- Tipo de Solicitação;
- Especificação;
- Meio de Solicitação;
- Matrícula do Imóvel;
- Data e Hora do Atendimento;
- Data Prevista para o Atendimento;
- Data do Encerramento;
- Motivo do Encerramento;
—-
- Cliente Solicitante;
- Unidade Solicitante;
- Nome do Solicitante;
—-
- Endereço da Ocorrência;
- Ponto de Referência para o Local de Ocorrência;
- Bairro do Local de Ocorrência;
- Área do Bairro do Local de Ocorrência;
- Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência;
- Divisão de Esgoto;
—-
- Unidade de Atendimento;
- Unidade Atual do Registro de Atendimento.
Ao clicar, novamente, no “hyperlink” o sistema omitirá a consulta aos dados do “Registro de Atendimento”, e assim sucessivamente.
Você deverá informar os dados da “Ordem de Serviço” e clicar no botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da “Ordem de Serviço”.
O sistema coloca a sua disposição o botão para, caso deseje, você consulte as “Ordens de Serviço” já existentes para o “Registro de Atendimento”. Ao ser acionado, ativará a tela “Consultar O.S. do Registro de Atendimento”, com a relação das “Ordens de Serviço” existentes para o “Registro de Atendimento”.
Por solicitação da Compesa, a funcionalidade de “Gerar Ordem de Serviço” foi alterada para que, quando uma ordem de serviço for gerada, associada a um tipo de serviço com o indicador de intervenção no abastecimento e com imóvel associado, o sistema cria uma intervenção no calendário da área de abastecimento do imóvel, referido na ordem de serviço. Essa intervenção terá uma observação, registrando que a mesma foi criada através de uma ordem de serviço. A data inicial prevista para a intervenção será a data corrente, e a data final prevista será calculada a partir da quantidade de horas definida no tipo de serviço e da hora corrente.
Validações
O sistema efetuará validações em três momentos:
- Antes de solicitar os dados para gerar a “Ordem de Serviço”:
- A “Especificação do “Registro de Atendimento” deve permitir a geração de “Ordem de Serviço”;
- O “Registro de Atendimento” não pode estar “Encerrado”;
- O “Registro de Atendimento” deve estar na “Unidade Organizacional” em que foi aberto;
- Caso existam “Ordens de Serviço” pendentes para o “Registro de Atendimento”, o sistema apresentará uma mensagem de alerta.
- Durante o preenchimento dos campos:
- Veja no item “Preenchimento dos Campos”.
- Após acionar o botão
:
- Verificará se os campos obrigatórios foram preenchidos.
Valida Registro de Atendimento
- Caso o registro de atendimento seja recebido e a especificação associada ao mesmo não permita geração de ordem de serviço, será exibida a mensagem “Especificação da Solicitação do Registro de Atendimento « xxxxxx do registro de atendimento » não permite geração de ordem de serviço”;
- Caso o registro de atendimento seja informado e a situação do mesmo esteja encerrado, será exibida a mensagem “Situação do Registro de Atendimento « xxxxx do registro de atendimento » é « descrição da situação » e não permite geração de ordem de serviço”.
Valida Tipo de Serviço
- Caso o código do tipo de serviço informado não exista no sistema com indicador de uso igual a “ativo”, será exibida a mensagem “Serviço Tipo não Parametrizado”.
- Caso já exista ordem de serviço para o registro de atendimento informado com o mesmo tipo de serviço selecionado/informado na situação diferente de encerrada/executada, será exibida a mensagem “Já existe ordem de serviço « número da ordem de serviço » com este tipo de serviço « descrição do tipo de serviço » para este registro de atendimento « número do registro de atendimento »”.
Valida Ordem de Serviço
- Caso o código da ordem de serviço informado não exista no sistema, associado ao registro de atendimento informado, será exibida a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
- Caso o tipo de serviço de referência esteja informado e o tipo de serviço da ordem de serviço não tenha valor igual ao serviço de referência informado, será exibida a mensagem “Tipo de Serviço da Ordem de Serviço informada não está compatível com o tipo de serviço de referência « descrição do tipo de serviço de referência »”.
- Caso a situação da ordem de serviço informada como referência não esteja na situação definida no serviço tipo de referência, será exibida a mensagem “Tipo de Serviço da Ordem de Serviço de referência informada não está compatível com o tipo de serviço de referência « descrição do tipo de serviço de referência »”.
Valida Valor do Serviço
- Caso o valor informado não seja numérico, positivo e maior que zeros, será exibida a mensagem “Valor do Serviço deve ter números decimais positivos”.
Verifica preenchimento dos campos
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, será exibida a mensagem “Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado »”.
Verifica sucesso da transação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Geração da Ordem de Serviço « xxxx da ordem de serviço gerada » para o Registro de Atendimento número « número do registro de atendimento » gerado com sucesso”.
Alerta Existência Ordem de Serviço
- Caso existam ordens de serviço pendentes para o registro de atendimento informado, caso o mesmo tenha sido informado, será exibida o alerta “Existe(m) Ordem(ns) de Serviço pendentes associadas ao Registro de Atendimento”.
Verifica Existência de Unidade Correspondente à Localidade
- Caso não exista unidade correspondente à localidade do imóvel do documento de cobrança, será exibida a mensagem “Não existe unidade correspondente à localidade « XXXXXX » do documento de cobrança. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema”.
Verifica Existência de Unidade Correspondente à Empresa
- Caso não exista unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva, será exibida a mensagem “Não existe unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema”.
