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ajuda:operacional:consultar_calendario_de_abastecimento
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Consultar Calendário de Abastecimento

O objetivo desta funcionalidade é consultar calendário de abastecimento, e direcionar a outras funcionalidades de acordo com o perfil do usuário.

A funcionalidade pode ser acessada no caminho Gsan > Operacional > Consultar Calendário de Abastecimento.

O usuário seleciona a opção “Consultar Calendário de Abastecimento”, e o sistema exibe a tela inicial para que sejam informados os parâmetros para realização do filtro, em seguida, clique no botão .

Nas funcionalidades de Inserir Tipo de Serviço, Filtrar Tipo de Serviço, e Manter Tipo de Serviço, o campo indicador “Gerar Intervenção no Abastecimento” indica se o serviço pode sofrer intervenção no abastecimento.

Na funcionalidade de Gerar Ordem de Serviço, quando uma ordem de serviço for gerada associada a um tipo de serviço, com o indicador de intervenção no abastecimento e com imóvel associado, o sistema cria uma intervenção no calendário da área de abastecimento do imóvel da ordem de serviço. Essa intervenção terá uma observação registrando que a mesma foi criada através de uma ordem de serviço. A data inicial prevista para a intervenção será a data corrente e a data final prevista será calculada a partir da quantidade de horas definida no tipo de serviço e da hora corrente.

Funcionalidade de Informar Programação de Abastecimento e Manutenção

A tela de consulta de calendário de abastecimento servirá como ponto de entrada para consulta, cadastramento e manutenções dos calendários de abastecimento.

Na tela, o usuário poderá consultar um calendário a partir das regras de filtro informadas. O mês/ano será obrigatório e haverá disponibilidade para consultar todos os calendários já cadastrados. A situação do calendário padrão para consulta será “Ativo”, e os calendários inativos também poderão ser consultados.

São quatro grupos de dados, e sempre será obrigatório, pelo menos uma das informações de um dos grupos selecionados. Quando uma informação de um dos grupos for preenchida os outros grupos ficarão indisponíveis:

  • CLIENTE/MATRÍCULA/INSCRIÇÃO - Caso tenha sido informado cliente, matrícula fica indisponível e caso a matrícula seja informada, cliente fica indisponível;
  • ENDEREÇO/LOCALIZAÇÃO;
  • UNIDADE ORGANIZACIONAL;
  • SISTEMA DE ABASTECIMENTO.

Caso exista resultado da pesquisa, o sistema exibirá os calendários resultantes, em paginação, com o indicador de continuação até o último calendário da pesquisa. Para cada um, serão exibidas as identificações do Sistema, Subsistema, Setor, Distrito e Área Operacional. Os calendários inativos serão exibidos em vermelho.

Caso não exista resultado para a pesquisa, o sistema exibirá a mensagem de não existência de calendário para os parâmetros informados.

A dinâmica da funcionalidade se baseia nas “permissões de acesso do usuário” que está usando o sistema, conforme a seguir:

