Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:cobranca:excluir_negativacao_online
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (10/09/2015 12:15) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Excluir Negativação OnLine

Esta funcionalidade tem como objetivo excluir imóveis da negativação de forma online, por cliente, exibindo também os débitos existentes.

A funcionalidade pode ser acessada no caminho: GSAN > Cobranca > Excluir Negativação OnLine.

Verifica existência de negativação para o imóvel

  • Caso o imóvel não esteja negativado, será exibida a mensagem “Não há negativação no « negativador » para este imóvel”.
  • Caso a inclusão do imóvel esteja sem retorno, ou não tenha sido aceita, será exibida a mensagem “A negativação no « negativador » para este imóvel está sem retorno ou não foi aceita. Não é possível efetuar a exclusão.”.

Verifica existência da matrícula do imóvel

  • Caso a matrícula do imóvel informada não exista, será exibida a mensagem “Matrícula do imóvel inexistente”.

Valida data da exclusão

  • Caso a Data da Exclusão seja superior à data corrente, será exibida a mensagem “Data da Exclusão não pode ser superior a « Data Corrente »”.
  • Caso a Data da Exclusão seja inferior à Data de envio da negativação, será exibida a mensagem “Data da Exclusão não pode ser inferior a « Data de envio da negativação »”.

Verifica existência do usuário

  • Caso a código do usuário (xxxxxxxxxxx) não exista no sistema, será exibida a mensagem “Usuário inexistente”.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à exclusão do imóvel da negativação, será exibida a mensagem “Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado »”.

Exclusão realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando excluir da negativação um imóvel e o mesmo já tenha sido excluído durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse imóvel foi excluído da negativação por outro usuário.”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Exclusão do imóvel « xxxxxxxxxx » efetuada com sucesso”.

Verifica Valores Equivalentes * Caso os valores sejam equivalentes, adotar a seguinte ordem de preferência: Valor de Itens da Negativação Pagos, Valor de Itens da Negativação Parcelados, Valor de Itens da Negativação Cancelados.

Selecione a empresa “Negativador”, informe o “Imóvel” e tecle “Enter”. A Identificação do imóvel será exibida no campo ao lado, e o botão  será disponibilizado.


Para expandir as informações da tela, clique nos hiperlinks “Dados do Imóvel”, Dados da Negativação“, e “Dados da Exclusão da Negativação”.

Para excluir o imóvel da negativação, marque no checkbox do campo “Cliente Negativado”,  hiperlink “Dados da Negativação” e, em seguida, clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Negativador(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente a empresa responsável pela negativação.
Imóvel(*)Campo obrigatório -  Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Motivo da Exclusão(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Data da Exclusão(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar uma data desejada.
Usuário Responsável(*)Campo obrigatório - Informe a matrícula do usuário, ou clique no botão , link Pesquisar Usuário, para selecionar o usuário desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar  neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar  neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar  neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a exclusão do imóvel selecionado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retornar a tela principal.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/cobranca/excluir_negativacao_online.1441887353.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)