Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.
Esta versão (07/12/2016 18:25) é um Rascunho.Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (13/07/2015 20:25) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Inserir Empresa
Esta funcionalidade tem como objetivo inserir uma empresa no cadastro do sistema. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro > Inserir Empresa.
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
Observação
| Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. | 
|---|
Acima, informe os dados necessários e clique no botão 
. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Abaixo, um exemplo da funcionalidade para empresas que utilizam o Oracle.
Após preencher os campos e clicar em 
 o sistema executa algumas validações:
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da forma de arrecadação, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
 
 - Verificar existência da empresa:
- Caso o nome da empresa já exista no sistema, a seguinte mensagem é exibida: Empresa «nome da empresa» já existe no cadastro.
 
 - Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
 
 - Verificar quantidade mínima de contas:
- Caso a quantidade informada seja menor que a quantidade informada na faixa anterior, o sistema exibe a mensagem: Quantidade informada tem que ser maior que a quantidade anterior.
 
 - Verificar percentual informado:
- Caso o valor informado do percentual seja inválido ou igual a zero ou maior que 100,00, o sistema exibe a mensagem: Valor informado do percentual está inválido.
 
 - Verificar percentuais de imóveis informados:
- Caso as informações de faixa de percentual de pagamento de cobrança estejam informadas, o sistema deverá verificar:
- Caso a soma dos percentuais de imóveis informados seja maior ou menor a 100,00, o sistema exibe a mensagem: Valor da soma dos percentuais de imóveis informados deve ser igual a 100,00.
 
 
 - Verificar campos informados:
- Caso o usuário clique no botão Adicionar e não tenha informado o campo Quantidade Mínima de Contas, o sistema exibe a mensagem: Informe quantidade mínima de contas.
 - Caso contrário, caso o usuário clique no botão Adicionar e não tenha informado o campo Percentual da Faixa, o sistema exibe a mensagem: Informe Percentual da Faixa.
 
 - Verificar pelo menos uma faixa informada:
- Caso o usuário tenha informado o campo Quantidade Mínima de Contas ou o campo Percentual da Faixa e não tenha adicionado nenhuma faixa na coleção de faixas de cobrança, o sistema exibe a mensagem Informe pelo menos uma Faixa de Cobrança.
 
 
Foram alteradas as funcionalidades Inserir Empresa e Manter Empresa, para que seja informado o percentual de imóveis por faixa de quantidade de contas em atraso.
Preenchimento dos Campos
| Campo | Orientações para Preenchimento | 
|---|---|
| Nome | Campo obrigatório - informe o nome da empresa. | 
| Nome Abreviado | Informe o nome da empresa abreviado. | 
| Informe o e-mail para futura troca de informação. | |
| Empresa Principal | Campo obrigatório - informe Sim se a empresa for a principal, caso contrário, informe Não. | 
| Indicador Empresa Cobrança | Campo obrigatório - informe Sim se a empresa for de cobrança, caso contrário, informe Não. | 
| Indicador Leitura | Campo obrigatório - informe Sim se a empresa realiza leitura dos hidrômetros nos imóveis; caso contrário, informe Não. | 
| Indicador Atualiza Cadastro | Campo obrigatório - informe Sim se a empresa atualiza cadastro, caso contrário, informe Não. | 
| Indicador Empresa PPP | Informe Sim se a empresa é PPP, caso contrário, informe Não. O valor default é Não. Este campo não é disponível para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree.  | 
	
| Data do Inicio do Contrato | Informe a data de inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão  , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.  | 
	
| Data de Encerramento do Contrato | Informe a data de encerramento do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão  , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.  | 
	
| Percentual do Pagamento das Contas Cobradas | Informe o percentual a ser pago como remuneração à empresa de cobrança pelos serviços realizados pela cobrança das contas. Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.  | 
	
| Quantidade de Meses Para Pagamento | Informe a quantidade de meses para pagamento. Este campo somente será disponibilizado quando as datas de inicio e encerramento do contrato forem informadas.  | 
	
| Quantidade Mínima de Contas | Informe a quantidade mínima de contas para a faixa de remuneração. Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.  | 
	
| Percentual da Faixa | Informe o percentual da faixa para remuneração. Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.  | 
	
| Percentual de Imóveis | Informe o percentual de imóveis na faixa, como sugestão para a tela Informar Contas de Cobrança por Empresa, no caminho: GSAN > Cobrança > Cobrança por Resultado > Informar Contas em Cobrança por Empresa. Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.  | 
	
Funcionalidade dos Botões
| Botão | Descrição da Funcionalidade | 
|---|---|
![]()  | Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário. | 
![]()  |  Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar as faixas de cobrança. Este botão somente será habilitado quando o indicador Empresa Cobrança estiver marcado com a opção Sim.  | 
	
![]()  | Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir a faixa de cobrança que fora adicionada. | 
![]()  | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. | 
![]()  | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | 
![]()  | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados da empresa. | 
Referências
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN


, link 


