Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:micromedicao:informar_justificativa_de_retorno_de_fiscalizacao

Informar Justificativa de Retorno de Fiscalização

O objetivo desta funcionalidade é que empresas terceirizadas possam informar uma justificativa de retorno de fiscalização de leitura das ordens de serviço, sendo que cada empresa só pode consultar as ordens de serviço dos grupos de faturamento de seu contrato.

A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Micromedição > Desempenho de Contrato de Leitura > Informar Justificativa de Retorno de Fiscalização.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:


Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.


Acima, a funcionalidade exibe o filtro para selecionar as ordens de serviço de fiscalização de contrato de leitura, para que sejam justificadas, lembrando que a terceirizada tem uma quantidade de dias parametrizados para justificar as ordens de serviço de fiscalização. Esses dias começam a contar quando acaba o prazo da concessionária para informar o retorno das ordens de serviço. Também que o tipo de retorno informado precisa ser marcado como justificável AQUI.

Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Preencha ao menos um dos campos disponibilizados e clique em .

Feito isso, o sistema visualiza a próxima tela. Atenção: o campo Mês/Ano Faturamento é exibido preenchido, permitindo edição.



Acima, perceba que o campo preenchido Mês/Ano de Faturamento desabilita os campos Ordem de Serviço e Matrícula do Imóvel, habilitando os demais campos. Da mesma forma, informado o campo Ordem de Serviço ou Matrícula do Imóvel, o campo Grupo de Faturamento é desabilitado.

Dito isso, clique no link da ordem de serviço para informar uma justificativa de retorno de fiscalização de leitura. O sistema acessa a próxima tela:



Agora, caso a ordem de serviço ainda esteja no prazo para informar justificativa, não tenha sido analisada e você não tenha alterado o Mês/Ano Faturamento, o sistema permite informar ou alterar a justificativa (com no máximo 400 caracteres). Caso contrário, o campo Justificativa é desabilitado.

Caso você tenha informado a Data Limite Justificativa, o sistema exibe apenas as ordens dentro da data limite informada. Caso não tenha selecionado, o sistema exibe todas. Para consultar cada uma, basta clicar no link correspondente. Esta data não pode ser menor que a data corrente, e deve ser calculada com base na data da liberação das ordens de serviço do grupo de faturamento para justificativas.

Dito isso, informe a justificativa e clique em .


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Mês/Ano FaturamentoExibido como sugestão de filtro, mas permitindo edição, no formato MM/AAAA.
Ordem de ServiçoInforme a ordem de serviço, ou clique no botão para selecionar a ordem desejada AQUI. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão para selecionar a matrícula desejada AQUI. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Grupo de FaturamentoCaso tenha sido informada a ordem de serviço ou a matrícula do imóvel, este campo é desabilitado. Nele, escolha o grupo de faturamento que possui contrato de leitura da empresa do usuário que está logado no GSAN.
Gerência RegionalSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema.
Unidade de NegócioSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema. Caso tenha informado a Gerência Regional, o campo exibe apenas as unidades da gerência selecionada.
LocalidadeInforme o código de uma localidade com até três dígitos e tecle Enter, ou clique em . Neste caso, é apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a pesquisa das localidades cadastradas. Após a informação do código de uma localidade, ou da seleção de uma localidade na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome da localidade no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade clique aqui Pesquisar Localidade. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ExibirEscolha entre ordens Justificadas, Não Justificadas ou Todas.
Data Limite JustificativaInforme, no formato DD/MM/AAAA, ou clique em e selecione a data a partir do calendário AQUI.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema carrega a tela de acordo com os filtros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema encerra a operação, retornando para o Menu Principal.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa os campos preenchidos.
Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a justificativa de retorno de fiscalização de leitura, de acordo com os filtros informados.


Referências

Termos Principais

Leitura

Micromedição



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/micromedicao/informar_justificativa_de_retorno_de_fiscalizacao.txt · Última modificação: 19/04/2021 19:14 por tadeu.sarmento