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ajuda:reativar_registro_de_atendimento
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Reativar Registro de Atendimento

Esta opção do sistema permite a reativação de um Registro de Atendimento. Sempre será acionada a partir de outras funcionalidades do sistema como, por exemplo, Consultar Registro de Atendimento, recebendo como parâmetro o Registro de Atendimento, que será reativado.

O sistema apresenta um link, denominado Dados Gerais do Registro de Atendimento que, ao ser clicado, expandirá a tela, apresentando os dados do Registro de Atendimento que será reativado.

  • Número do RA;
  • Situação do RA;
  • Tipo de Solicitação;
  • Especificação;
  • Meio de Solicitação;
  • Matrícula do Imóvel;
  • Data e Hora do Atendimento;
  • Data Prevista para o Atendimento;
  • Data do Encerramento;
  • Motivo do Encerramento;

——————————————-

  • Cliente Solicitante;
  • Unidade Solicitante;
  • Nome do Solicitante;

——————————————-

  • Endereço da Ocorrência;
  • Ponto de Referência para o Local de Ocorrência;
  • Bairro do Local de Ocorrência;
  • Área do Bairro do Local de Ocorrência;
  • Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência;
  • Divisão de Esgoto;

——————————————

  • Unidade de Atendimento;
  • Unidade Atual do Registro de Atendimento.

Ao clicar novamente no link, o sistema omitirá a consulta aos dados do Registro de Atendimento, e assim sucessivamente.

Você deverá informar os Dados do Novo Registro de Atendimento e clicar no botão para solicitar ao sistema a reativação do Registro de Atendimento.

Validações

O sistema efetuará validações em três momentos:

  • Antes de solicitar os dados para reativação do Registro de Atendimento:
    • A reativação deve ser realizada pela mesma unidade que abriu o Registro de Atendimento;
    • O Registro de Atendimento deve estar Encerrado;
    • O Registro de Atendimento não pode ser duplicidade de outro RA;
    • O Registro de Atendimento não pode ter sido já reativado;
    • Não pode existir outro Registro de Atendimento, com a mesma Especificação, pendente para o imóvel;
    • Caso a Especificação exija uma situação específica para o imóvel, o sistema verificará se a situação do imóvel atende à exigência da Especificação;
  • Durante o preenchimento dos campos:
    • Veja no item Preenchimento dos Campos;
  • Após acionar o botão ;
    • Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Tipo do AtendimentoCampo obrigatório - Selecione o tipo do atendimento entre ON-LINE ou MANUAL.
O sistema apresenta a tela com o Tipo de Atendimento ON-LINE previamente selecionado, mas permite que você o modifique.
Dependendo do Tipo de Atendimento selecionado, o sistema irá habilitar, ou desabilitar os campos do Momento da Reativação, conforme a tabela abaixo.
Data do AtendimentoCampo obrigatório - No caso de atendimento manual, informe a data do atendimento.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo - Neste caso, não precisa preocupar-se com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a em um calendário. Neste caso, clique no botão , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela.
A Data de Atendimento deve ser anterior, ou igual, à data corrente.
Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual.
Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a data corrente.
Hora do Atendimento(*)Campo obrigatório - No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento.
Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente.
A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.
Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.
Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual.
Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente.
Tempo de EsperaEste campo tem o objetivo de registrar o tempo que o usuário esperou para ser atendido. Deve ser registrada a hora inicial e final em que o usuário ficou esperando pelo atendimento.
Tempo de Espera Inicial para Atendimento:
- Informe a hora e minutos do atendimento inicial. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente. A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.
Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então o Hora Inicial do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.
Tempo de Espera Final para Atendimento:
No caso de atendimento manual, informe a hora e minutos do atendimento final. Não se preocupe com os dois pontos entre a hora e os minutos, pois o sistema se encarrega de colocá-los automaticamente.
- A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH é a hora e MM, os minutos. A hora e os minutos devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.
Este campo só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja Manual.
Caso a Data de Atendimento seja igual à data corrente, então a Hora Final do Atendimento deve ser anterior, ou igual, à hora corrente.
Caso o Tipo de Atendimento seja On-Line, este campo estará protegido contra atualizações e será preenchido com a hora corrente, caso o Tempo de Espera Inicial para Atendimento tenha sido informado.
Data PrevistaA Data Prevista para o atendimento é calculada a partir do critério definido na Especificação do Tipo de Solicitação, e não pode ser alterada.
Meio de SolicitaçãoCampo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Meio solicitação utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do Registro de Atendimento.
Este campo vem previamente preenchido com o Meio de Solicitação associado à Unidade de Atendimento informada no campo anterior.
Veja, abaixo, alguns exemplos de Meios de Solicitação:
Balcão;
Fax;
Internet;
Telefone;…
Unidade de Atendimento(*)Campo obrigaório - Informe o código da Unidade Organizacional onde ocorre o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Unidade Organizacional no cadastro.
Após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente.
Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento.
A Unidade de Atendimento informada, deve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento.
Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão , que fica ao lado do campo.
Motivo da ReativaçãoCampo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da reativação do Registro de Atendimento.
Unidade DestinoInforme o código de uma Unidade Organizacional para encaminhamento do Registro de Atendimento, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a Pesquisar Unidade Organizacional cadastradas.
Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.
Este campo virá previamente preenchido, dependendo da conteúdo dos campos de Especificação, Localidade, e Divisão de Esgoto. Mas o sistema permitirá que você o modifique, se desejar.
O sistema irá verificar se a Unidade de Destino informada pode, ou não, receber Registros de Atendimento.
Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Parecer para a Unidade DestinoInforme um parecer para a Unidade de Destino do Registro de Atendimento.
Este campo será obrigatório, caso a Unidade de Destino esteja preenchida. Caso contrário, será opcional.
ObservaçãoCaso seja necessário acrescentar alguma informação ao Registro de Atendimento, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 200 (duzentos) caracteres.

Tabela Tipo de Atendimento X Momento da Reativação

Tipo de AtendimentoData do AtendimentoHora do AtendimentoTempo de Espera Final para Atendimento
On-LineDesabilitado
Atribuir valor correspondente à data corrente.
Desabilitado
Atribuir valor correspondente à hora corrente.
Desabilitado
ManualHabilitadoHabilitadoHabilitado



Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da reativação.

O sistema efetuará a reativação do Registro de Atendimento e apresentará a mensagem abaixo, quando o procedimento tiver sido realizada com sucesso.

Registro de Atendimento (código do Registro de Atendimento) inserido com sucesso.

Conforme podemos observar na mensagem de sucesso, a reativação consiste na inserção de um novo Registro de Atendimento, a partir dos dados informados na tela e dos dados do Registro de Atendimento encerrado.

O sistema irá gerar automaticamente uma Ordem de Serviço, caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço.

O sistema apresentará duas opções após a reativação do Registro de Atendimento. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema.
  • Voltar - Para voltar para a tela Consultar Registro de Atendimento, posicionada com os dados do Registro de Atendimento recentemente atualizado.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar a funcionalidade Pesquisar Unidade Organizacional.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da Unidade de Atendimento, ou da Unidade de Destino a serem informadas.
Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.
Utilize este botão para limpar as informações relacionadas aos campos Unidade de Atendimento e Unidade de Destino.
Ao acionar este botão, o sistema abrirá uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela.
Este botão só estará habilitado, caso o Tipo de Atendimento seja MANUAL.
Utilize este botão para voltar para a tela anterior: Consultar Registro de Atendimento.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a reativação do Registro de Atendimento.
Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a reativação esta sendo realizada corretamente.

Referências

Termos Principais

Registro Atendimento




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