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Inserir Situação de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é incluir as informações parametrizadas necessárias para a situação de cobrança. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cobrança > Situação de Cobrança > Inserir Situação de Cobrança.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e nos relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe os dados necessários para efetuar a inclusão da situação de cobrança, conforme as orientações de preenchimento dos campos detalhadas AQUI.

Atenção: no campo Unidade Organizacional Trâmite é possível informar opcionalmente a unidade organizacional de trâmite que será usada para tramitar registros de atendimento e unidades de execução das ordens de serviço dos imóveis que estejam associados à situação de cobrança.

Foram alteradas as funcionalidades de Gerar Certidão Negativa de Débitos (CND), por Cliente e por Imóvel, para validar se o(s) imóvel(eis) envolvido(s) na seleção está com uma Situação de Cobrança que não permite gerar a CND. Foi incluído um novo parâmetro na Situação de Cobrança, para que seja informada a possibilidade de Gerar a CND (Sim ou Não), visando a atender os casos em que, um imóvel sem débito não terá a Certidão, quando a Situação de Cobrança estiver igual a Ativa, e em que a parametrização não permita emitir a CND. Neste caso, o sistema não gera a certidão negativa e exibe a mensagem: O imóvel está na situação de Cobrança « Descrição da Situação de Cobrança » que não permite geração de certidão negativa de débitos.

Caso o campo Indicador de Bloqueio de Pagamento com Cartão de Crédito esteja ativado com Sim, o sistema bloqueia a emissão do extrato de débito no Webservice de cartão de crédito de um terminal de autoatendimento (Totem), informando a seguinte mensagem: Situação Especial de Cobrança do imóvel não permite gerar Extrato de Débitos.

Após preencher os campos necessários, clique em para inserir as informações para a situação de cobrança. Em seguida, o sistema executa algumas validações:

  1. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da situação de cobrança, o sistema exibe a mensagem: Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».
  2. Verificar existência da situação de cobrança:
    1. Caso a descrição da situação de cobrança já exista no sistema, é exibida a mensagem: Situação de Cobrança « descrição da situação de cobrança » já existe no cadastro.
  3. Verificar sucesso da operação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
  4. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e cancela a operação.
  5. Caso o usuário selecione algum Tipo de Solicitação sem selecionar alguma Especificação, o sistema exibe a mensagem Ao informar o Tipo de Solicitação, a Especificação também deve ser informada e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
DescriçãoCampo obrigatório. Informe uma descrição para a situação ser adicionada, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.
Motivo de Revisão da ContaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
ProfissãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Ramo de AtividadeSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Indicador de Exigência de AdvogadoInforme uma das opções Sim ou Não.
Caso seja exigido advogado, marque Sim, caso contrário, informe Não.
Indicador de Bloqueio de ParcelamentoCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Inclusão de Imóvel na SituaçãoCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Retirada de Imóvel na SituaçãoCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Seleção da Situação Apenas pelos Usuários com Permissão EspecialCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não. Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Prescrição para Imóveis ParticularesCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de não Inclusão da Cobrança por ResultadoCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador Cancela Negativação do ImóvelCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador Bloquear Alteração de Vencimento da ContaCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Certidão Negativa de DébitosCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não. Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Pagamento com Cartão de CréditoCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não. Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Unidade Organizacional TrâmiteInforme com até 4 dígitos ou clique em para pesquisar AQUI.
Aqui é possível informar opcionalmente a unidade organizacional de trâmite que será usada para tramitar registros de atendimento e unidades de execução das ordens de serviço dos imóveis que estejam associados à situação de cobrança.
Tipo de SolicitaçãoSelecione de forma opcional, a partir da lista apresentada pelo sistema. Campo habilitado apenas quando o campo Unidade Organizacional Trâmite estiver preenchido.
EspecificaçãoSelecione de forma opcional, a partir da lista apresentada pelo sistema. Campo habilitado apenas quando o campo Tipo de Solicitação estiver preenchido.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema Insere os dados nas bases de dados.


Referências

Termos Principais

Cobrança

Situação de Cobrança


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

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