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Esta opção do sistema permite a inserção de um Registro Atendimento. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Inserir Registro de Atendimento. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir. Para a CAGEPA, a tela é visualizada com alguns campos diferentes e dois novos botões, conforme modelo AQUI. Um dos botões, o é visualizado caso o tipo de solicitação e a especificação selecionadas na aba Dados Gerais tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de Manutenção de Rede atualizado como SIM na Inserir Tipo de Serviço.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba. Agora nós vamos ver a ajuda para a aba Solicitante, para que você informe os dados do solicitante do atendimento. |
Informe o código de um Cliente, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a pesquisa dos Clientes cadastrados. Regra associada: após a informação do código de um cliente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema atualiza os seguintes campos na tela:
Este campo é obrigatório, caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija o cliente. Caso contrário, será opcional. Caso tenha informado o imóvel na aba Local de Ocorrência, o cliente deve ser um dos clientes do imóvel. O sistema verifica se o cliente já é um solicitante do Registro Atendimento. Caso não seja, será apresentada uma mensagem de erro correspondente. Após informar o Cliente, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:
Para limpar o campo clique no botão . Ao clicar neste botão o sistema limpa os demais campos relacionados ao cliente. |
Informe o código de uma Unidade Organizacional e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a pesquisa das Unidades Organizacionais cadastradas. Regra associada: após a informação do código de uma unidade organizacional, ou da seleção de uma unidade organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente. O sistema verifica se a Unidade Solicitante informada já é solicitante do Registro Atendimento. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente. Após informar a Unidade Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:
E habilita os campos:
Caso esteja adicionando um novo solicitante e a unidade já seja um solicitante do registro de atendimento, o sistema exibe a mensagem: A Unidade «» já é um solicitante do Registro de Atendimento «» e retorna para a tela. Para limpar o campo, clique no botão . |
Informe a matrícula de um funcionário, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos Funcionários cadastrados. Regra associada: após a informação da matrícula de um Funcionário, ou da seleção de um Funcionário na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do Funcionário no campo correspondente. Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Para informar o Funcionário é obrigatório que a Unidade Solicitante já tenha sido informada. Para limpar o campo, clique no botão . |
Informe o nome do responsável pela solicitação. Regra associada: caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Após informar o Nome do Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:
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Atenção: Este campo somente é exibido se o Tipo de Solicitação for: Vazamento no Morro; Estouramento de Distribuidor; Vazamento no Ramal. Regra associada:
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Selecione o motivo do atendimento incompleto, caso tenha ocorrido algum problema durante o atendimento.
Campo visualizado conforme parâmetro. Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo é exibido automaticamente pelo sistema. |
Este campo é obrigatório, caso o botão esteja habilitado. Veja, abaixo, a regra associada para Inserir, Atualizar e Remover o endereço, caso o campo esteja habilitado.
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Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante. Regra associada: este campo só será apresentado caso o campo Endereço do Solicitante esteja informado. |
Informe os telefones de contato do solicitante. É obrigatório informar pelo menos um telefone de contato. Você pode informar mais de um telefone. Veja, abaixo, os procedimentos para Inserir e Remover o telefone.
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Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho.
A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Inserir Registro de Atendimento. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão do Registro de Atendimento tiver sido realizada com sucesso. Sem geração da Ordem de Serviço:
Com geração da Ordem de Serviço:
O sistema gera automaticamente a Ordem de Serviço caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresentará quatro ou cinco opções após a inserção do Registro Atendimento. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
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Note que, para a CAGEPA, a aba traz os novos campos Cliente, Tipo de Pessoa, CNPJ (como traria os campos RG, Órgão Expedidor e Estado no caso de pessoa física) apenas para a consulta. Além deles, temos o botão . Clicando sobre ele, o sistema acessa a funcionalidade Manter Cliente, para que seja possível atualizar outros dados do cliente, retornando na sequência para a abertura do registro de atendimento sem perder os dados preenchidos. Além dele, temos o botão . Ele é visualizado para a CAGEPA, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do GSAN com o sistema SIGO, utilizado pela CAGEPA para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço associado ao tipo de especificação do registro de atendimento tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, Rede de Água e Instalação de Registro), a funcionalidade exibe o botão para receber os dados de manutenção da rede. Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando SIM, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em dias ou horas. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em . Feito isso, o sistema envia para o sistema SIGO, através de webservice, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema SIGO e para a programação do serviço no GSANAS. |
O funcionamento dos botões da aba Solicitante é o mesmo descrito aqui.