A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
O objetivo desta funcionalidade é gerar o relatório de acompanhamento das ações de cobrança eventuais já iniciadas, informando a quantidade de ações emitidas e o valor do débito correspondente à situação da ação. O resumo informa ainda se a ação foi executada, cancelada, ou cancelada por prazo, além de informar a situação do débito cobrado na ação, ou seja, se o débito foi pago, parcelado, cancelado, ou se continua pendente. |
A funcionalidade pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: |
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir.
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Acima, o sistema exibe a tela para que sejam informados os parâmetros para geração do resumo das ações de cobrança eventual. Atenção: caso o campo Ação de Cobrança tenha sido informado, o sistema não considera ações predecessoras para a geração do resumo, selecionando apenas os dados referentes à ação de cobrança selecionada. Isto serve para cenários onde você queira acompanhar as ações de cobrança de modo independente, cujo período informado seja correspondente ao ocorrido em relação à ação solicitada. Feito isso, a ação de cobrança é visualizada também na tela de consulta, aba Parâmetros, conforme exemplo da Tela 2. Porém, caso não existam dados do resumo para a ação de cobrança informada, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Atenção: os dados são atualizados diariamente, através de um processo automatizador, até que seja comandado o encerramento da execução da ação. Neste momento, o sistema gera a situação final da referida ação e cancela por prazo as ordens de serviço associadas à ação de cobrança (ordem de corte, por exemplo), não sendo mais permitida a sua baixa. Com base nestas informações é possível acompanhar e avaliar a eficiência de cada ação de cobrança e o retorno financeiro proporcionado, por unidade de negócio, localidade, setor, etc. Informe os campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique em . O sistema acessa a tela a seguir, dividida em duas Abas: |
Na aba Parâmetros, são apresentadas as opções de filtro utilizadas na tela Consultar Resumo das Ações de Cobrança Eventuais. Caso sejam essas as opções desejadas, clique no botão para avançar para a aba Resumo, caso contrário, clique no botão para retornar à tela de filtro. Atenção: note que no resultado da seleção na aba Parâmetros é exibida a Ação de Cobrança do período selecionado na Tela 1, levando em consideração a data da geração do documento e não a data do documento predecessor. Nesse caso, na aba Resumo AQUI as informações se referem apenas à Ação de Cobrança do período selecionado na Tela 1. Ao posicionar o mouse sobre o botão , o sistema exibe os parâmetros utilizados para consultar o resumo das ações de cobrança eventuais. Acesse a aba Resumo. Para outras empresas, como a DESO e a CAGEPA, essa aba contém peculiaridades que podem ser visualizadas AQUI. |
Ao clicar no link, o sistema expande a tela com as informações resumidas:
Na tela acima vemos vários tipos de resumos de ação de cobrança, com suas respectivas situações logo abaixo, detalhadas por Quantidade, Percentual, Valor e Percentual. Atenção: a diferença entre a situação Emitidos e a situação Enviados é que a primeira diz respeito a documentos gerados e, a segunda, diz respeito a documentos de cobrança sem ordem de serviço associada e ainda não encerrados. Ajustada a opção Consultar Resumo das Ações de Cobrança Eventuais para incluir um novo resumo para a situação da ação de cobrança FISCALIZADA. Este resumo trará as informações agrupadas por mês do quantitativo das ações de cobrança fiscalizadas, em conformidade com a situação encontrada (atributos Quantidade e Percentual). Serão apresentados os filtros que originaram os quantitativos e serão disponibilizados 02 hints. Se o usuário clicar o mouse sobre o campo quantidade, aparecerá o atributo valor para a situação encontrada com o percentual. Se o usuário clicar o mouse sobre o campo mês (ex: janeiro), será apresentado o quadro resumo das situações encontradas contendo os atributos quantidade e valor com seus respectivos percentuais. Se o usuário passar o mouse sobre o campo mês aparecerá o texto Consultar Mês. |
Na Consulta Situação Encontrada contém o botão para gerar o relatório analítico das Ordens de Serviço fiscalizadas. Ao ser selecionado o botão será aberta uma tela para que o usuário possa informar para qual(is) situação(ções) ele deseja gerar o relatório. As O.S. são agrupadas pela Situação Encontrada. O Relatório contém no cabeçalho os campos Gerência, Unidade de Negócio, Localidade, Ação de Cobrança e Mês de Referência. Os imóveis serão agrupados pela Situação Encontrada e terão totalizadores por valor tendo como quebra Situação Encontrada, Localidade, Unidade de Negócio e Gerência. Em cada quebra serão apresentadas as situações de débito pendente, pago, parcelado, cancelado e sem débitos. Para cada imóvel serão apresentados os atributos Nome do Cliente, (usuário), Número Ordem de Serviço, Data de Retorno, Matrícula, Inscrição Imobiliária, Perfil do Imóvel, Retornos Informados (fiscalização), e Débitos Gerados. O relatório é ordenado por inscrição do imóvel. |