  • Caso o usuário “não tenha permissão especial”, o sistema exibirá a tela com calendário que já esteja validado, e aqueles que ainda não foram validados não serão exibidos para essa situação:
    • Os dias com abastecimento, mesmo parcial, serão exibidos em azul e os dias sem abastecimento na cor vermelha;
    • Os dias com manutenções previstas estarão assinalados com uma identificação (m);
    • Será exibida em tabela a quantidade de horas com abastecimento e a quantidade de horas sem abastecimento do mês/ano, quantidade de horas sem abastecimento do mês/ano, quantidade de dias com abastecimento no mês (mesmo parcial) e quantidade de dias sem abastecimento;
    • será exibida a tabela com barra de rolagem (horizontal e vertical), com as informações diárias de abastecimento para os dias que não exista abastecimento, o mesmo será exibido em vermelho e sem horas informadas. O posicionamento inicial da tabela será na data corrente. Caso o usuário selecione uma data no calendário, o sistema posiciona no dia selecionado.
    • Será exibida a tabela com as informações das intervenções informadas. O posicionamento inicial da tabela será a próxima data igual ou maior que a corrente. Caso o usuário selecione uma data com indicação de intervenção, o sistema posiciona naquele dia;
    • Será possível imprimir o calendário com a programação mensal e com as intervenções previstas.
  • Caso o usuário tenha “permissão especial” identificada como “CADASTRADOR”:
    • Caso a pesquisa tenha sido feita para um grupo de pesquisa diferente de “SISTEMA DE ABASTECIMENTO”, o sistema se comportará da mesma forma que para um usuário sem permissão especial;
    • Caso a pesquisa tenha sido para o grupo de pesquisa “SISTEMA DE ABASTECIMENTO”, não existam calendários cadastrados e o usuário tenha informado no filtro até área operacional:
      • O sistema solicitará a confirmação do usuário para cadastrar um calendário, não permitindo cadastrar um calendário para mês/ano em que exista um calendário ativo;
      • O usuário poderá informar períodos diários que desejar, sempre informando hora inicial e hora final, usando barra de rolagem. O sistema irá calcular diariamente as horas com abastecimento e sem abastecimento;
      • Após o cadastramento, o sistema inclui um calendário ainda não validado (na situação de ativo e não validado);
      • Não será possível cadastrar nem alterar calendários com mês/ano anterior ao mês/ano da data corrente;
      • Na conclusão do processo de cadastramento, caso a quantidade de horas com abastecimento seja superior a quantidade de horas sem abastecimento, o sistema exibirá um alerta para o usuário cadastrador, informando e permitindo a continuação do processo;
  • Caso a pesquisa tenha sido para um dos itens do grupo de pesquisa “SISTEMA DE ABASTECIMENTO” e existam calendários cadastrados, o sistema exibirá os calendários “inativos” na cor vermelha, e os que ainda não foram validados na cor azul. O sistema permitirá a seleção de um calendário e, após a seleção:
    • O sistema permitirá alterações nas horas de abastecimento em qualquer uma das datas do mês;
    • O sistema permitirá alterações, manutenções ou remoções de intervenções para ,cujo mês/ano seja maior ou igual ao mês/ano da data corrente. Caso o calendário esteja validado, a publicação da alteração é automática;
    • Para os calendários com a data anterior à data corrente só será permitida a consulta ao calendário;
    • O usuário com permissão de “CADASTRADOR” pode inativar/ativar um calendário (não há exclusão física e sim lógica). Será verificada, na ativação, se existe outro calendário para o mesmo mês/ano que já esteja ativo, não sendo permitido, em caso afirmativo;
  • Caso o usuário tenha “permissão especial”, identificada como “VALIDADOR”:
    • Caso a pesquisa tenha sido feita para um grupo de pesquisa diferente de “SISTEMA DE ABASTECIMENTO”, o sistema se comportará da mesma forma que para um usuário “sem permissão especial”;
    • Caso a pesquisa tenha sido para um dos itens do grupo de pesquisa “SISTEMA DE ABASTECIMENTO” e, caso não existam calendários cadastrados, o sistema exibirá uma crítica informando que não existem calendários para os critérios de pesquisa solicitados;
    • Caso o mês/ano informado seja maior ou igual ao mês/ano corrente, o sistema exibirá o resultado da pesquisa com os calendários não validados na cor azul e os inativos na cor vermelha;
    • O usuário com permissão de “validador” pode “inativar/ativar” um calendário (não há exclusão física e sim lógica). Será verificada, na ativação, se existe outro calendário para o mesmo mês/ano que já esteja ativo, não sendo permitido, em caso afirmativo;
    • O sistema não permite alterações, manutenções ou remoções de intervenções para calendários. Apenas exibirá;
    • O sistema não permite alterações nas horas de abastecimento em qualquer uma das datas do mês. Apenas exibirá;
    • Uma validação feita não poderá ser desfeita. Para esses casos, a opção é a de inativação;
  • Caso o usuário tenha “permissão especial” identificada como “GESTOR DA CPO”:
    • O sistema liberará as opções das permissões especiais de “CADASTRADOR” e de “VALIDADOR”;

Funcionalidades alteradas para exibição do calendário de abastecimento

  • Na funcionalidade de Inserir Registro de Atendimento, em todas as abas, será permitida a chamada para consulta do calendário de abastecimento e manutenção. Caso exista um imóvel já informado na funcionalidade, será retornado o calendário da área operacional do imóvel informado para o mês/ano corrente. Caso o imóvel não exista, será exibida em “POPUP”, a tela de Consulta de Calendário com o filtro padrão;
    • Caso o imóvel informado não tenha área operacional ou calendário cadastrado para a área operacional no mês corrente, o sistema exibirá a mensagem informando que não existe calendário cadastrado;
  • Na funcionalidade deManter Registro de Atendimento, será incluída a chamada para consulta do calendário de abastecimento e manutenção. Caso exista um imóvel no registro de atendimento, será retornado o calendário da área operacional do imóvel informado para o mês/ano corrente. Caso o imóvel não exista, será exibida em POPUP, a tela de Consulta de Calendário com o filtro padrão;
    • Caso o imóvel informado não tenha área operacional ou calendário cadastrado para a área operacional no mês corrente, o sistema exibirá a mensagem informando que não existe calendário cadastrado;

No Consultar Imóvel, na aba de Débitos, será disponibilizado um botão para consulta ao calendário de abastecimento e manutenção. Caso não exista um imóvel já informado na funcionalidade, não será disponibilizado o botão de consulta de calendário;

  • Caso o imóvel informado não tenha área operacional ou calendário cadastrado para a área operacional no mês corrente, o sistema exibirá a mensagem informando que não existe calendário cadastrado.

