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Manter Situação de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é manter a situação de cobrança cadastrada. Ela pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho GSAN > Cobrança > Situação de Cobrança > Manter Situação de Cobrança.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Informe os parâmetros que julgar necessários, e clique em (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI).

Em seguida, será exibida a tela Manter Situação de Cobrança, contendo a lista das situações cadastradas:

Acima, o sistema apresenta uma lista de situações de cobrança que atenderam às informações do filtro de pesquisa.

Com base nessa lista de situações disponíveis, o usuário pode:

  1. Atualizar uma situação de cobrança cadastrada;
  2. Excluir uma ou mais situações de cobrança;
  3. Gerar um arquivo no formato PDF da lista de situações de cobrança cadastradas.


Para remover um ou mais itens cadastrados, marque o(s) checkbox(s) das situações que deseja excluir ou, para excluir todas, clique no link Todos, e em seguida, clique no botão .

Ao clicar no botão , o sistema gera o relatório SITUAÇÕES DE COBRANÇAS CADASTRADOS, conforme modelo apresentado AQUI.

Para atualizar um item cadastrado, clique no link do campo Descrição. O sistema visualiza a tela a seguir:

Acima, faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .

Antes de atualizar as informações (conforme a tela de sucesso indica) o sistema efetua algumas validações:

  1. Verificar o preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização da situação de cobrança, o sistema exibe a mensagem: Informe « nome do campo que não foi preenchido ».
  2. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário tente atualizar uma situação de cobrança já atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  3. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
  4. Verificar a existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e cancela a operação.
  5. Caso o usuário selecione algum Tipo de Solicitação sem selecionar alguma Especificação, o sistema exibe a mensagem Ao informar o Tipo de Solicitação, a Especificação também deve ser informada e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.


Atenção: no campo Unidade Organizacional Trâmite é possível informar opcionalmente a unidade organizacional de trâmite que será usada para tramitar registros de atendimento e unidades de execução das ordens de serviço dos imóveis que estejam associados à situação de cobrança.

Atenção: foram alteradas as funcionalidades de Gerar Certidão Negativa de Débitos (CND), por Cliente e por Imóvel, para validar se o(s) imóvel(eis) envolvido(s) na seleção, estão com uma Situação de Cobrança que não permite gerar a CND. Foi incluído um novo parâmetro na Situação de Cobrança, para que seja informada a possibilidade de Gerar a CND (Sim ou Não), visando a atender os casos em que um imóvel sem débito não terá a Certidão, quando a Situação de Cobrança for igual à ativa, em que a parametrização não permita emitir a CND. Neste caso, o sistema não gera a certidão negativa e exibe a mensagem O imóvel está na situação de Cobrança « Descrição da Situação de Cobrança » que não permite geração de certidão negativa de débitos.

MODELO DO RELATÓRIO: SITUAÇÕES DE COBRANÇAS CADASTRADOS

Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
CódigoSerá exibido pelo sistema e não permite alteração.
DescriçãoCampo obrigatório - Informe uma descrição para a situação ser adicionada, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.
Motivo de Revisão da ContaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
ProfissãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Ramo de AtividadeSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Indicador de Exigência de AdvogadoInforme uma das opções Sim ou Não.
Caso seja exigido advogado, marque Sim, caso contrário, informe Não.
Indicador de Bloqueio de ParcelamentoCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Inclusão de Imóvel na SituaçãoCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Retirada de Imóvel na SituaçãoCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Seleção da Situação Apenas pelos Usuários com Permissão EspecialCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Prescrição para Imóveis ParticularesCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de não Inclusão da Cobrança por ResultadoCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador Cancela Negativação do ImóvelCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador Bloquear Alteração de Vencimento da ContaCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Certidão Negativa de DébitosCampo obrigatório - Informe uma das opções Sim ou Não.
Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar.
Indicador de Bloqueio de Pagamento com Cartão de CréditoCampo obrigatório. Informe uma das opções Sim ou Não. Será exibida com a opção Não marcada, mas permite alterar. Caso o campo esteja ativado com Sim, o sistema traz os imóveis com bloqueio de emissão do extrato de débito no Webservice de cartão de crédito de um terminal de autoatendimento (Totem).
Indicador de UsoMarque a opção Ativo para o item que se encontra disponível para o uso no sistema, caso contrário, informe Inativo.
Demais CamposTela de Atualizar Situação de Cobrança
Unidade Organizacional TrâmiteInforme com até 4 dígitos ou clique em para pesquisar AQUI.
Aqui é possível informar opcionalmente a unidade organizacional de trâmite que será usada para tramitar registros de atendimento e unidades de execução das ordens de serviço dos imóveis que estejam associados à situação de cobrança.
Tipo de SolicitaçãoSelecione de forma opcional, a partir da lista apresentada pelo sistema. Campo habilitado apenas quando o campo Unidade Organizacional Trâmite estiver preenchido.
EspecificaçãoSelecione de forma opcional, a partir da lista apresentada pelo sistema. Campo habilitado apenas quando o campo Tipo de Solicitação estiver preenchido.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema permite remover um ou mais item(ns) marcado(s) no(s) checkbox(s).
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório contendo as situações de cobrança cadastradas.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização da situação de cobrança cadastrada.


Referências

Termos Principais

Cobrança

Situação de Cobrança


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

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ajuda/manter_situacao_de_cobranca.txt · Última modificação: 11/04/2024 18:29 por tadeu.sarmento