Ao clicar no link da ação de cobrança, o sistema exibe o popup abaixo:
Ao clicar no botão , o sistema emite em relatório a imagem das informações formatadas em tela, conforme abaixo:
Para outras empresas, como a DESO e a CAGEPA, a consulta e geração do relatório de acompanhamento das ações de cobrança eventuais já iniciadas possuem algumas particularidades, como as consultas analíticas dos documentos de cobrança e as informações de documentos predecessores visualizadas em relatório. Vamos a elas:
Dito isso, depois de gerar a consulta na tela inicial Informação de Dados para Geração de Resumo Ação Consulta, o sistema acessa a tela Consultar Resumo das Ações de Cobrança Eventuais. A aba Parâmetros da DESO e CAGEPA é igual a que vimos acima na Tela 2. Agora, acesse a aba Resumo: |
Acima, a rotina de consulta do resumo de ação de cobrança eventual é diferente na forma de exibição para cada uma das ações de cobrança existentes, de acordo com o filtro selecionado. A novidade é o botão . Acionado, ele abre um popup de consulta que exibe a relação analítica dos imóveis, com: situação da ação, valor do documento, ordem de serviço (se existir), documento predecessor, situação do débito e motivo de encerramento da ordem de serviço, se existir. Antes, clique no link para o sistema expandir a tela com as informações resumidas: |
Agora, caso queira visualizar o relatório com o resumo das ações de cobrança eventuais no modelo da DESO e da CAGEPA clique em , conforme exemplo AQUI. Para realizar uma consulta analítica dos documentos de cobrança, selecione o tipo do documento (pendente, pago, parcelado, cancelado ou sem débitos) e clique em . O sistema abre um popup de consulta que exibe a relação analítica dos imóveis: |
Para visualizar em relatório a consulta analítica acima clique em . Feito isso, o sistema visualiza o relatório analítico com o resumo das ações de cobrança, conforme exemplo AQUI. |
Campo | Orientação para Preenchimento |
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Período de Emissão | Informe as datas referentes ao período de emissão, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada. |
Ação de Cobrança | Selecione a Ação de Cobrança, caso queira que o sistema não considere ações predecessoras, selecionando apenas os dados referentes à ação de cobrança selecionada. Isto serve para cenários onde você queira acompanhar as ações de cobrança de modo independente, cujo período informado seja correspondente ao ocorrido em relação à ação solicitada. Caso não existam dados do resumo para a ação de cobrança informada, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
Título do Comando | Informe o título do comando ou clique no botão para selecionar o comando desejado. O Nome do comando será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Grupo de Cobrança | Informe o grupo de cobrança, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Gerência Regional | Informe a gerência regional, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Unidade Negócio | Informe a unidade de negócio, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Localidade Polo | Informe a localidade polo, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Localidade | Informe a localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Setor Comercial | Informe o setor comercial, ou clique no botão , link Pesquisar Setor Comercial, para selecionar o setor desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Quadra | Informe uma quadra válida. |
Perfil do Imóvel | Informe o perfil do imóvel, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Ligação de Água | Informe a ligação de água, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Ligação de Esgoto | Informe a ligação de esgoto, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Categoria | Informe a categoria, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Esfera de Poder | Informe a esfera de poder, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Empresa | Informe a empresa, clicando sobre o item desejado entre as opções disponibilizadas. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre as demais opções desejadas. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o dado nas bases de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. | |
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite gerar a consulta à base de dados, considerando os parâmetros fornecidos. | |
Ao posicionar o mouse neste botão, o sistema exibe informações dos campos utilizados nos parâmetros de consulta. | |
Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte. | |
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. | |
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior. | |
Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup. | |
Ao clicar neste botão, o sistema chama o popup para que sejam fornecidas as informações para gerar o relatório analítico. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório. | |
Ao clicar neste botão, o sistema formata o relatório com o conteúdo da tela em exibição. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |