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ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante

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Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante

Esta opção do sistema permite a inserção de um Registro Atendimento. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Inserir Registro de Atendimento.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.

Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba Solicitante, para que você informe os dados do solicitante do atendimento.

Preenchimento dos campos

Cliente

Informe o código de um Cliente, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos Clientes cadastrados. Após a informação do código de um Cliente, ou da seleção de um Cliente na tela de pesquisa, o sistema atualizará os seguintes campos na tela:

  1. Nome do Cliente;
  2. Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente;
  3. Telefones do Solicitante.

Este campo será obrigatório, caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija o Cliente. Caso contrário, será opcional. Caso tenha informado o imóvel na aba Local de Ocorrência, então o cliente deve ser um dos clientes do imóvel. O sistema verificará se o cliente já é um solicitante do Registro Atendimento. Caso não seja, será apresentada uma mensagem de erro correspondente.

Após informar o Cliente, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:

  1. Unidade Solicitante
  2. Funcionário Responsável
  3. Nome do Solicitante
  4. Endereço do Solicitante
  5. Telefones do Solicitante, com exceção do botão , que ficará habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do Registro Atendimento.

Para limpar o campo clique no botão . Ao clicar neste botão o sistema limpará os demais campos relacionados ao cliente.

Unidade Solicitante

Informe o código de uma Unidade Organizacional e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa das Unidades Organizacionais cadastradas.

Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente. O sistema irá verificar se a Unidade Solicitante informada já é solicitante do Registro Atendimento. Caso seja, o sistema apresentará uma mensagem de erro correspondente.

Após informar a Unidade Solicitante, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:

  • Cliente
  • Nome do Solicitante.

Para limpar o campo, clique no botão .

Funcionário Responsável

Informe a matrícula de um Funcionário, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos Funcionários cadastrados.

Após a informação da matrícula de um Funcionário, ou da seleção de um Funcionário na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do Funcionário no campo correspondente. Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo. Para informar o Funcionário é obrigatório que a Unidade Solicitante já tenha sido informada. Para limpar o campo, clique no botão .

Nome do Solicitante

Informe o nome do responsável pela solicitação. Caso este campo esteja habilitado, então será obrigatório informá-lo. Após informar o Nome do Solicitante, o sistema desabilitará os seguintes campos da tela:

  1. Cliente
  2. Unidade Solicitante
  3. Funcionário Responsável.

Enviar e-mail para Pesquisa de Satisfação

Atenção: Este campo somente será exibido se o Tipo de Solicitação for: Vazamento no Morro; Estouramento de Distribuidor; Vazamento no Ramal.

Caso o usuário informar Sim, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema validará o e-mail informado. Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informará a mensagem: Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não.

Caso o usuário escolha Sim, o sistema irá posicionar o cursor no campo de e-mail da aba do solicitante, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assumirá que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prosseguirá o fluxo normal de cadastramento.

Motivo Atendimento Incompleto

Selecione o motivo do atendimento incompleto, caso tenha ocorrido algum problema durante o atendimento.

Endereço de e-mail

Campo visualizado conforme parâmetro. Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.

Endereço do Solicitante:

Este campo será obrigatório, caso o botão esteja habilitado. Veja, abaixo, os procedimentos para Inserir, Atualizar e Remover o endereço, caso o campo esteja habilitado.

  • Para inserir um endereço clique no botão , que será aberta a tela Informar Endereço, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, …).
    • Após informar os dados do endereço, clique no botão Inserir para voltar à aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com o endereço informado.
    • Caso deseje fechar a tela Informar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão Fechar.
  • Para atualizar as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela Atualizar Endereço, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, …).
    • Após a atualização do endereço, clique no botão Atualizar para voltar à aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com as informações atualizadas.
    • Caso deseje fechar a tela Atualizar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão Fechar.
  • Para remover um endereço, clique no botão , que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
    • Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
    • Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do endereço.
    • Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
    • Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, efetuando a remoção do endereço na tabela.

Ponto de Referência

Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante. Este campo só será apresentado, caso o campo Endereço do Solicitante esteja informado.

Fones do Solicitante

Informe os telefones de contato do solicitante. É obrigatório informar pelo menos um telefone de contato. Você pode informar mais de um telefone.

Veja, abaixo, os procedimentos para Inserir e Remover o telefone.

  • Para inserir um telefone clique no botão adicionar.jpg, que será aberta a tela (Fones do Solicitante) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal).
    • Após informar os dados do telefone, clique no botão da tela Fones do Solicitante para voltar à tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento com o telefone informado.
    • Caso deseje voltar para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão .
    • Para remover um telefone, clique no botão , que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.
  • Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
    • Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone.
      • Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
    • Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, efetuando a remoção do telefone na tabela.
  • Após a execução e encerramento da ordem de serviço de origem (a ordem de serviço gerada no Registro de Atendimento), caso tenha celular cadastrado para o cliente, será encaminhada uma mensagem SMS: Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx, associada ao Registro Atendimento número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso.
    • Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de Conclusão do Serviço, a mensagem não será encaminhada.
    • Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Inserir Registro de Atendimento. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do Registro de Atendimento tiver sido realizada com sucesso.

Sem geração da Ordem de Serviço:

  • Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) inserido com sucesso.

Com geração da Ordem de Serviço:

  • Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso.

O sistema irá gerar automaticamente a Ordem de Serviço caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresentará quatro ou cinco opções após a inserção do Registro Atendimento. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal –> Para voltar à tela principal do sistema.
  • Inserir outro Registro de Atendimento –> Para inserir um outro Registro Atendimento.
  • Atualizar Registro de Atendimento inserido –> Para efetuar a atualização do Registro de Atendimento, recentemente, inserido.
  • Imprimir RA –> Para geração de um relatório com os dados do Registro Atendimento.
  • Imprimir OS –> Para geração do relatório com os dados da Ordem de Serviço.
  • Gerar OS –> Para geração da OS para o Registro de Atendimento, caso a Especificação permita a geração de alguma Ordem de Serviço.

Botões

O funcionamento dos botões da aba Solicitante é o mesmo descrito aqui.

Referências

Termos Principais

Registro Atendimento


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