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ajuda:atualizar_registro_de_atendimento

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 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:96446_ara_dg.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:atualizar_ra.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
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 As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
 +
 +Para a **CAERN**, o campo **Especificação** define se o sistema permite ou não a seleção de um tipo de especificação cujo //tipo de serviço// associado não seja permitido para imóvel condomínio/vinculado, após verificar se o tipo do imóvel informado para a atualização do **RA** corresponde a um imóvel condomínio ou vinculado (conforme parâmetros informados **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|AQUI]]**).
 +
 +Para a **CAGEPA**, ou qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar no registro de atendimento, o campo **Quantidade de Parcelas** é exibido, com a opção de definir a quantidade de parcelas que serão cobradas, de uma quantidade máxima previamente definida. Porém, sua visualização depende do **Tipo de Serviço** associado à **Especificação**, que indica se o valor do serviço pode ou não ser parcelado.
 +
 +Caso na abertura do registro de atendimento o campo **Quantidade de Parcelas** seja atualizado, em todas as funcionalidades de encerramento de ordem de serviços que gerem débitos a cobrar, os dados da geração do débito são visualizados, com destaque para os campos protegidos para edição: //quantidade de parcelas//, //taxa de juros//, //valor total// e //valor da parcela//. Por exemplo, na **[[=ajuda:efetuar_corte_de_ligacao_agua#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_corte_de_ligacao_agua|Efetuar Corte de Ligação Água]]**.
 </columns> </columns>
  
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 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|Número do RA |Campo obrigatório O sistema apresenta o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e não permite que seja alterado.|  +|Número do RA |Campo obrigatórioO sistema apresenta o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e não permite que seja alterado.|  
-|Tipo|Campo obrigatório O sistema apresenta o tipo do atendimento realizado (ON-LINE ou MANUAL), e não permite alteração.|+|Tipo|Campo obrigatórioO sistema apresenta o tipo do atendimento realizado (ON-LINE ou MANUAL), e não permite alteração.|
 |Número Manual|O sistema apresenta o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e não permite que seja alterado.| |Número Manual|O sistema apresenta o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e não permite que seja alterado.|
-|Data do Atendimento|Campo obrigatório O sistema apresenta a data do atendimento, e não permite que seja alterada.| +|Data do Atendimento|<columns>Campo obrigatórioO sistema apresenta a data do atendimento, e não permite que seja alterada. \\ **Regra associada**: caso altere o //tipo de especificação//, a data do atendimento é utilizada para calcular a **Data Prevista** para finalização do atendimento, obtida a partir da //Data do Atendimento// + o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como **dias úteis**.</columns>
-|Hora|Campo obrigatório O sistema apresenta a hora do atendimento, e não permite que seja alterada.|+|Hora|Campo obrigatórioO sistema apresenta a hora do atendimento, e não permite que seja alterada.|
 |Tempo de Espera|O sistema apresenta o tempo de espera do atendimento, e não permite alteração.| |Tempo de Espera|O sistema apresenta o tempo de espera do atendimento, e não permite alteração.|
-|Unidade de Atendimento|Caso deseje alterar, informe o código da Unidade Organizacional onde ocorreu o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ Após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente.\\ Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento.\\ A Unidade de Atendimento informadadeve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento.\\ Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo em exibição.| +|Unidade de Atendimento|<columns>Caso deseje alterar, informe o código da Unidade Organizacional onde ocorreu o atendimento e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** no cadastro.\\ **Regra associada**: após a informação do código da Unidade Organizacional, ou da seleção da Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional, no campo correspondente. Este campo vem previamente preenchido com a Unidade Organizacional do usuário que está efetuando o cadastramento do Registro de Atendimento. A Unidade de Atendimento informada deve ter autorização prévia para efetuar abertura de Registro de Atendimento.\\ Caso a unidade de atendimento informada não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica. \\ Caso a unidade de atendimento não tenha autorização para efetuar a abertura de registros de atendimento, o sistema exibe uma mensagem de crítica. \\ Para limpar o campo Unidade de Atendimento, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Meio de Solicitação|Caso deseje alterar, selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Meio solicitação utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ Veja alguns exemplos de Meios de Solicitação:\\ Balcão;\\ Fax;\\ Internet;\\ Telefone\\ Não pode ser aberto **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** quando o meio de solicitação for Celular. Somente será permitido aos usuários que tenham Permissão Especial.\\ Nas bases de dados, a opção Celular fica marcado com o indicador Sim e os demais meios ficam marcados como Não.| +|Meio de Solicitação|<columns>Caso deseje alterar, selecione, na lista apresentada ao lado campo, o Meio solicitação utilizado pelo usuário para efetuar a abertura do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Veja alguns exemplos de Meios de Solicitação: Balcão; Fax; Internet;\\ Telefone\\ **Regra associada**: não pode ser aberto **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** quando o meio de solicitação for **Celular**. Somente será permitido aos usuários que tenham Permissão Especial. Na base de dados, a opção //Celular// fica marcada com o indicador //Sim// e os demais meios ficam marcados como //Não//\\ Caso a especificação selecionada esteja associada ao meio de solicitação, é necessário verificar os documentos do cliente.</columns>
-|Grupo de Atendimento|Campo obrigatório Exibido pelo sistema e não permite alteração.| +|Grupo de Atendimento|Campo obrigatórioExibido pelo sistema e não permite alteração.| 
-|Tipo da Solicitação|Campo obrigatório Caso deseje alterar, selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ Caso já exista Ordem de Serviço para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, então este campo não poderá ser modificado.\\ Veja alguns exemplos de Tipo de Solicitação:\\ Alteração Cadastral;\\ Alteração de Vencimento;\\ Negociação de Débito;\\ Retificação de Conta;\\ Dependendo do Tipo de Solicitação selecionado, o sistema irá habilitar, ou desabilitar os campos de Município, Bairro, Área do Bairro e Divisão de Esgoto, que ficam na aba **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência|Local da Ocorrencia]]**.\\ Veja os campos que ficarão habilitados / desabilitados, dependendo do Tipo de Solicitação:\\ Caso o Tipo de Solicitação seja relativo à falta de água, então os campos de Município, Bairro, Área do Bairro, ficarão **habilitados**caso contrário, ficarão **desabilitados**.\\ Caso o Tipo de Solicitação seja relativo à área de esgoto, então o campo Divisão de Esgoto, ficará **habilitado**Caso contrário, ficará **desabilitado**.| +|Tipo da Solicitação|<columns>Campo obrigatórioCaso deseje alterar, selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**: caso já exista Ordem de Serviço para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, campo não pode ser modificado. Veja alguns exemplos de Tipo de Solicitação:\\ Alteração Cadastral;\\ Alteração de Vencimento;\\ Negociação de Débito;\\ Retificação de Conta\\ Dependendo do Tipo de Solicitação selecionado, o sistema habilita ou desabilita os campos **Município****Bairro****Área do Bairro** **Divisão de Esgoto**visualizados na aba **[[:ajuda:Atualizar Registro de Atendimento - Aba Local de Ocorrência|Local da Ocorrencia]]**.\\ Veja os campos que ficarão habilitados / desabilitados, dependendo do Tipo de Solicitação:\\ Caso o Tipo de Solicitação seja relativo à falta de água, os campos de **Município****Bairro****Área do Bairro**, ficarão **habilitados**caso contrário, ficarão **desabilitados**.\\ Caso o Tipo de Solicitação seja relativo à área de esgoto, o campo **Divisão de Esgoto**fica **habilitado**Caso contrário, fica **desabilitado**.</columns>
-|Especificação|Campo obrigatório Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ lista de Especificações será populada em função do Tipo de Solicitação selecionado no campo anterior.\\ Caso já exista Ordem de Serviço para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, então este campo não poderá ser modificado.\\ Caso este campo seja alterado, o sistema irá recalcular a Data Prevista para o atendimento.\\ O campo da Data Prevista será definido a partir da seguinte regra: Será a primeira data válida obtida a partir da Data do Atendimento mais a quantidade de dias previstos para o atendimento da Especificação do Tipo de Solicitação.| +|Especificação|<columns>Campo obrigatórioSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**:lista de Especificações será populada em função do Tipo de Solicitação selecionado no campo anterior.\\ Caso já exista Ordem de Serviço para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, este campo não pode ser modificado.\\ Caso este campo seja alterado, o sistema recalcula a Data Prevista para o atendimento.\\ O campo da **Data Prevista** será definido a partir da seguinte regra: será a primeira data válida obtida //a partir// da Data do Atendimento //mais// a quantidade de dias previstos para o atendimento da Especificação do Tipo de Solicitação. \\ Caso a Especificação exija a matrícula do imóvel, o preenchimento deste campo se torna //obrigatório//. O mesmo ocorre para os campos: **Pavimento da Rua** e **Pavimento da Calçada**. \\ Caso exista registro de atendimento aberto para o local da ocorrência com a mesma //especificação// e que não seja relativo à falta de água, o sistema exibe uma mensagem de crítica, disponibilizando para o usuário a opção de consultar os registros de atendimento pendentes para o local da ocorrência.</columns>
-|Data Prevista|A Data Prevista para o atendimento é calculada a partir da Especificação do Tipo de Solicitação, e não pode ser alterada.| +|Data Prevista|A Data Prevista para o atendimento é calculada a partir da **Especificação** do **Tipo de Solicitação**, e não pode ser alterada.| 
-|Valor Sugerido|O valor sugerido para o atendimento é calculado a partir da Especificação do Tipo de Solicitaçãoe não pode ser alterado.|+|Valor Sugerido|O valor sugerido para o atendimento é calculado a partir da **Especificação** do **Tipo de Solicitação** e não pode ser alterado.|
 |Observação|Caso seja necessário acrescentar alguma informação ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 200 (duzentos) caracteres.| |Observação|Caso seja necessário acrescentar alguma informação ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, utilize este campo, que permite a digitação de um texto de até 200 (duzentos) caracteres.|
-|Processo Adm./Jud. ?|Informe se o registro de atendimento possui indicador de processo administrativo/judicial, entre //Sim// ou //Não//.|+|Processo Adm./Jud. ?|Informe se o registro de atendimento possui indicador de processo administrativo/judicial, entre //Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: apenas usuários com permissão especial podem utilizar este campo.|
 |Número do Processo na Agência| Caso selecione //Sim// no campo acima, informe o número do processo, com até vinte dígitos.| |Número do Processo na Agência| Caso selecione //Sim// no campo acima, informe o número do processo, com até vinte dígitos.|
  
ajuda/atualizar_registro_de_atendimento.1522181891.txt.gz · Última modificação: 27/03/2018 20:18 por tadeu.sarmento