Verifica Existência de Mais de Uma Unidade Correspondente à Empresa
- Caso exista mais de uma unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva, será exibida a mensagem “Existe mais de unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema”.
Preenchimento dos campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Tipo de Serviço(*) | Campo obrigatório - Informe, ou selecione o “Tipo do Serviço” da “Ordem de Serviço”. * Caso a “Especificação” do “Registro de Atendimento” tenha uma coleção de “Tipos de Serviço” para geração de “Ordem de Serviço”, você deverá selecionar o “Tipo de Serviço” a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá informar o código de um “Tipo de Serviço”, e teclar “Enter”, ou clicar no botão “Pesquisar” ![]() Para limpar o campo, clique no botão ![]() |
Ordem de Serviço de Referência | Informe, ou selecione a “Ordem de Serviço de Referência” para o “Tipo de Serviço”. Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas abaixo: * O “Tipo de Serviço” informado exija um “Tipo de Serviço de Referência”, que exige uma “Ordem de Serviço de Referência”, Exemplo: - Tipo de Serviço = ????? - Tipo de Serviço de Referência = ????? - Neste caso, obrigatoriamente, você deverá informar uma “Ordem de Serviço de Referência”; * O “Tipo de Serviço” informado exija um “Tipo de Serviço de Referência”, que “não” exige uma “Ordem de Serviço de Referência”, mas não tem um “Tipo de Serviço de Referência” informado, Exemplo: - Tipo de Serviço = ????? - Tipo de Serviço de Referência = ????? - Neste caso, opcionalmente, você deverá informar uma “Ordem de Serviço de Referência”; Você deverá informar o código de um “Tipo de Serviço”, e teclar “Enter”, ou clicar no botão “Pesquisar” ![]() Para limpar o campo, clique no botão ![]() |
Tipo de Serviço de Referência | Informe, selecione, ou, apenas, confirme o “Tipo de Serviço de Referência” para o “Tipo de Serviço” informado. Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas abaixo: * O “Tipo de Serviço” informado exija um “Tipo de Serviço de Referência” “específico”, e “não” exija uma “Ordem de Serviço de Referência”, Exemplo: - Tipo de Serviço = ????? - Tipo de Serviço de Referência = ????? - Neste caso o sistema apresentará o “Tipo de Serviço de Referência” associado, e não permitirá que seja alterado. * O “Tipo de Serviço” informado exija um “Tipo de Serviço de Referência”, “não” exija uma “Ordem de Serviço de Referência”, mas “não” tem um “Tipo de Serviço de Referência” “específico”, Exemplo: - Tipo de Serviço = ????? - Tipo de Serviço de Referência = ????? - Neste caso, opcionalmente, você deverá informar um “Tipo de Serviço de Referência”; * Caso a “Especificação” do “Registro de Atendimento” tenha uma coleção de “Tipos de Serviço” para geração de “Ordem de Serviço”, você deverá selecionar o “Tipo de Serviço” a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá informar o código de um “Tipo de Serviço de Referência”, e teclar “Enter”, ou clicar no botão “Pesquisar” ![]() Após a informação do código de um “Tipo de Serviço de Referência”, ou da seleção de um “Tipo de Serviço de Referência” na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do “Tipo de Serviço de Referência” no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão ![]() |
Observação | Informe uma observação para a geração da “Ordem de Serviço” com, no máximo, 200 (duzentos) caracteres. |
Valor do Serviço Original | Este campo será preenchido com o valor original do serviço, após o preenchimento do campo “Tipo de Serviço”, e não pode ser alterado. |
Prioridade do Serviço Original | Este campo será preenchido com o valor da prioridade original do serviço, após o preechimento do campo “Tipo de Serviço”, e não pode ser alterado. |
Prioridade do Serviço Atual | Você poderá modificar a prioridade original, selecionando uma nova prioridade na lista apresentada ao lado do campo. |
Tela de Sucesso
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.
O sistema efetuará a geração da “Ordem de Serviço”, e apresentará a mensagem abaixo, quando a geração da “Ordem de Serviço” tiver sido realizada com sucesso.
“Geração da Ordem de Serviço (número da Ordem de Serviço) para o Registro de Atendimento número (número do Registro de Atendimento) efetuada com sucesso.”
O sistema apresentará duas opções após a geração da “Ordem de Serviço”. Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema.
- Voltar - Para voltar para a tela anterior (Consultar Registro de Atendimento).
- Este “hyperlink” não será apresentado, caso a origem da chamada tenha sido a partir do “hyperlink” existente na tela de sucesso da opção ”Inserir Registro de Atendimento“.
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Utilize este botão para ativar a funcionalidade ”Pesquisar Tipo de Serviço“. Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código do “Tipo de Serviço” que deseja informar. |
![]() | Utilize este botão para limpar as informações existentes relacionadas ao campo “Tipo de Serviço”. |
![]() | Utilize este botão para voltar para a tela ”Consultar Registro de Atendimento“, dependendo da origem da chamada. Este botão não será apresentado, caso a origem da chamada tenha sido a partir do “hyperlink” existente na tela de sucesso da opção ”Inserir Registro de Atendimento“. |
![]() | Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. |
![]() | Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. |
![]() | Utilize este botão para consultar as “Ordens de Serviço” existentes para o “Registro de Atendimento”. |
![]() | Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da “Ordem de Serviço”. Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação esta sendo realizada corretamente. |
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