Informe o mês/ano de referência do calendário de abastecimento, obrigatoriamente, e os demais parâmetros que julgar necessários, conforme orientações para o preenchimento, e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Mês/Ano(*)Campo obrigatório - Informe o mês e o ano de referência para consulta, no formato mm/aaaa.
Por Cliente, Matrícula ou Inscrição
Cliente UsuárioInforme o código do cliente usuário, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Cliente, para selecionar o cliente desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Este campo ficará desabilitado, caso o imóvel ou localidade tenha sido informado.
MatrículaInforme a matrícula do usuário, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Este campo ficará desabilitado, caso o cliente usuário ou localidade tenha sido informado.
LocalidadeInforme o código da localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Este campo ficará desabilitado, caso o imóvel ou o cliente usuário tenha sido informado.
Setor ComercialInforme o código do setor comercial, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Setor Comercial, para selecionar o setor desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Este campo ficará habilitado, caso a localidade tenha sido informada.
QuadraInforme a quadra, com no máximo 3 (três) dígitos.
Este campo ficará habilitado, caso o setor comercial tenha sido informado.
LoteInforme o lote, com no máximo 4 (quatro) dígitos.
Este campo ficará habilitado, caso a quadra tenha sido informado.
SubloteInforme o sublote, com no máximo 3 (três) dígitos.
Este campo ficará habilitado, caso o lote tenha sido informado.
Por Endereço/Localização
MunicípioInforme o código do município, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Município, para selecionar o município desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
BairroInforme o código do bairro, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Bairro, para selecionar o bairro desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Este campo ficará habilitado, caso o município tenha sido informado.
LogradouroInforme o código do logradouro, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Logradouro, para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
CEPInforme o código do CEP, com no máximo 8 (oito) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar CEP, para selecionar o CEP desejado. O nome será exibido no campo ao lado, desabilitado para alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Permite informar, com no máximo 8 (oito) dígitos, ficando desabilitado, se algum campo de outro bloco ou o município esteja informado.
Número do ImóvelInforme o número do imóvel, com no máximo 7 (sete) caracteres alfanuméricos.
Este campo ficará habilitado, apenas, se o logradouro ou o CEP estiver informado.
Por Unidade Organizacional
DiretoriaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
SuperintendênciaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista das unidades organizacionais do tipo “Superintendência” associadas à diretoria selecionada, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar a diretoria.
Gerência RegionalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista das unidades organizacionais do tipo “Gerência Regional” associadas à superintendência selecionada, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar a superintendência.
Coordenação RegionalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista das unidades organizacionais do tipo “Coordenação Regional” associadas à gerência regional selecionada, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar a gerência regional.
Por Sistema de Abastecimento
Sistema de AbastecimentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Subsistema de AbastecimentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista dos subsistemas de abastecimento associados ao sistema de abastecimento selecionado, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar o sistema de abastecimento.
Setor de AbastecimentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista dos setores de abastecimento associados ao subsistema de abastecimento selecionado, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar o subsistema de abastecimento.
Distrito OperacionalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista dos distritos operacionais associados ao setor de abastecimento selecionado, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar o setor de abastecimento.
Área OperacionalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Com a lista das áreas operacionais associadas ao distrito operacional selecionado, fica habilitado, apenas, se o usuário selecionar o distrito operacional.
Situação do CalendárioSelecione uma das opções “Ativo”, “Inativo” e “Todos”:
Ativo - Selecione os calendários de abastecimentos que se encontram ativos no sistema;
Inativo - Selecione os calendários de abastecimentos que se encontram inativos no sistema;
Todos - Seleciona os calendários de abastecimentos que se encontram ativos e inativos.
O sistema inicia a tela com a opção ”Todos” marcada.


Como resultado da consulta o sistema exibe a tela abaixo:


Ao clicar no hiperlink do campo “Área Operacional”, tela acima, o sistema exibe o calendário abaixo:


Ao clicar no hiperlink do campo “Dia” (quadro “Programação de Abastecimento Mensal”, o sistema exibe a tabela contendo as informações:

  • Dia;
  • A Partir Das; e
  • Final Previsto.

Ao clicar no botão |alt="Imprimir.png", o sistema gera o relatório, conforme modelo apresentado na sequência desta documentação (abaixo).

Oper - ConsultarCalendarioAbastecimento - ExibirCalendario - Det.png

Ao clicar no hiperlink do campo “Inicio Previsto”, quadro “Intervenção”, o sistema exibe o detalhamento no popup abaixo:

Oper - ConsultarCalendarioAbastecimento - ConsultarIntervencao.png

Ao clicar no botão |alt="Atualizar.png", o sistema exibe a tela abaixo que possibilita a validação do calendário de abastecimento, a depender da permissão do usuário.

Oper - ConsultarCalendarioAbastecimento - ExibirCalendario - AtualizarValidar.png

MODELO: RELATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO DE ABASTECIMENTO - R0440

Oper - ConsultarCalendarioAbastecimento - Rel.png

= Funcionalidade dos Botões =




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